Fonte: jw.org
O artigo “Estudo sobre Pneumatologia – Parte 3” comentou o seguinte a respeito da expressão “espírito mau”:
“Espírito mau”, nessa
acepção, significa um sentimento negativo, uma disposição ruim ou maldosa,
acompanhada de pensamentos correspondentes ou em resultado deles – algo
permitido por Deus devido ao afastamento Dele (Juízes 9:23), ou em resultado da
retirada de Seu espírito santo. (1 Samuel 16:23) No caso do Rei Saul, essa
disposição negativa foi referida como “espírito mau da parte de Deus” em função
de tal sentimento ruim ser resultado da retirada do espírito santo por parte de
Deus. (1 Samuel 16:14-16; 18:10; 19:9). – Negrito acrescentado.
Os textos citados acima mostram
exatamente o explicado acima:
“Então Deus permitiu que
surgisse hostilidade [“Lit.:
‘enviou um espírito mau’”, nota] entre Abimeleque e os líderes de
Siquém, e eles agiram traiçoeiramente com Abimeleque.” – Juízes 9:23.
“Quando um espírito mau da parte
de Deus vinha sobre Saul, Davi pegava a harpa e tocava; então Saul sentia
alívio e melhorava, e o espírito mau se retirava dele.” – 1 Samuel 16:23.
Como o artigo mostrou,
No caso do Rei Saul, essa
disposição negativa foi referida como “espírito mau da parte de Deus” em função
de tal sentimento ruim ser resultado da retirada do espírito santo por parte de
Deus.
Isto é comprovado pelos textos
citados no artigo e transcritos abaixo:
“O espírito de Jeová tinha se
retirado de Saul, e um espírito mau da parte de Jeová passou a aterrorizá-lo. Os
servos de Saul lhe disseram: “Um espírito mau da parte de Deus está
aterrorizando o senhor. Por favor, ordene aos seus servos que estão aqui que
procurem um homem perito em tocar harpa. Quando um espírito mau da parte de
Deus vier sobre o senhor, ele tocará, e o senhor se sentirá melhor.” – 1 Samuel
16:14-16.
“No dia seguinte, um espírito
mau da parte de Deus tomou conta de Saul, e ele começou a agir de modo estranho
em sua casa, enquanto Davi tocava harpa como de costume. Saul tinha uma
lança na mão.” – 1 Samuel 18:10.
Sobre a explicação acima, um
leitor comentou o seguinte:
Então o espírito mau no caso
especifico de Saul não era um demônio? O literalmente “vento ruim” que veio
sobre ele causando sua loucura era algum tipo de mal estar mental?
Ajuda a deixar os textos mais
claro essa visão...
Resposta:
De fato. Esse conceito é apoiado
pela revista “A Sentinela” (15 de março de 2005, p. 23), que comenta o seguinte
sobre 1 Samuel 16:14:
Que espírito mau aterrorizou a Saul? O espírito mau que tirou a paz mental de Saul foi a inclinação má de sua mente e de seu coração — seu impulso íntimo para fazer o errado. Quando Jeová retirou Seu espírito santo, Saul perdeu a proteção e foi dominado por seu próprio espírito mau. Visto que Deus permitiu que esse espírito mau substituísse o espírito santo, ele é chamado de 'um espírito mau da parte de Jeová'.
A Bíblia de Jerusalém contém
a seguinte nota de rodapé a respeito de 1 Samuel 16:4, na qual reconhece a
natureza impessoal do referido “espírito mau”:
Havendo o espírito de Iahweh
(cf. Jz 3,10+) abandonado Saul (15,23), este é “possuído” por mau espírito. Diz-se
que ele vem de Iahweh e será chamado “espírito mau de Deus” (vv. 15 e 16; cf.
18,10; 19,9), porque o israelita atribui tudo a Deus como à causa primeira. (Comparar
o espírito de discórdia, Jz 9,23, o espírito de mentira, 1Rs 22,
19-23, o espírito de vertigem, Is 19,14, o espírito de torpor, Is
29,10). – Negrito acrescentado.
Na mesma esteira, Israel Silva,
estudioso de hebraico bíblico[1], teceu
o seguinte comentário sobre a expressão “espírito mau”:
Um erro muito comum entre os tradutores da bíblia é não olhar para todos os significados que uma
palavra possui. Geralmente escolhem aqueles que são mais frequentes. Só que
isso pode resultar em traduções desastrosas, pois o Hebraico tem menos
palavras do que o Português, e isso faz com que a mesma palavra possa variar de significados,
dependendo do contexto.
Pois bem, aqui
nós temos no início do verso as palavras, “ruach Yehovah”, que
literalmente significam “Espírito de Jeová”,
ou “Espírito do Senhor”.
[…]
TRADUZINDO RUACH
Ocorre
que a palavra “ruach” não significa apenas “espírito”.
Ela também significa “deleite” ou “alegria”,
e de acordo com o contexto, era assim que
deveria ter sido traduzida. Vamos provar isso! Assim, os termos “ruach
Yehovah” assumem o significado de “alegria
do Senhor”.
A
próxima palavra do verso é o verbo סָרָה ”Sarah”, [tempo verbal aqui é o
QATAL, que funciona como o passado no Português] que significa “Deixou”.
Depois vem duas preposições מֵעִם ”me’im” que combinadas com o
nome de שָׁאוּל Shaul [o mesmo nome do
Apóstolo Paulo] Saul, que vem logo após, vão significar “de estar
com Saul”.
Reunindo a nossa tradução, feita até este ponto, temos, “E a alegria do Senhor deixou de estar com Saul”.
RUACH RAAH – ESPÍRITO MAU?
[…]
Ruach raah” significa “espírito mau” literalmente falando […]. Mas como já estamos com um “espírito”
de entendimento, sabemos que não se pode isolar as palavras de seu contexto, e
nesse contexto a melhor tradução seria “um mau humor”, porque → “ruach” também
significa ”humor”.[2]
Diversos comentaristas
bíblicos apresentam o mesmo entendimento
Comentário de Thomas Coke:
1 Samuel 16:14 . O
Espírito do Senhor se afastou de Saul – ou,
como a palavra poderia ter sido proferida, se
afastou de Saul. Mas que espírito? Não o espírito profético que ele
recebeu de acordo com a previsão de Samuel, que cessou instantaneamente quando
sua profecia terminou: não o espírito para torná-lo incapaz de transgredir; por
isso ele nunca teve e, portanto, nunca poderia perdê-lo. Não: Deus não estava
mais com ele, para prosperar e guiá-lo; mas deixou-o, como efeito de sua
desobediência, àquele espírito maligno, melancólico, ciumento, invejoso,
malicioso e assassino, que depois o possuía, e parece nunca o ter deixado
totalmente. E esse espírito
maligno de ciúme, ódio e crueldade, na natureza das coisas, banirá
o espírito de uma mente sã, moderação, equidade e toda virtude principesca,
introduzirá uma melancolia quase perpétua e disporá aqueles que estão sob a
influência infeliz disso, aos excessos mais injustificáveis e criminais. –
Negrito (com exceção do início) acrescentado.
Comentário de Adam Clarke:
Deus enviou um espírito maligno –
Ele permitiu que ocorressem ciúmes que produzissem facções; e essas facções
produziram insurreições, contendas civis e matança.
Comentário Bíblico Católico
de George Haydock[3]:
Espírito. Deus permitiu que o
espírito de discórdia surgisse, como um carrasco, (Calmet) para punir os
pecados do governante e de seus súditos.
Comentário Crítico e
Explicativo de toda a Bíblia[4]:
Então Deus
enviou um espírito maligno entre Abimelech e os homens de Siquém - ie: no curso da Providência, ciúme, desconfiança,
descontentamento secreto e sufocados a rebelião apareceu entre seus súditos,
decepcionada e enojada com sua tirania; e Deus permitiu que esses distúrbios
punissem os complicados crimes do fratricídio real e do usurpador idólatra.
Portanto, parece coerente entender que o referido “espírito mau” seja uma referência a algo impessoal – a “um sentimento negativo, uma disposição ruim ou maldosa, acompanhada de pensamentos correspondentes ou em resultado deles”, conforme explanado no artigo “Estudo sobre Pneumatologia – Parte 3” .
Notas:
[1] Cursou hebraico bíblico, geografia bíblica, Novo Testamento, e estudos do Apocalipse; é especialista em estudos da Bíblia, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies. Autor do livro Gênesis, o Livro dos Patriarcas.
[2] SILVA, Israel. Saul e o espírito maligno da parte do Senhor – 1º Samuel 16:14. Brasilgospel. Disponível em: <https://brasilgospel.club/hebraico/espirito-maligno-1-samuel-16-14/>.
[3] George Leo Haydock (1774-1849) era padre e estudioso da Bíblia. Produziu uma edição da Bíblia Douay com comentários estendidos, originalmente publicada em 1811, que se tornou a Bíblia católica inglesa mais popular do século 19 em ambos os lados do Atlântico. Ela ainda é considerada valiosas por seu valor apologético. (StudyLight.org. Bible Commentaries. George Haydock's Catholic Bible Commentary. Disponível em: <https://www.studylight.org/commentaries/eng/hcc.html>.
[4] Comentário Bíblico crítico e explicativo de toda a Bíblia. Publicada em 1878, esta é a versão integral de Jamieson, Fausset, e Brown's Commentary. Esta versão inclui as palavras grega e hebraica, juntamente com o dobro do conteúdo da versão resumida. BÍBLIA PLUS. Comentários Bíblicos. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/1/comentario-critico-e-explicativo-de-toda-a-biblia>.
Referências:
Estudo de Juízes 9:23 – Comentado e Explicado. Bibliaco. 12 mar 2020. Disponível em: <https://versiculoscomentados.com.br/index.php/estudo-de-juizes-9-23-comentado-e-explicado/>.
Estudo de 1 Samuel 16:14 – Comentado e Explicado. Bibliaco.
13 mar de 2020. Disponível em: <https://versiculoscomentados.com.br/index.php/estudo-de-1-samuel-16-14-comentado-e-explicado/>.
Juízes 9:23. Bíblia Plus. Comentários Bíblicos. Comentário
Bíblico Católico de George Haydock. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/104/comentario-biblico-catolico-de-george-haydock/juizes/9/23>.
______. Bíblia Plus. Comentários Bíblicos. Comentário
Bíblico de Adam Clarke. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/7/comentario-biblico-de-adam-clarke/juizes/9/23>.
______. Bíblia Plus. Comentários Bíblicos. Comentário
Crítico e Explicativo de toda a Bíblia. Disponível em: <https://www.bibliaplus.org/pt/commentaries/1/comentario-critico-e-explicativo-de-toda-a-biblia/juizes/9/23>.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.
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