Um leitor escreveu:
Gostaria de
saber sobre o caso da filha de Jefté. A nova versão da bíblia dos tj [Testemunhas
de Jeová] diz que ela foi servir ao templo, mas na versão antiga diz que ela
foi sacrificada, e no site em inglês jw a King James também diz que ela foi
sacrificada. Mas nas publicações do jw diz que ela foi servir ao
templo!
No tempo dos
juízes a bíblia diz que eles faziam o que eles queriam e não o que Jeová
queria.
Então, eis
a pergunta: por que nas publicações [das Testemunhas de Jeová] diz que a filha
foi servir ao templo, sendo que a bíblia diz que ela foi sacrificada?
Por favor,
me responda; desde já agradeço!!
Resposta:
Vejamos como as
duas traduções da Bíblia citadas pelo leitor acima traduzem Juízes 11:30, 31:
“Então Jefté fez um voto a Jeová, dizendo: ‘Se
entregares os amonitas nas minhas mãos, então aquele que sair da porta da minha
casa ao meu encontro, quando eu voltar em paz da guerra contra os amonitas, se
tornará de Jeová, e eu o oferecerei como oferta queimada.’” – Tradução
do Novo Mundo Revisada 2015.
“Jefté fez então um voto a Jeová e disse: ‘Se tu,
sem falta, me entregares os filhos de Amom na mão, 31 então
terá de dar-se que aquele que sair, quem sair da porta da minha casa ao meu
encontro, quando eu voltar em paz dos filhos de Amom, terá de tornar-se então
de Jeová, e eu terei de oferecer a tal como oferta queimada.’” – Tradução
do Novo Mundo Com Referências 1986.
Portanto, as duas
traduções dizem a mesma coisa. Sobre o voto de Jefté, precisamos ter em mente
que o sacrifício de crianças era expressamente proibido na
Lei mosaica, conforme se observa nos textos abaixo:
“Não permita que um
dos seus descendentes seja oferecido a Moloque. Não profane assim o nome do seu
Deus. Eu sou Jeová.” – Levítico 18:21.
“Você deve dizer
aos israelitas: ‘Qualquer homem de Israel ou qualquer estrangeiro que mora em
Israel que der um dos seus descendentes a Moloque sem falta deve ser morto. O
povo da terra deve apedrejá-lo até a morte. Eu mesmo me voltarei contra
esse homem, e vou eliminá-lo dentre seu povo, porque ele deu um dos seus
descendentes a Moloque, profanou meu lugar santo e profanou meu santo nome.’” –
Levítico 20:2, 3.
“Não façam essas
coisas a Jeová, seu Deus, pois as nações fazem pelos seus deuses tudo o que é
detestável para Jeová, o que ele odeia; até mesmo queimam seus filhos e suas
filhas no fogo para os seus deuses.” – Deuteronômio 12:31.
“Quando você tiver
entrado na terra que Jeová, seu Deus, lhe dá, não aprenda a imitar as práticas
detestáveis destas nações. Não se deve encontrar em seu meio alguém que queime
seu filho ou sua filha no fogo, ou que use de adivinhação, ou que pratique
magia, ou que procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda
outros com encantamento, ou que consulte quem invoca espíritos, ou um adivinho,
ou alguém que consulte os mortos. Pois quem faz essas coisas é detestável
para Jeová, e é por causa dessas práticas detestáveis que Jeová, seu Deus,
expulsa estas nações de diante de você.” – Deuteronômio 18:9-12.
Outro fator a se
levar em consideração é que nenhum pai tinha autoridade para matar seu
filho, mesmo se este estivesse em falta. Em vez disso, deveria entregá-lo ao
sistema judicial estabelecido pela Lei mosaica, composto pelos anciãos locais,
que aplicariam a punição necessária. Sobre isso, lemos em Deuteronômio 21:18-21: “Se um homem tiver um
filho obstinado e rebelde, que não obedece ao seu pai nem à sua mãe, e eles
tentaram corrigi-lo, mas ele se recusa a ouvi-los, seu pai e sua mãe devem
pegá-lo e levá-lo para fora aos anciãos, no portão da cidade, e dizer aos
anciãos da cidade: ‘Este nosso filho é obstinado e rebelde; ele se recusa a nos
obedecer. É glutão e beberrão.’ Então todos os homens da cidade devem
apedrejá-lo até a morte. Assim, elimine o mal do seu meio; e todo o Israel
ouvirá a respeito disso e ficará com medo.”
Jefté era um
homem temente a Deus, e foi lembrado como homem fiel, conforme podemos
depreender dos textos bíblicos abaixo:
“O espírito de Jeová veio sobre Jefté.” –Juízes 11:29.
“Então Jeová enviou Jerubaal, Bedã, Jefté
e Samuel, e livrou vocês das mãos dos inimigos em todo o redor, para que vocês
pudessem viver em segurança.” – 1 Samuel 12:11.
“E o que mais direi? Pois me faltaria tempo
se eu falasse também sobre Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, bem
como Samuel e os outros profetas.” – Hebreus 11:32.
Como
podemos entender o voto de Jefté?
A obra Estudo
Perspicaz das Escrituras (volume 2, pp. 26-27, verbete “Jefté”, publicada
pelas Testemunhas de Jeová) teceu o seguinte comentário:
Pensava Jefté num sacrifício humano, quando votou
apresentar como oferta queimada
o primeiro que saísse da sua casa?
[…]
Como, então, ‘tornar-se-ia de Jeová’ a pessoa que
saísse ao encontro de Jefté para congratulá-lo por sua vitória, e seria
oferecida como “oferta queimada”? — Jz 11:31.
Era possível devotar pessoas ao serviço exclusivo
de Jeová relacionado com o santuário.
Era um direito que os pais podiam exercer. Samuel foi uma de tais pessoas,
prometido ao serviço no tabernáculo por um voto de Ana, sua mãe, antes de ele
nascer. Este voto foi aprovado pelo marido dela, Elcana. Logo que Samuel foi
desmamado, Ana o ofereceu no santuário. Junto com ele, Ana trouxe um sacrifício
animal. (1Sa 1:11, 22-28; 2:11) […]
Era um verdadeiro sacrifício da parte tanto de
Jefté como da sua filha, pois ele não possuía outros filhos. (Jz 11:34) Assim, não haveria descendente para
perpetuar seu nome e sua herança em Israel. A filha de Jefté era sua única
esperança neste sentido. Ela chorou, não porque tivesse de morrer, mas pela
sua “virgindade”, pois todo homem e toda mulher israelita desejava ter
filhos e manter vivos o nome e a herança da família. (Jz 11:37, 38) A
esterilidade era uma calamidade. Mas a filha de Jefté “nunca teve relações
sexuais com qualquer homem”. Se estas palavras se aplicassem apenas à época
anterior ao cumprimento do voto, teriam sido supérfluas, pois se diz
especificamente que ela era virgem. Que a declaração se refere ao cumprimento
do voto é indicado por vir depois da expressão: “Ele cumpriu seu voto que
fizera referente a ela.” Na realidade, o registro indica que também depois
de o voto ser cumprido, ela manteve sua virgindade. — Jz 11:39; veja as
traduções de Al; ALA; BV; NM.
Ademais, a filha de Jefté recebia visitas “de ano em ano” de suas companheiras, para ‘elogiá-la’. (Jz 11:40) – Negrito acrescentado nos parágrafos.
De modo similar ao comentário da obra acima, temos as considerações do Professor de Teologia Leonardo Dâmaso, que declarou:
[…] seria
estranho um pecado grave como o sacrifício humano, condenado pela Escritura,
acontecer naquela época, uma vez que Juízes 11 está em um contexto de reforma
espiritual. Israel, incluindo Jefté, tinha se arrependido e voltado para os
caminhos do Senhor, após muitos desvios para adorar outros deuses (Juízes
2.11-13; 3.5-7, 12, 15; 4.1; 6.1; 10.6…).
[…]
No Antigo
Testamento, sempre que o Espírito capacitava e/ou direcionava alguém para
cumprir uma tarefa importante, como foi com Gideão (Juízes 6.25-40), Sansão
(Juízes 14.1-7; 10-20; 15.14-20), entre outros, não significa que eles não pecavam, mas que não pecavam “durante” ou ”no” serviço a Deus. Também é pouco provável que
Israel seguisse a Jefté como um líder se ele tivesse desobedecido a Escritura
de forma tão notória, sacrificando inexoravelmente sua filha.
[…]
Mesmo
se o voto de Jefté tivesse sido imprudente, Levítico 5.4-5 lhe oferecia a
possibilidade de se arrepender, e Levítico 27 a possibilidade de redimir sua
filha mediante o pagamento de um resgate.
Jefté não
recorreu a essas alternativas porque não pensou em tirar a vida de sua única
filha.
[…]
Jefté é bem lembrado em vez de ser tido
como um exemplo negativo na Escritura.
Ele governou Israel por seis anos. 1 Samuel 12.11 menciona Jefté como um dos juízes que livrou Israel de seus inimigos. Samuel não teria endossado Jefté se ele tivesse sacrificado a própria filha. Mais importante ainda, Hebreus 11.32 menciona Jefté como um herói da fé em vez de um exemplo adverso.
[…] a palavra “holocausto” olah (עלה), no hebraico, nem sempre denota “sacrifício”.
Esta palavra também
traz a ideia, dependendo do contexto em que está inserida, de “completa dedicação”.
Neste caso, o versículo 31 pode ser traduzido assim: quem sair da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu
retornar da vitória sobre os amonitas, “será do SENHOR. E eu o oferecerei para
se dedicar completamente a Ele.
[…]
A palavra hebraica לְתַנּ֕וֹת [tanah] foi traduzida ambiguamente por “lamentar” pela a ARC [Almeida Revista e Corrigida] e Almeida Século 21, que destoa completamente do seu verdadeiro significado. לְתַנּ֕וֹת [tanah] não é traduzida com o sentido de “pranto” em nenhum outro lugar na Bíblia. Em vez disso, essa palavra significa “celebrar” (conforme traduziu a NVI [Nova Versão Internacional] , a Bíblia de Jerusalém e a American Standard Version) ou “comemorar” (conforme traduziu a New American Standard Bible e a Holman Christian Standard Bible).
As filhas de Israel, com efeito, não lamentaram a morte da filha de Jefté; pelo contrário, elas festejaram e enalteceram sua decisão de viver para servir a Deus, a qual envolvia devoção total.[1]
No tempo dos juízes as
pessoas faziam o que bem entendessem?
Quanto à afirmação do
leitor acima, de que “no tempo dos juízes a bíblia diz que eles
faziam o que eles queriam e não o que Jeová queria”, temos o seguinte
comentário da obra Estudo Perspicaz das Escrituras:
Faz-se o seguinte comentário sobre esse período geral dos juízes: “Naqueles dias não havia rei em Israel. No que se referia a cada um, fazia o que era direito aos seus próprios olhos.” (Jz 17:6; 21:25) Isto não quer dizer que não houvesse restrição judicial alguma. Toda cidade tinha juízes, anciãos, para tratar de questões e problemas legais, e para executar a justiça. (De 16:18-20; veja TRIBUNAL DE JUSTIÇA.) O sacerdócio levítico funcionava como força orientadora superior, instruindo o povo na lei de Deus, sendo que o sumo sacerdote possuía o Urim e o Tumim para por meio deles consultar a Deus no caso de assuntos difíceis. (Veja SACERDOTE; SUMO SACERDOTE; URIM E TUMIM.) Portanto, a pessoa que se aproveitava de tais provisões, que adquiria conhecimento da lei de Deus e a aplicava, possuía um sólido guia para sua consciência. Fazer ela “o que era direito aos seus próprios olhos”, nesse caso não resultava em mal. Jeová permitiu que o povo manifestasse uma atitude e um proceder quer disposto, quer de má vontade. Não havia nenhum monarca humano sobre a nação, supervisionando o trabalho dos juízes das cidades ou ordenando os cidadãos a empenhar-se em projetos específicos, ou organizando-os para defender a nação. (Veja Jz 5:1-18.) Portanto, as más condições que se desenvolveram eram atribuíveis à relutância por parte da maioria em acatar a palavra e a lei de seu Rei celestial, e em aproveitar-se de Suas provisões. — Jz 2:11-23. (Volume 2, pp. 812-813, verbete “Reino de Deus”, Negrito acrescentado.)
O clérigo
anglicano e professor de estudos bíblicos E. W. Bullinger era da opinião
de que o vau, comumente traduzido por “e” na declaração de Jefté “se tornará de Jeová, e eu
o oferecerei como oferta queimada”, é frequentemente usado como disjuntivo e, portanto, deveria ter sido traduzido como “OU” em
vez de “E”. Assim, de acordo com o eminente erudito, o texto de Juízes 11:31
deveria rezar: “Se tornará de Jeová, ou eu o oferecerei como oferta
queimada”.
Os textos
abaixo são citados, além de outros, como exemplos do vau disjuntivo:
“Faraó disse mais a José: ‘Eu sou Faraó, mas
sem a sua autorização ninguém poderá fazer absolutamente nada [nota: “Lit.:
‘erguer a mão ou o pé’”] em
toda a terra do Egito.” – Gênesis 41:44.
“Quem agredir seu pai ou sua mãe será
morto. – Êxodo 21:15.
“Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe
será morto.” – Êxodo 21:17.
“Isto é o que deve acontecer quando dois
homens brigam, e um fere o outro com uma pedra ou com o punho, e este
não morre, mas fica de cama.” – Êxodo 21:18.
“Ó Soberano Senhor Jeová, tu começaste a
mostrar ao teu servo a tua grandeza e o teu poderoso braço, pois que deus há
nos céus ou na terra que realize atos poderosos como tu?” – Deuteronômio
3:24.
“Que a culpa de sangue recaia sobre a cabeça
de Joabe e sobre toda a casa de seu pai. Que nunca falte na casa de Joabe homem
que tenha um corrimento, ou leproso, ou homem que trabalhe numa
roda de fiar, ou alguém que seja morto à espada, ou alguém que
passe fome!” – 2 Samuel 3:29.
“Por volta do meio-dia, Elias começou a
zombar deles e a dizer: ‘Gritem o mais que puderem! Afinal, ele é um deus!
Talvez ele esteja entretido em seus pensamentos ou tenha ido fazer
necessidades. Ou talvez esteja dormindo e alguém precisa acordá-lo!” – 1
Reis 18:27.
Independente dessa análise linguística, o
inteiro contexto da Bíblia mostra que Jefté não ofereceu sua filha em sacrifício.
Nota:
[1] DÂMASO, Leonardo. 8 Fatos que Provam que Jefté não Sacrificou sua Filha. Reformados 21. 14 jul 2018, às 19:22. Disponível em: <https://reformados21.com.br/2018/07/14/8-fatos-que-provam-que-jefte-nao-sacrificou-sua-filha/>.
Referências:
Clarke, Adam. Commentary
on Judges. Disponível em: <https://www.studylight.org/commentaries/acc/judges-11.html. 1832>.
David Murray em Jephthah’s
Perfect Vow. Disponível em: <http://headhearthand.org/blog/2014/02/24/jephthahs-perfect-vow/>.
Jamieson, Robert, D.D;
Fausset, A. R.; Brown, David. Commentary on Judges in Commentary Critical
and Explanatory on the Whole Bible – Unabridged. Disponível em: <https://www.studylight.org/commentaries/jfu/judges-11.html.
1871-8>.
Jefté na verdade sacrificou
sua filha? Uma análise de Juízes 11:31. Verdades Bíblicas. Disponível em:
<http://www.jba.gr/Portuguese/Jeft%C3%A9-na-verdade-sacrificou-sua-filha-Uma-an%C3%A1lise-de-Ju%C3%ADzes-11-31.htm>.
Jefté não imolou sua filha
(Jz 11). Cacp Ministério Apologético. Disponível em: <http://www.cacp.org.br/jefte-nao-imolou-sua-filha-jz-11/>.
Santos, Vagner. Por Alan Rennê. Teria Jefté Sacrificado A
Própria Filha? Igreja Presbiteriana Filadélfia de Franca. 13/07/2021.
Disponível em: <https://filadelfiafranca.com.br/teria-jefte-sacrificado-a-propria-filha/>.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de
Jeová.
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