Fonte: jw.org
O artigo
anterior considerou o uso da palavra pneúma
(literalmente “espírito”) em Apocalipse 22:6 como tendo o sentido de “declaração
inspirada”. Neste artigo, analisaremos outras ocorrências de pneúma (ou de seu equivalente hebraico rúahh) no sentido de expressão ou declaração inspirada.
Oseias 9:7
Lemos em Oseias 9:7 (NM): “Seu profeta
se revelará um tolo, e o homem de expressões inspiradas ficará louco.”
As demais traduções pesquisadas vertem majoritariamente
de forma literal por “o homem de espíritos”. Porém, algumas versões destacam o
sentido impessoal de rúahh no plural (literalmente “espíritos”). Note como
tais versões traduzem essa passagem.
“Mas vocês dizem: ‘Esse profeta está maluco! Diz que é inspirado, mas é louco!’” –
NTLH.
“O profeta é um louco, o homem inspirado é um
maluco.” – BP.
“Vocês dizem: “Os
profetas enlouqueceram, e os homens inspirados não passam de tolos!” – NVT.
“O homem inspirado.” – AM,
NVI.
“‘Os profetas
estão loucos’; ‘Os homens inspirados por Deus são uns doidos.’” – ABV.
João
6:63
Jesus afirmou, em João 6:63: “As declarações que eu lhes fiz são
espírito e são vida.” Assim, Jesus equiparou suas declarações com “espírito”,
que, neste caso, evidentemente não se refere a um ser espiritual pessoal, e sim
a afirmações com teor espiritual. Portanto, “espírito” no verso em apreço
também tem sentido despersonalizado. Isto é reforçado pela associação de “espírito”
com “vida” (algo também impessoal).
1 Coríntios 12:10
1 Coríntios
12:10 menciona “o discernimento de expressões inspiradas” (“o dom de
discernir os espíritos”, ACF).
Alguns comentaristas bíblicos destacaram o sentido impessoal de “espírito”
neste verso. Seguem abaixo seus comentários.
Albert Barnes:
Outro,
discernimento de espíritos - compare 1 João 4:1. Isso deve se referir a algum poder de busca nos
segredos do coração; de saber quais eram os propósitos de um homem, suas visões
e sentimentos. Pode relacionar-se tanto ao poder de determinar com que espírito
um homem falava que fingia ser inspirado, se ele era verdadeiramente inspirado
ou se ele era um impostor; ou pode se referir ao poder de ver se um homem era
sincero ou não em sua profissão cristã.
Assim, Barnes vê pneúma nessa
passagem como a inclinação mental de uma pessoa, bem como sua suposta inspiração
– expressa por meio de suas declarações.
Thomas Coke:
“Virtude que o possuidor tinha de distinguir entre inspiração verdadeira
e falsa.”
1 Timóteo 4:1
1 Timóteo 4:1
menciona “enganosas declarações inspiradas” e “ensinamentos
de demônios”. ACF traduz por “dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas
de demônios”. Observe o paralelo entre “espíritos” e “doutrinas”. Isto parece
dar a entender que, neste caso, “espíritos” também tem o sentido de uma
declaração inspirada, equiparando-a a doutrinas, ou ensinos, demoníacos. O verso
2 parece reforçar esse entendimento. Lemos: “Levados pela hipocrisia de
homens que falam mentiras.” Assim, a declaração inspirada seria expressa por
tais homens hipócritas.
2
Tessalonicenses 2:2
O texto acima citado declara: “Que não
percam facilmente o bom senso, nem fiquem assustados, quer por uma declaração inspirada, quer por uma
mensagem falada, quer por uma carta aparentemente vinda de nós, que afirmem que
o dia de Jeová já chegou.”
ARIB traduz assim: “Que não vos movais
facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por
epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.”
O paralelo de “espírito” com “palavra” e “carta” demonstra que o
apóstolo Paulo utiliza a palavra pneúma
(“espírito”) relacionando-a com os meios de comunicação, tais como a “mensagem falada”
ou uma “carta”.
João Calvino
segue esse mesmo modo de entender, ao declarar: “Pelo termo espírito ele
significa pretensas profecias, e parece que esse modo de falar era comum entre
os piedosos, de modo que aplicaram o termo espírito a
profecias.”
Na mesma
esteira, Adam Clarke entende “espírito” por “qualquer revelação
pretendida”.
Apocalipse 16:13
Lemos nessa passagem: “E vi três expressões inspiradas impuras,
parecidas com rãs, sair da boca do dragão, da boca da fera e da boca do falso
profeta.”
As versões em
geral traduzem por “três espíritos imundos”. Porém, não parece coerente que
seres espirituais (demônios) saiam pela boca de outros. De modo que “expressões
inspiradas” parece adequar-se logicamente como sendo o significado de “espíritos”
neste versículo.
Assim,
percebemos que a palavra “espírito” é realmente polissêmica. Por isso, é
necessário meticuloso estudo para determinar, em cada caso, qual é o sentido
específico que uma passagem bíblica dá ao uso que faz da palavra “espírito”.
Para um
estudo sobre o assunto, veja a série de artigos “Estudo sobre Pneumatologia”, neste site, clicando nos
temas abaixo:
Explicação das siglas usadas:
ABV: Bíblia Viva.
ACF: Almeida Corrigida Fiel.
ACF: Almeida Corrigida Fiel.
AM: Ave Maria.
ARIB: Almeida Revisada Imprensa Bíblica.
BP: Bíblia Pastoral.
BP: Bíblia Pastoral.
NM: Tradução do Novo Mundo Revisada 2015.
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
NVI: Nova Versão Internacional.
NVT: Nova Versão Transformadora.
Referências:
Bíblia Comentada. Disponível em: <https://bibliacomentada.com.br/biblia/mobile/1-corintios-capitulo-12-versiculo-10-comentado-por-versiculo.html>.
______. Disponível em: <https://bibliacomentada.com.br/biblia/mobile/2-tessalonicenses-capitulo-2-versiculo-2-comentado-por-versiculo.html
Bíblia Pastoral. Disponível
em: <http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PT7.HTM>.
Bíblia Viva. Disponível em:
<https://www.bibliatodo.com/pt/a-biblia/biblia-viva/oseias-9>.
Nova Versão Transformadora. Disponível
em: <https://www.bible.com/pt/bible/1930/HOS.9.NVT>.
Sociedade Bíblica do Brasil.
Pesquisa da Bíblia. Disponível em:
<http://www.sbb.org.br/conteudo-interativo/pesquisa-da-biblia/>.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
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