Fonte: jw.org
Um
pastor evangélico escreveu a este site seus argumentos trinitários acerca do “Espírito Santo”. Segue abaixo a argumentação
dele:
Identifica-se como uma pessoa alguém que
manifeste qualidades, como o falar, o sentir e o fazer alguma coisa racional
(intelecto, vontade e sentimento). O Espírito Santo é uma Pessoa, com a Sua
própria individualidade. Ele é a 3ª Pessoa da Divindade. Ele é Deus!
O ESPÍRITO SANTO PENSA. “E aquele que
examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo
Deus intercede pelos santos”; (Romanos 8.27)
O ESPÍRITO SANTO TEM VONTADE PRÓPRIA.
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo
particularmente a cada um como quer”; (1 Coríntios 12.11)
O ESPÍRITO SANTO SENTE TRISTEZA. “E não entristeçais
o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”; (Efésios
4.30)
O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE. “E da mesma
maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que
havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com
gemidos inexprimíveis”; (Romanos 8.26)
O ESPÍRITO SANTO ENSINA. “Mas aquele
Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas
as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”; (João 14.26)
O ESPÍRITO SANTO FALA. “Quem tem ouvidos
ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da
árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”; (Apocalipse 2.7)
O ESPÍRITO SANTO DIRECIONA. “E, passando
pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de
anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para
Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu”; (Atos 16.6,7)
O ESPÍRITO SANTO CONVENCE. “Todavia,
digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o
Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier,
convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem
em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo,
porque já o príncipe deste mundo está julgado”; (João 16.7-11)
O Espírito Santo e as Suas três
principais tarefas para o mundo. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado,
e da justiça e do juízo: do pecado”; (João 16.8)
O Espírito Santo e as Suas três
principais tarefas para a Igreja. “Mas, quando vier aquele, o Espírito da
verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas
dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me
glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar”; (João
16.13,14)
O Espírito Santo não vem habitar na vida
da pessoa em partes. Ele vem habitar na pessoa com toda a Sua plenitude, todos
os Seus atributos divinos. “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de
Deus, pois não lhe dá Deus o Espírito por medida”; (João 3.34). O Espírito
Santo é a Unidade de toda a Divindade. “Há um só corpo e um só Espírito, como
também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma
só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por
todos e em todos”; (Efésios 4.4-6). “E há diversidade de dons, mas o Espírito é
o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há
diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos”; (1 Coríntios
12.4-6)
“Porque três são os que testificam no
céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”. (1 João 5.7)
Resposta:
Uma pessoa é identificada por
manifestar qualidades pessoais. Contudo, é também possível personificar coisas
impessoais, atribuindo a elas características pessoais. Por isso, a
personificação não prova personalidade.
Por exemplo, árvores foram
personificadas como raciocinando e conversando entre si, em Juízes 9:8-9, onde
lemos:
“Certa vez as árvores foram ungir
para si um rei. Disseram à oliveira:
‘Reine sobre nós.’ Porém a oliveira lhes respondeu:
‘Deixaria eu o meu óleo, apreciado por Deus e pelos homens, para dominar sobre
as árvores?’” – Nova Almeida Atualizada.
As palavras em maiúsculas mostram
que tais árvores ‘falaram’, ‘conversaram’, e ‘contra-argumentaram’ entre si –
características de seres inteligentes, racionais e com personalidade. Porém,
ninguém discordaria que se trata de uma personificação.
O vento é mencionado como tendo
vontade própria em João 3:8. Lemos nesse texto: “O vento sopra onde quer.” –
Almeida Revista e Atualizada.
Quanto ao espírito santo ficar
entristecido, o mesmo recurso linguístico é aplicado a coisas impessoais, como
mostra o texto abaixo:
“O mosto [vinho]
está triste.” – Isaías 24:7, Bíblia Ave Maria.
“O campo está assolado, e A TERRA TRISTE.” – Joel 1:10, ACF.
Gálatas 3:8 declara que a Escritura (algo impessoal) ‘VIU DE
ANTEMÃO que Deus declararia justas a pessoas das nações devido à fé, e que a
Escritura DECLAROU DE ANTEMÃO as
boas novas a Abraão’. Ninguém discute que se trata de uma personificação.
Como
se pode ver, as mesmas características atribuídas ao espírito santo são também
atribuídas a coisas impessoais. Veja os exemplos adicionais abaixo:
As
Escrituras ENSINAM. – 2 Timóteo 3:16.
A natureza
ENSINA. – 1 Coríntios 11:14.
“A
sua unção vos ENSINA.” – 1 João 2:27, ACF.
“A lei DIZ.” – Romanos 3:19, NTLH, NAA, ARA, ARC, TB.
“O mar falou.” – Isaías 23:4, ARIB.
Quanto ao “Espírito Santo” NÃO TER PERMITIDO que certos cristãos fossem
para a Bitínia, Atos 28:4 afirma que os nativos de Malta disseram: “a Justiça não lhe permite viver.” (NVI) A justiça é uma qualidade, não uma
pessoa.
“A
paciência convence.” – Provérbios
25:15, NTLH.
“A coluna de nuvem que os guiava.” – Neemias 9:19, Ave Maria.
“A palavra de Deus … JULGA” (Hebreus 4:12,
NVI); “discerne os pensamentos.” – Ave Maria.
Do mesmo modo, são atribuídas
características pessoais ao espírito santo nas Escrituras; porém, trata-se
apenas de uma personificação, pois outras passagens das Escrituras trazem à
tona a natureza impessoal do espírito santo. Observe as características
impessoais que tais textos atribuem ao espírito santo:
O espírito santo ENCHE pessoas:
“E o enchi do Espírito de Deus.” – Êxodo
31:3, NAA, ARA, ARC, TB.
“Todos ficaram cheios do Espírito Santo.” –
Atos 2:4, NTLH, NAA, ARA, ARC,
TB.
O espírito santo pode VIR SOBRE pessoas:
“O
Espírito do SENHOR veio sobre
ele.” - Juízes 3:10, NAA, ARA, ARC.
O espírito santo pode APOSSAR-SE
de pessoas:
“O
Espírito do SENHOR de tal maneira se
apossou dele [de Sansão].” - Juízes 14:6, NAA, ARA, ARC.
O artigo “Estudo sobre Pneumatologia – Parte 1” comentou sobre esse texto:
Será que devemos entender disso que
Sansão foi possuído por uma pessoa espiritual? Os casos de possessão relatados
na Bíblia estão relacionados com seres espirituais maus. (Mateus 8:16;
9:32; 12:22; Lucas 8:29; Atos 19:16) Não
encontramos nenhum relato que mencione uma pessoa espiritual da parte de Deus
possuindo o corpo de um ser humano.
E o artigo “Debate sobre o espírito santo” comentou: “É óbvio que uma força espiritual envolveu Sansão, dando-lhe
condições de fazer algo que seria humanamente impossível.”
Fonte: jw.org
O espírito santo PODE SER
DERRAMADO:
“E
acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne.” – Atos 2:17, ARA.
O espírito santo PODE SER
PARCELADO:
“Tirarei do Espírito que está sobre você e o
porei sobre eles. Então o SENHOR desceu na nuvem e falou com Moisés. E,
tirando do Espírito que estava sobre Moisés, o pôs sobre aqueles setenta
anciãos. Quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram.” – Números
11:17, 25, NAA.
O espírito santo PODE SER SOPRADO:
“E, havendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: — Recebam
o Espírito Santo.” – João 20:22, NAA.
O espírito santo não é Deus, mas é
o “espírito DE Deus” (Mateus 3:16), sendo parte
de Deus, comparado ao Seu “dedo”, conforme os textos paralelos abaixo:
“Mas, se é por meio do espírito de Deus que eu expulso os
demônios, o Reino de Deus realmente alcançou vocês.” – Mateus 12:28.
“Mas, se é por meio do dedo de Deus que eu expulso os
demônios, o Reino de Deus realmente alcançou vocês.” – Lucas 11:20.
O dedo não é uma pessoa, mas é
parte de uma pessoa. Do mesmo modo, o espírito santo não é Deus e nem é uma
pessoa espiritual; ele é a energia que emana de Deus, é a força ativa de Deus.
1 Coríntios 13:4-7 personifica a
qualidade do amor, atribuindo a essa qualidade características próprias de
pessoas, quando afirma:
“O amor é paciente e bondoso. O
amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se
conduz de forma inconveniente, não
busca os seus interesses, não se
irrita, não se ressente do mal. O
amor não se alegra com a injustiça, mas se
alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” – NAA.
O amor em si não pode demonstrar
tais características, e sim a pessoa que tem amor. De modo similar, as
características pessoais atribuídas ao espirito santo são na realidade
demonstradas por Deus, o possuidor de tal espírito, e pelos que recebem o espírito santo.
Efésios 4:4-6 e de 1 Coríntios 12:4-6 – problema
sem solução para a Trindade
Os textos de Efésios 4:4-6 e de 1 Coríntios
12:4-6, citados pelo referido pastor, constituem um problema para os trinitaristas.
Vejamos o primeiro texto:
“Há somente um corpo e um
só Espírito, como também é uma só a esperança para a qual vocês foram
chamados. Há um só Senhor, uma só
fé, um só batismo, um só Deus e Pai de
todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos."
– Efésios 4:4-6, NAA.
O espírito santo é referido como
sendo “um só Espírito”. (Efésios 4:23) Se ele fosse uma Pessoa distinta do “um só Deus e Pai de todos”, isto significaria que
o “Deus e Pai” não é espírito, pois há “um só Espírito” – o “Espírito Santo”. Contudo, João 4:23, 24 (ARC) afirma que Deus, o Pai “é Espírito”!
Neste caso, na ótica da Trindade, haveria dois Espíritos, contradizendo a visão
trinitária de Efésios 4:4!
Como equacionar esse problema? Não
seria possível dentro da doutrina trinitária. Mas sim pelo conceito bíblico,
que é unitário. Visto que o espírito santo é a energia que emana de Deus, tal
espírito faz parte de Deus, o Pai. Assim, afirmar que Deus, o Pai é espírito e
que há somente um espírito (santo) não tem contradição. Há um só espírito
(energia divina) que faz parte de Deus, o Pai, que é espírito (ser espiritual).
Vamos agora ao segundo texto:
“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há
diversidade de operações, mas é o mesmo
Deus que opera tudo em todos.” – 1 Coríntios 12:4-6, ARC.
O texto de 1 Coríntios 12:4-6 constitui
também um problema para a doutrina da Trindade, pois menciona a existência de “o
mesmo Espírito” (tò dè autò pneùma),
de “o mesmo Senhor” (ho autòs kúrios) e
de “o mesmo Deus” (ho dè autòs theós).
Pela ideologia trinitária, que
apregoa a existência e a distinção de Três Pessoas divinas (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo), 1 Coríntios 12:4-6 cria
um problema para a Trindade, pois usa o título “Deus” somente para o Pai.
1 João 5:7, 8
O referido pastor evangélico citou
um texto reconhecidamente espúrio, não inspirado: o texto de 1 João 5:7, 8. A
frase “no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três
são os que testificam na terra” não faz parte do texto bíblico inspirado, mas são
um acréscimo posterior. Diversas traduções não colocam a parte espúria; outras
a colocam entre colchetes e explicam que se trata de um acréscimo não
inspirado.
Por exemplo, a Bíblia de Estudo MacArthur contém uma
nota de rodapé explicando a origem espúria das referidas palavras:
Elas não aparecem em nenhum manuscrito grego
anterior ao século 10° d.C. Somente oito manuscritos gregos muito posteriores
contêm essa passagem que, ao que parece, corresponde a uma tradução de uma revisão
posterior da Vulgata em latim. Além disso, quatro desses oito manuscritos contêm
um texto diferente da passagem, escrito à margem como um adendo posterior ao
manuscrito. Nenhum Pai da igreja, grego ou latino, e nem mesmo os que se
envolveram em controvérsias trinitárias, as citam; a única versão antiga que a
inclui é a latina (não o latim antigo em sua forma primitiva ou a Vulgata). A
evidência interna também milita contra a presença delas na epístola original, uma
vez que interrompem a sequência de ideias do escritor. O mais provável é que as
palavras tenham sido acrescentadas ao texto muito mais tarde. (Negrito acrescentado.)
Para mais informações, veja os
artigos abaixo:
Explicação
das siglas usadas:
ACF: Almeida Corrigida Fiel.
ARA: Almeida Revista e Atualizada.
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
ARIB:
Almeida Revisada Imprensa Bíblica.
NAA: Nova Almeida Atualizada.
NTLH: Nova
Tradução na Linguagem de Hoje.
NVI: Nova Versão Internacional.
TB: Tradução Brasileira.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
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ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
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