Fonte: jw.org
A respeito do artigo “Diferença entre ‘criar’ e ‘fazer’”, um leitor fez o seguinte
comentário:
O cerne da discussão não está nos verbos ba·ráʼ
e ʽa·sáh, e sim na palavra “FAÇAMOS” de Gênesis 1.26. Se é “façamos”, é plural; e vemos Jesus atuando na criação
do homem. Portanto, um com Deus. O verso diz que fomos criados à imagem de Deus;
e, se fomos criados desta forma, Jesus é Deus, e vemos isso nas palavras “NOSSA
SEMELHANÇA”. Ou será que temos a imagem de uma criatura e não de Deus? ACHO QUE
NÃO, NÉ?!!!!
Resposta:
Como mostrou o artigo citado acima, em hebraico “fazer”
(ʽa·sáh) é diferente de “criar” (ba·ráʼ).
Portanto, o ato de criação é atribuído somente a Jeová. A participação do Filho
na criação não significa que o Filho tenha criado algo, no sentido bíblico da
palavra.
Uma ilustração talvez possa servir de ajuda: um hábil
escultor pode talhar uma pedra e fazer uma bela escultura, assim como um exímio
pintor pode utilizar tinta e pintar um belo quadro. Porém, ambos fizeram algo
usando coisas preexistentes. No sentido bíblico das palavras hebraicas, eles
não criaram algo, e sim fizeram algo. O mesmo se deu com o
Filho. Usando o espírito santo, ou energia divina, que procede do Pai, o Filho fez coisas. Mas o
ato da criação é biblicamente atribuído a Deus, o Pai, Jeová. Pois somente
Jeová tem o poder de criar algo do nada.
Tanto que a Bíblia não afirma que as coisas foram
criadas pelo Filho, mas sim que foram criadas por Deus “por intermédio (grego:
diá) dele [isto é, do Filho]” (João 1:3, Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira, de acordo com os melhores
textos hebraicos e gregos; NVI) e “por
meio dele [do Filho]” (Colossenses
1:16, 17; grego: ἐν αὐτῷ; en autõi; NVT, NTLH; NIV, NET).
O próprio Jesus Cristo reconheceu que ele não era o
Criador, pois se referiu a seu Deus e Pai como “aquele [singular] que os criou
[singular].” (Mateus 19:4) Tanto o artigo definido ho (ὁ) – que aqui tem função de pronome
demonstrativo – “aquele” – como o verbo κτίσας (ktísas,
particípio ativo do aoristo masculino singular no caso nominativo) estão no
singular, e se referem a uma só Pessoa – Jeová, o Deus Criador de todas as
coisas.
Ademais, o fato de o Filho compartilhar da imagem e da
semelhança de Deus não o faz ser o próprio Deus Criador e Todo-Poderoso. Afinal,
o ser humano também foi feito à imagem e semelhança de ambos, e nem por isso
são iguais ao Deus Criador. O apóstolo João menciona o seguinte a respeito dos que
serão recompensados com a vida celestial: “Amados, agora somos
filhos de Deus, mas ainda não foi revelado o que seremos. Sabemos que, quando
ele [Deus] for manifestado, seremos
semelhantes a ele, porque o veremos assim como ele é. (1 João 3:2) Mesmo se
tornando ‘semelhantes a Deus’ num sentido mais pleno do que os humanos, ainda
assim tais servos de Deus não serão, cada um, o Deus Criador e Todo-Poderoso. Assim,
é possível ser à imagem e semelhança de Deus sem ser coigual a ele.
Veja também os artigos abaixo:
Explicação das siglas
usadas:
NET: New English Translation.
NIV: New International Version.
NTLH:
Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
NVI: Nova Versão
Internacional.
NVT: Nova
Versão Transformadora.
Referências:
Bíblia Online. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/>.
Ho. ὁ. Léxico do Novo
Testamento Grego/Português, F. Wilbur Gingrich e revisado
por Frederick W. Danker. Sociedade Religiosa Edições Vida
Nova. São Paulo-SP. Copyright ©
1983. The Universíty of Chicago – EUA.
Reimpressão: março de 1993.
κτίσας (ktísas). The New Analytical Greek Lexicon, de
Wesley J. Perschbacher. Copyright 1990. Hendrickson Publishers, Inc.
Massachusetts. EUA. Sétima impressão: setembro de 2001.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Disponível em: <https://www.bible.com/>.
Nova Versão Transformadora.
Disponível em: <https://www.bible.com/>.
The Online Greek Bible. http://www.greekbible.com/
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
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