A respeito do artigo “A expressão ‘carne e sangue’ em 1 Coríntios 15:50 é uma alusão ao pecado do corpo humano?”, um leitor comentou o seguinte:
Usei esse
texto para provar que Jesus foi ressuscitado com corpo espiritual. Mas o rapaz
deu a seguinte resposta: “Em 1 Coríntios 15 a palavra usada ali é SÁRX, que
quer dizer natureza pecaminosa. Se ele quisesse se referir à carne como matéria,
ele teria usado a palavra CREO.
Não entendo nada de grego. Poderia me ajudar?
Resposta:
O substantivo κρέας (kréas) ocorre em Romanos 14:21 e em 1 Coríntios 8:13, no sentido literal de “carne”. Observe seu uso nos textos citados:
“É melhor não comer carne [κρέα], nem beber vinho, nem fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar.” – Romanos 14:21.
“É por isso que, se o alimento fizer o meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne [κρέα] alguma, para que eu não faça o meu irmão tropeçar.” – 1 Coríntios 8:13.
Porém, o que certos citadores de termos gregos deixam de considerar é que, como em outros idiomas, muitas vezes existe mais de uma palavra para definir algo. O acima citado argumentador, além de desconsiderar este fato, também demonstrou falta de conhecimento dos sentidos do substantivo σαρξ (sárx), traduzido como “carne”. “Natureza pecaminosa” é apenas um dos sentidos de sárx; e, além disso, é um sentido secundário. Pois sárx significa primariamente “carne” em sentido literal – “o tecido muscular do homem e dos animais, e principalmente a parte vermelha dos músculos” (Dicionário Online de Português)[1].
Os próprios dicionários do grego usado na Bíblia admitem isso. Eles categorizam o substantivo sárx na seguinte ordem: (1) carne como a substância macia do corpo vivo, que cobre os ossos e está impregnada de sangue; (2) o corpo; (3) uma criatura viva; e (4) a natureza pecaminosa. (Veja Thayer’s Greek Lexicon; Abbott-Smith Manual Greek Lexicon of the New Testament; “Léxico do Novo Testamento Grego/Português”, de Gingrich e Danker, The New Analytical Lexicon of the New Testament, Wesley J. Perschbacher.)
Diversos textos bíblicos mostram o uso de sárx como carne em sentido literal. Veja abaixo:
“Vejam minhas mãos e meus pés, que sou eu mesmo. Toquem-me e vejam, pois um espírito não tem carne [σάρκα; sárka] nem ossos assim como vocês veem que eu tenho.” – Lucas 24:39.
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre; de fato, o pão que eu darei é a minha carne [σάρξ; sárx] a favor da vida do mundo.” – João 6:51.
“Porque não é judeu quem o é por fora, nem é a circuncisão algo feito por fora, na carne [ἐν σαρκὶ; en sarkì]. – Romanos 2:28.
“Nem toda a carne [σὰρξ] é a mesma carne [σὰρξ], mas uma é a da humanidade, e outra é a carne [σὰρξ] do gado, e outra [é] a carne [σὰρξ] de aves, e outra de peixes. – 1 Coríntios 15:39, Novo Mundo Com Referências.
“Para impedir que eu ficasse enaltecido demais, foi-me dado um espinho na carne [σαρκί], um anjo de Satanás, para me esbofetear continuamente, a fim de que eu não me enaltecesse demais. – 2 Coríntios 12:7.
“Pois mesmo os que se submetem à circuncisão não cumprem a Lei, mas querem que vocês sejam circuncidados para que eles tenham motivo para se gabar do corpo [literalmente “carne”, σαρκὶ] de vocês. – Gálatas 6:13.
“Para [as aves] comerem a carne [σάρκας; sárkas] de reis, a carne [σάρκας] de comandantes militares, a carne [σάρκας] de homens fortes, a carne [σάρκας] de cavalos e dos montados neles, e a carne [σάρκας] de todos, tanto de homens livres como de escravos, de pequenos e de grandes.” – Apocalipse 19:18.
“Mas os demais foram mortos com a longa espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se saciaram com a carne [σαρκῶν; sarkôn] deles.” – Apocalipse 19:21.
“Ele previu a ressurreição do Cristo e falou sobre ela, que ele não seria abandonado na Sepultura e que a sua carne [σὰρξ; sárx] não conheceria a decomposição.” – Atos 2:31.
“Mas sabeis que foi por intermédio de uma doença da minha carne [σαρκὸς; sarkòs] que eu vos declarei as boas novas pela primeira vez. – Gálatas 4:13, Novo Mundo Com Referências.
“Pois nenhum homem jamais odiou o próprio corpo [literalmente “carne”, σάρκα; sárka], mas o alimenta e cuida dele, assim como o Cristo faz com a congregação.” – Efésios 5:29.
“Embora eu esteja ausente no corpo [literalmente “carne”, σαρκὶ; sarkì], estou com vocês em espírito, alegrando-me de ver a sua boa ordem e a firmeza da sua fé em Cristo.” – Colossenses 2:5.
“O caminho novo e vivo que ele [Cristo] abriu para nós através da cortina, isto é, sua carne [σαρκὸς; sarkòs].” – Hebreus 10:20.
Em todos os exemplos
acima, o substantivo sárx em suas
diversas declinações diz respeito à carne em sentido literal – ao tecido, ou
substância macia, dum corpo físico – humano ou animal. Não está no sentido
figurado de pecaminosidade humana. Prova irrefutável disso é que sárx é também usada para o humano
Jesus Cristo, que “não cometeu pecado”. – 1 Pedro 2:22.
E este é o sentido de sárx em 1 Coríntios 15:50, como demonstrou pelo contexto o artigo “A expressão ‘carne e sangue’ em 1 Coríntios 15:50 é uma alusão ao pecado do corpo humano?”.
Nota:
[1] Disponível em: https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=carne.
Referências:
Abbott-Smith Manual Greek Lexicon of the New Testament. Copyright © 1922 de G. Abbott-Smith, DD, DCL. T&T Clarke, Londres. Disponível em: <https://www.studylight.org/lexicons/greek/4561.html>.
THAYER'S
GREEK LEXICON, banco de dados eletrônico. Copyright © 2002, 2003, 2006, 2011 por Biblesoft,
Inc. disponível em <https://www.biblehub.com/greek/4561.htm>.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a
fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários