Recebi um e-mail de um leitor deste site e seguidor do canal O Apologista da Verdade no YouTube. A seguir, cito suas palavras na íntegra.[1]
Olá querido irmão, me chamo Kevin e sou uma Testemunha de Jeová batizada, pioneiro regular e servo ministerial; atualmente adotando aos poucos o termo “caraíta”. Já faz um tempo que acompanho seus conteúdos através do YouTube e o seu site e gostaria de parabenizá-lo pela coragem em estudar os assuntos com dedicação e sinceridade a fim de defender as verdades bíblicas! O que você diz é o que muitos querem dizer, inclusive eu, mas somos coagidos pelo medo imposto pelo Corpo Governante (CG). Então, agradeço-lhe por sua coragem e exemplo.
Tenho observado o crescente número de pessoas que estão compartilhando do mesmo pensamento que o seu. Há muito tempo tenho observado coisas que têm me causado incômodo; irei listar algumas:
1. O destaque cada vez mais crescente que os membros atuais do CG possuem;
2. O autoritarismo presente em sua forma de conduzir a organização. Ao fazer o curso de pioneiros, por exemplo, a cada sessão o instrutor da classe (por instruções a ele impostas) reafirma que nós somos completamente dependentes do CG para entender às verdades bíblicas (no livro: “Realize plenamente o seu ministério”, utilizado pelos pioneiros durante o curso, há uma sessão onde existem perguntas nesse sentido);
3. A autoridade suprema que o livro “Pastoreiem o Rebanho de Deus” tem para os anciãos. (95% das regras ali presentes possuem precária ou nenhuma base bíblica, e essa base precária é super mal interpretada ou usada fora de contexto);
4. Recentemente, os anciãos da minha congregação realizaram o curso para anciãos, eles foram incentivados a “acatar toda e qualquer orientação do escravo”;
5. A maneira como esse ensino (escutar, acatar e não questionar) tem sido passado de maneira forçada e sutil nas reuniões, cursos de pioneiros, cursos de anciãos, dentre outras formas;
6. Os assuntos das reuniões, cada vez mais infantilizados e superficiais;
7. O uso exagerado do logotipo organizacional JW.ORG, uma idolatria à organização, ao logotipo, que é um reflexo de uma má administração. A nossa lealdade e adoração nunca é somente a Jeová, sempre é “a Jeová e à sua organização”.
Esses foram alguns pontos, mas são ainda há outros. Eu amo a Jeová, mas infelizmente a ferramenta organizacional outrora usada por Ele, e que tanto me ajudou e me livrou de muitas coisas prejudiciais, atualmente está sendo dirigida por autocratas que não se permitem serem questionados, teimosos, orgulhosos e hereges.
Estou me empenhando em estudar ainda mais a Bíblia. Quero estudar assuntos profundos e me permitir consultar ótimos materiais de pesquisa, fora da ótica estereotipada da atual liderança da organização.
Estou focado em melhorar a minha espiritualidade e o meu relacionamento com o Deus Todo-Poderoso Jeová!
Eu reconheço que a organização precisa urgentemente de uma REFORMA, pois está sendo mal usada a forma tão disseminada de pensar: “Devemos confiar em Jeová”! Os irmãos estão cada vez menos pensantes, a grande maioria não se esforça para ao menos entender no que acredita.
Tendo em vista o que está acontecendo, gostaria de saber: Qual a sua sugestão para prosseguirmos? Acha que se criarmos um grupo onde todos os que possuem o mesmo pensamento se unissem e colocassem os assuntos sobre a mesa iria ajudar? Qual a sua sugestão para nós que estamos presenciando isso e não queremos compactuar com os erros? Enviar cartas em massa para Betel?
Meu irmão, do jeito que está não pode continuar, faz muito tempo que irmãos sofrem com isso e atualmente a situação está pior: problemas psicológicos em massa, depressão, ansiedade, pânico.
Na minha congregação a maioria, se não todos, possui em algum grau problemas psicológicos ou emocionais, incluindo eu.
Reconheço que é um problema global devido à situação do mundo, mas entre o povo de Jeová o quadro é pior!
Agradeço por ler até aqui, eu oro para que Jeová abençoe o que tiver que ser feito para que a situação melhore, pode ser que essa REFORMA leve anos, mas aos poucos com as bençãos de Jeová será feita.
RESPOSTA:
Prezado Kevin,
Sem dúvidas, os pontos que você mencionou nesta carta
estão preocupando a muitos irmãos, principalmente aqueles que têm sido servos
de Jeová desde as décadas de 1990-2010. Estes, dentre os quais eu me incluo,
notaram o salto que o Corpo Governante deu em poder, autoglorificação e
autoridade. As últimas reuniões anuais consistem de plena autoglorificação do Corpo Governante.
Isso ocorre porque Satanás infiltrou seus ministros no povo de Jeová. (2 Coríntios 11:14, 15) Estes ministros do Diabo parecem ser servos de Deus, pois se disfarçam de “ministros da justiça”, assim como o Diabo se disfarça de “anjo de luz”.
Uma coisa que podemos fazer é orar incessantemente. (1 Tessalonicenses 5:17) Devemos fazer um jejum organizado em conjunto também. Em nossas orações, não devemos focar exclusivamente em implorar para que Jeová conserte os outros, mas para que Jeová conserte a nós mesmos enquanto indivíduos. Não foquemos, em nossas orações, em acusar os outros, mas em pedir perdão a Jeová por termos apoiado o erro do Corpo Governante, afinal, todos nós portamos certa parcela de culpa. Devemos pedir coragem a Jeová para que consigamos ver o que Ele espera que façamos. Oremos, não apenas para que Jeová nos ouça, mas principalmente para que consigamos ouvir a Jeová.
Acredito que uma enxurrada de cartas a Betel, talvez umas 5 mil cartas, onde os irmãos apresentam um ultimato, solicitando a desassociação do Corpo Governante e dos autores da carta contra o uso de barba – onde os autores promoveram seita, poderá surtir efeito. Não mudará tudo, mas dará um susto grande em Betel e principalmente no autoconfiante Corpo Governante, e isso poderá levá-los a se tornarem mais autoritários ainda, o que talvez acorde muitos irmãos. Nós temos que ter um volume de 5 mil cartas enviadas por algumas vezes. Dando no mínimo 3 avisos aos membros de Betel. Depois disso, se o problema não for consertado, a solução será nos separarmos dessa organização assim como fizeram os irmãos na Romênia em 1962. Isso está em harmonia com as palavras de Paulo em Romanos 16:17, 18.
Até conseguirmos este volume de cartas, podemos vir a público e mostrar que somos Testemunhas de Jeová Caraítas e por que rejeitamos o Corpo Governante.
[1] O texto foi corrigido para se adequar às normas gramaticais.
Comentários
Não foi dito em momento algum que o Henrique Dias "vivia no mundo". Sugiro que não haja como as pessoas que você critica. Segundo o comentário do Henrique, ele mesmo testemunhou para nós que 'mantém sua conduta cristã'. Portanto, peça perdão por seu deboche irônico ou será banido.