Pular para o conteúdo principal

Jeová e Allah são o mesmo Deus?

Alcorão. História do Alcorão - História do mundo      

  Certo leitor questionou:

Olá, prezado leitor. Esta é uma pergunta relevante e muitos cristãos e muçulmanos tem opiniões conflitantes em relação ao assunto. Embora a resposta seja simples, faz-se necessária uma explicação da resposta para uma plena compreensão do assunto. Portanto, peço que leia este artigo até o final com detida atenção a fim de entender plenamente o que será aqui explicado.

RESPOSTA: Jeová e Allah são referências ao mesmo Deus.

Existem vários tipos de religiões. O cristianismo e o judaísmo são religiões que acreditam em Moisés como mensageiro de Deus. Os cristãos não mais estão debaixo da lei mosaica, porque entendem que os estatutos daquela lei foram substituídos pelos estatutos cristãos. Já os judeus não acreditam no caráter messiânico de Jesus. Contudo, o Deus dos judeus é o mesmo Deus dos cristãos. Tanto no judaísmo quanto no cristianismo, a referência é para o mesmo Ser Supremo – o Deus de Moisés.

Dentro do conceito de “cristãos” existem várias denominações, correntes de pensamento e até mesmo seitas. Por exemplo, católicos e protestantes acreditam na Trindade, isto é, que Deus é um ser composto de 3 pessoas distintas, porém, um só ser; os mórmons[i] não acreditam na Trindade, mas acreditam que Jesus é Jeová; as Testemunhas de Jeová não acreditam na Trindade e tampouco acreditam que Jesus é Jeová. Contudo, apesar dessas diferenças na forma de descrever a Deus, a referência é para o mesmo Ser Supremo – o Deus da Bíblia. Assim, o Deus dos católicos é o mesmo Deus das Testemunhas de Jeová.

De forma similar, os muçulmanos creem no Deus de Abraão e em Jesus Cristo como profeta legítimo de Deus, mas negam a morte e a ressurreição de Jesus na forma como o Novo Testamento nos relata. Mas tanto o judaísmo quanto o islamismo e o cristianismo são o que chamamos de religiões abraâmicas. Isto significa que o Deus dos cristãos, dos judeus e dos muçulmanos é, por referência, o Deus de Abraão – o mesmo Deus, o único Deus verdadeiro. Porém, entenda que embora a referência seja para o mesmo Deus, as descrições e os dogmas são bastante diferentes.

Referência versus descrição

Duas pessoas podem se referir à mesma coisa com descrições totalmente diferentes. Veja o seguinte exemplo. Carlos e Rafael estão em um bar assistindo a um jogo de futebol. Carlos avista um homem sentado logo adiante, aponta discretamente para ele, e diz para Rafael: “Você está vendo aquele homem lá naquela mesa? O homem de camisa branca que está bebendo uma caipirinha. . . Ele é o ex-marido da minha irmã.” Então, Rafael olha discretamente para o homem a quem Carlos se referiu, analisa a cena e responde: “Aquele homem não está de camisa branca; a camisa dele é amarela. Além disso, ele não está bebendo uma caipirinha, ele está bebendo água com limão. E o nome dele é Arnaldo, ele é o meu vizinho, não o ex-marido da tua irmã.”

Esse exemplo mostra que, embora a referência seja a mesma (i.e., o homem sentado à mesa), as descrições são absolutamente diferentes. De forma similar, a religião islâmica, a religião cristã e a religião judaica descrevem Deus com características, ações e conceitos bastante diferentes, mas a referência de cada religião é o mesmo Deus – o Deus de Abraão. Assim, Jeová e Allah são referências ao mesmo Deus, mas não são descritos da mesma forma na Bíblia e no Alcorão, assim como Jeová não é descrito pelas Testemunhas de Jeová e pelos católicos da mesma forma; ainda assim, a referência é o mesmo Deus.

É diferente no caso de religiões como o hinduísmo. Os deuses do hinduísmo não têm nem a mesma descrição, nem a mesma referência ao Deus das Escrituras Gregas Cristãs, da Torá, ou do Alcorão.

Entenda que neste artigo não é tratado sobre qual descrição de Deus é a verdadeira. É logicamente inconsistente afirmar que todas as descrições do Deus de Abraão estão corretas. Evidentemente, os cristãos acreditam na forma como a Bíblia descreve a Deus, e os muçulmanos acreditam na forma como o Alcorão descreve Deus. Tais descrições são incompatíveis. Mas neste artigo não é tratado sobre qual dessas formas é correta e quais são erradas.



[i] Como são conhecidos os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

O Faraó do Egito teve relações sexuais com a esposa de Abraão?

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?