Etimologicamente, a palavra
“primogênito” tem o sentido de “primeiro nascido”. Está sempre ligada a
nascimento, a ter um começo. Um site de
etimologia (estudo da origem das palavras) explicou: “Esta palavra latina vem
de uma fonte Indo-Europeia [o idioma grego] gen- ou gnê-,
‘gerar, engendrar, fazer nascer’.” O referido site passou a mostrar que os termos cognatos estão ligados a origem
e a princípio, ou começo. Observe as palavras relacionadas:
GÊNESE – o começo de tudo.
Pelo menos na Bíblia. Em Grego, genesis queria
dizer “criação, força produtiva, origem”, de genos, “nascimento, família, raça”, da raiz Indo-Europeia acima
citada.
GENITOR – em Latim, genitor
e genitrix queriam dizer “pai” e
“mãe”, ou seja, “aqueles que geram”.
A progenitura é
a “geração, a descendência”. É interessante observar que hoje em
dia progenitor se usa para
os pais, quando na origem designava avós ou antepassados mais distantes. Era
formada por pro-, “à frente,
antes”, mais genitor.
PRIMOGÊNITO – de primus, “primeiro, o que veio antes de todos”,
mais genitus, “nascido, gerado”.
GENITAL – do Latim genitalis, “relativo à geração”. Aplicou-se aos órgãos reprodutivos em
geral.
GENITIVO – esta palavra quase só é conhecida
de quem estuda Latim ou outros idiomas com declinações, como o Alemão. Em
Gramática, quer dizer “o que marca a origem”.
GENTE – vem do Latim gens, “raça, clã, família em sentido amplo, família nobre”. O
sentido mudou e agora ela designa “número indeterminado de pessoas, pessoas com
interesses semelhantes”.
GERME, GERMINAR – do Latim germen, derivado de gen-men, “broto,
crescimento, descendência”. Em Latim, germinanus, “o que é da mesma descendência, irmão”, passou a germanus. Em Português, “germano” se usa para designar os irmãos que têm o
mesmo pai e a mesma mãe. Também porta o significado de “puro, verdadeiro, sem
mistura”. Em Espanhol passou a hermano, “irmão”.
Note-se bem que esta palavra nada tem a ver com sua homófona e
homógrafa germano, usado como sinônimo
de “alemão”. Esta foi usada primeiramente por Júlio César ao descrever suas
andanças pela Gália, talvez em referência a uma tribo específica que encontrou
pelo caminho. Provavelmente tem origem céltica, querendo dizer
“barulhento”.
GÊNERO – do Latim genus, “raça, extração”.
DEGENERAR – “corromper-se, perder as
qualidades essenciais”, do genus acima
citado.
GENEROSO – originalmente “de bom nascimento,
de família nobre”, fixou o sentido no aspecto de “aquele que reparte com
largueza”, o que devia acontecer bastante.
REGENERAR – de regenerare, formado por re, “de novo, outra vez”, mais generare, “gerar”,
queria dizer “fazer viver novamente”. Uma pessoa que regenera seus hábitos e
deixa de lado uma carreira criminosa ou o uso de drogas é como se tivesse
nascido de novo.
GÊNIO – de genius. Tratava-se, segundo os romanos, de uma divindade particular de
cada pessoa, nascida com ela, que sobre ela velava e que com ela desaparecia.
[…] Ao gênio individual se atribuíam certas capacidades proféticas. Lá pelo
século XVII o adjetivo genial passou a ter o
significado de “talento ou inteligência inatos”. [Lembrando que “inato” refere-se
a algo que pertence ao ser desde o seu nascimento.]
ENGENHO, ENGENHOSIDADE – de ingenium, “qualidades inatas”, ingeniosus, “o que
tem naturalmente todas as qualidades de inteligência”.
[…]
INDÍGENA – de in-, “em”, mais genitus: “gerado
no lugar, nascido dentro do país”.[1]
Observe que os termos
relacionados estão ligados a “começo”, “nascimento”, “nascer”, ao ato de “gerar”,
“geração”, “descendência”, “fazer viver”, “inato”. Porém, os teólogos
trinitaristas defendem um sentido não relacionado com a etimologia, o de
“preeminente”, que tem o sentido de alguém “que ocupa lugar mais elevado;
eminente, superior” (Dicionário
Michaelis)[2]. O artigo “O que significa o termo ‘primogênito’ em Colossenses 1:15?” fez o seguinte comentário a respeito da obra The Expositor's Greek Testament (“Testamento Grego do
Expositor”):
OBS: O autor
cita também em seus comentários que a palavra [“primogênito” (Protótokos) pode ter o
significado apenas de “domínio” ou “soberania”, ou seja, Cristo teria primazia
ou seria preeminente porque é o governante sobre toda a criação e não que ele seria
a primeira criatura. Essa parece ser a conclusão do autor e em apoio cita
outros comentaristas bíblicos que dão suporte a essa conclusão. Mesmo
assim, o autor não é dogmático sobre o assunto e deixa a discussão em aberto ao
dizer: “Se a palavra retém
algo de seu significado original [prioridade temporal ou primeiro filho] aqui é
duvidoso.”
A respeito dessa posição da
supracitada obra, um leitor fez o seguinte comentário:
Ele faz esta ressalva porque é trinitário; aí se contenta em citar
outros trinitários com a mesma opinião.
“Além da primeira definição de ‘primogênito’ como sendo o mais velho, o
link mostra que a palavra pode ter o significado de apenas “preeminência”
(Greek Lexicon de Thayer).”
E o autor trinitário faz isso pensando justamente nas implicações de
Colossenses 1:16.
Agora, irmãos que me leem, eu sou da opinião de que, aparentemente,
“primogênito” sempre tem o sentido de prioridade temporal, mesmo nas supostas
exceções que eles arrumam.
[…] mencionam Israel, povo que Jeová chama de seu filho primogênito. [Êxodo
4:22] Ora, embora Israel não seja o primeiro povo a surgir na Terra, é sim o primeiro
povo ou nação escolhida por Deus e separada para o serviço sagrado de Jeová.
O caso mais difícil talvez seja o de Efraim. Segundo a profecia de
Jeremias (31:9), primeiro cabe notar que a passagem parece ser um caso de paralelismo,
onde a frase posterior repete a ideia da anterior. Neste caso, Efraim seria uma
metonímia ou sinédoque para representar todo o Israel através dele, Efraim. (Convém
notar que hoje se usa JUDEUS, quer dizer, da tribo de JUDÁ, para representar
todos os israelitas; é a mesma situação.) Mas, prestemos atenção do que fala a profecia
dentro de seu contexto: o profeta está falando sobre a libertação de seu povo (Jeremias
31:7,8, 10-12). A referência é a de que o Pai restauraria Israel; a tribo de
Efraim ocuparia o papel de primogênito porque a restauração começaria primeiro
por Efraim.
Pensando em Jacó e Esaú, Jacó comprou os direitos ou privilégios de
primogenitura de seu irmão mais velho, mas isto não muda o fato de que o
primogênito de Isaque era Esaú. Ele apenas não recebeu seus privilégios disso.
Jacó não é abertamente chamado de “o primogênito de Isaque”; se é, me mostrem a
referência bíblica disso. Os primogênitos indignos podiam perder sua herança,
que era passada a outro filho, mas nada muda o fato de que foram o primeiro
filho varão de seu pai.
O que é primogênito da morte (Jó 18:13)? Poeticamente, é a doença que
mata primeiro. A morte tem vários filhos, entre elas, a doença. A doença
primordial é a mais mortal, causando a morte precoce. Eis a filha mais velha e
mais querida de sua mãe.
Voltando a Cristo, trocar o sentido de primogênito para preeminente
apenas indicaria que o Filho de Deus é a criação mais preeminente. Existe um
problema difícil para o trinitário desatar aqui, que é de que “o primogênito
dos animais” tem de ser ele mesmo um animal. É complicado que o primogênito de
uma classe esteja fora dela, que é o caso que querem inventar aqui, que o
primogênito da criação de Deus seja o Criador!
O livro “Raciocínios à Base das Escrituras” sabiamente faz questão de
chamar a atenção de que o termo “primogênito” nunca é usado para Deus, nem para
o espírito santo. E, como os trinitários também atribuem a função de Criador
para o Pai e o Espírito, não haveria problema algum em chamar a estes de “primogênito”
também. Mas, o que se observa é que o termo não pode ser desvinculado do fator
filiação. Como Jeová não é filho de nada ou de ninguém, não tem como ser
primogênito de nada; ele não tem pai ou genitor, é ingênito e eterno, por mais
que seja o mais preeminente deste e de todos os universos, tal termo nunca
poderia se aplicar aquele que não foi gerado.
[Fim do comentário do referido
leitor.]
O artigo “Jesus é o Criador ou um Ser criado? – Exame de Colossenses 1:15-20” fez uma ponderada colocação sobre a menção de Jesus Cristo como “primogênito”:
Quando a palavra “primogênito” não se
aplica ao primeiro, isto se deve ao fato de que o primeiro perdeu seu direito à
primogenitura, e outro da mesma família assumiu o seu lugar. (1 Crônicas 5:1;
Jeremias 31:9) Portanto, seguindo esta regra bíblica, se Jesus não fosse o
primogênito no sentido de ser o primeiro filho ou o primeiro nascido de Deus,
isto significaria que Deus criou outro antes de Jesus, e que este outro perdeu
seu direito à primogenitura, sendo necessário Jesus ter assumido o seu lugar.
Assim, imagine as implicações de se negar que Jesus é a primeira criação de
Deus!
Portanto, é inegável o fato de
que o termo “primogênito de toda a criação”, aplicado a Jesus, indica que ele é
a primeira criação de Jeová Deus.
Veja também o artigo “Primogênito em Colossenses 1:15: ‘preeminente’ ou ‘primeiro’?”.
Notas:
[1] Primogênito. Origem da Palavra. Disponível em: < https://origemdapalavra.com.br/palavras/primogenito/>.
[2] Preeminente. Dicionário Michaelis. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?id=D9Y9X>.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
Os
artigos deste site podem ser citados
ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Alguns versículos depois, Colossenses 1:19 continua tornando claro quem está “sobre” e quem está “sob” na hierarquia. Por exemplo, Cristo só recebeu a plenitude porque essa foi a vontade de seu pai. Impossível usar Colossences para entender que a trindade é válida, se for ler o livro todo em vez de isolar palavras.
Efraim pode não ter sido o primeiro em sentido literal, mas mesmo assim era da classe dos filhos de José, ele não alçado à posição de José. Só se tornou proeminente entre os filhos de José.
Revelação 1:5 aponta Jesus como primogênito (πρωτοτόκος) dentre os mortos. A palavra primogênito aqui significa o “primeiro nascido” ou o mais “proeminente”? Para nossa discussão aqui pouco importa, porque ele continuará sendo membro da classe dos mortos.
Relendo Colossences 1:15 percebo claramente que Jesus é colocado na classe dos criados, mesmo que se discuta o significado da palavra “primogênito”.
Você colocou o assunto na perspectiva correta. Parabéns pelo seu comentário!