Um leitor escreveu:
Meu amigo, gostaria que você me explicasse o
texto de Lucas 17:34, quando diz que ‘naquela
noite dois homens estarão em uma só cama, um será levado junto e outro será
abandonado’. Por favor, o que significa “dois homens em uma cama”?
Resposta:
Lemos em Lucas
17:34 (NM): “Eu lhes digo: Naquela
noite, duas pessoas estarão numa cama; uma será levada, mas a outra será
abandonada.”
O texto grego
encontra-se conforme abaixo:
λέγω ὑμῖν, ταύτῃ τῇ νυκτὶ ἔσονται δύο ἐπὶ κλίνης μιᾶς
légo hymîn, taútei nyctì ésontai dúo epì
klínes miãs
Digo a vós, naquela
noite estarão dois sobre uma cama
ὁ εἷς παραλημφθήσεται καὶ ὁ ἕτερος ἀφεθήσεται
ho eîs paralemfthésetai kaì ho héteros
aféthésetai
aquele um será
levado e aquele outro abandonado.
Alguns entendem que
Jesus fez alusão a uma relação homossexual. Porém, o contexto bíblico como um
todo mostra que não era isso.
O conceito de Deus sobre
o relacionamento homossexual no Velho Testamento
Acontecimentos
envolvendo as cidades de Sodoma e Gomorra mostram que o conceito divino era
contra a prática homossexual. O que resultou na destruição dos habitantes das
cidades de Sodoma e Gomorra foi o comportamento homossexual de seus habitantes.
Lemos em Gênesis
13:13: “Ora, os homens de Sodoma eram maus, grandes pecadores contra Jeová.”
Lemos posteriormente em Gênesis 18:20: “Portanto, Jeová disse: ‘O clamor contra
Sodoma e Gomorra é imenso, e seu pecado é muito grave.’” Qual era o
comportamento dos habitantes da cidade que levou a tal descrição?
Gênesis 19:5
descreve o comportamento deles. Diz-nos o texto: “Chamavam Ló e lhe diziam: ‘Onde
estão os homens que vieram a você esta noite? Traga-os para fora a nós, para que tenhamos relações com eles.’”
Os anjos em forma
humana enviados por Deus explicaram ao justo Ló: “Vamos destruir este lugar,
porque o clamor contra este povo se tornou imenso perante Jeová, de modo que
Jeová nos enviou para destruir a cidade.” – Gênesis 19:13.
O conceito da Lei
mosaica sobre o relacionamento homossexual
A Lei dada por Deus
a Israel mostrava claramente o conceito divino sobre a prática homossexual,
conforme o texto abaixo:
“Não tenha relações
sexuais com um homem, assim como se costuma ter com uma mulher. É um ato
detestável.” – Levítico 18:22.
A Bíblia diz que
Jesus Cristo veio para cumprir a Lei, visto que ele nasceu debaixo da Lei.
(Mateus 5:17; Gálatas 4:4) Portanto, ele jamais poderia endossar o
relacionamento homossexual. Caso ele o fizesse, ele não teria cumprido a Lei
mosaica, o que o desqualificaria de ser o prometido Messias, ou Cristo. Isto
afetaria totalmente a genuinidade do cristianismo como movimento religioso
aprovado por Deus, e a Bíblia Sagrada como o livro inspirado por Deus. Perceba
então as profundas implicações de se entender que Jesus estava aprovando o
relacionamento homossexual!
O conceito cristão
sobre o relacionamento homossexual
Embora a Lei
mosaica tenha deixado de vigorar, vimos que a desaprovação divina do
comportamento homossexual é anterior a tal conjunto de leis. E o cristianismo
também manteve tal desaprovação, conforme se vê claramente dos textos bíblicos
abaixo:
“Ou será que vocês
não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem. Os que
praticam imoralidade sexual, os idólatras, os adúlteros, os homens que se submetem a atos homossexuais, os homens que praticam o
homossexualismo, os ladrões, os gananciosos, os beberrões, os
injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deus. E, no entanto, isso
é o que alguns de vocês foram. Mas vocês foram lavados; vocês foram
santificados; vocês foram declarados justos no nome do Senhor Jesus Cristo e
com o espírito do nosso Deus.” – 1 Coríntios 6:9-11.
“Portanto Deus, em
harmonia com os desejos do coração deles, os entregou à impureza, para que
desonrassem o seu próprio corpo. Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira,
e veneraram e prestaram serviço sagrado à criação em vez de ao Criador, que é
louvado para sempre. Amém. É por isso que Deus os entregou à paixão desenfreada
e vergonhosa, pois tanto as mulheres
entre eles trocaram o uso natural de si mesmas por outro contrário à natureza,
como também os homens abandonaram o uso natural da mulher e ficaram
violentamente inflamados de paixão uns pelos outros, homens com homens,
praticando o que é obsceno e recebendo em si mesmos a plena punição pelo
seu erro.” – Romanos 1:24-27.
“Ora, sabemos que a
Lei é boa, se for aplicada corretamente, reconhecendo-se que as leis são feitas
não para o justo, mas para os transgressores e rebeldes, ímpios e pecadores,
desleais e profanadores, para os que matam pai ou mãe, assassinos, para os que
praticam imoralidade sexual, homens que praticam o homossexualismo,
raptores, mentirosos, para os que juram falsamente, e para tudo que é contrário
ao ensinamento sadio.” – 1 Timóteo 1:8-10.
O cristianismo dado
por Deus mediante Jesus Cristo mostrou ter o mesmo conceito expresso no Velho
Testamento sobre a destruição de Sodoma e Gomorra:
“E ele condenou as
cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, estabelecendo para
as pessoas ímpias um modelo das coisas que virão. Mas ele livrou o justo
Ló, que ficava muito aflito por causa da conduta insolente dos
transgressores. (Porque, enquanto morava entre eles, dia após dia esse
homem justo sentia sua alma justa atormentada por ver e ouvir aquelas ações
contra a lei.)” – 2 Pedro 2:6-8.
“Da mesma maneira,
Sodoma e Gomorra e as cidades em volta delas também se entregaram a crassa
imoralidade sexual e foram atrás de desejos
carnais desnaturais; elas estão diante de nós como exemplo de aviso por
terem sofrido a punição judicial do fogo eterno.” – Judas 7.
Por outro lado, a
Bíblia é definitivamente contra a homofobia. Em vez disso, ela recomenda:
“Façamos o bem a todos.” (Gálatas 6:10) No mesmo viés, Jesus declarou: “Portanto,
todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles.” (Mateus
7:12) Portanto, tratar a todos com respeito e dignidade é um dever de todos os
cristãos.
O contexto social da
época de Jesus Cristo
A Concordância de Strong define κλίνη (klíne) como “um
sofá, cama, cama ou tapete portátil, um sofá para descansar nas refeições”. Assim,
diversos comentaristas bíblicos ressaltaram que a palavra “cama” poderia
significar sofá ou travesseiros sobre os quais as pessoas sentavam-se no chão
do estilo do Oriente Médio, ou eram um tipo de esteira onde as pessoas poderiam
dormir juntas – dois irmãos, pai e filhos, vários amigos etc. Conforme comentam
tais pesquisadores, a ideia de ‘dois em uma cama’ também poderia significar que
tais pessoas estariam sentadas juntas na ceia, sendo costume dos antigos
sentar-se em camas ou sofás nas refeições.
Fonte: jw.org
Sobre isso, observe
que o texto de Lucas 17:34 não diz que as duas pessoas estavam deitadas em uma cama, mas simplesmente
que estavam em uma cama (ou sofá),
podendo estar recostados nela, como em uma refeição.
O motivo da dificuldade
da interpretação por parte de alguns
A página online The Gospel of Christ afirmou:
O movimento homossexual na
América mudou drasticamente a percepção da nossa cultura. Não faz muitos
anos que dois homens podiam dormir na mesma cama sem implicar ou sequer pensar
na homossexualidade. Precisamos ter muito cuidado para não permitir que a
cultura transforme nosso pensamento (Romanos 12: 1 , 2).
Segundo certa
fonte, o livro Black Like Me (“Negro
Como Eu”), do jornalista John Howard Griffin, descreve um negro pobre dividindo
sua cama com alguém totalmente estranho. Claramente, não há
homossexualidade envolvida, apenas preocupação por um viajante em necessidade.
A tradução de Lucas
17:34
O numeral δύο (dúo; “dois”) ocorre sem
substantivo acompanhante, e não implica necessariamente dois do mesmo sexo.
Exemplo disso é seu uso em Mateus 19:5, na citação que Jesus fez de Gênesis
2:24: “Por essa razão o homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua
esposa, e os dois [δύο:
homem e mulher] serão uma só carne.”
Por isso, certos
comentaristas entendem que está subentendido o substantivo ánthropoi (homens no sentido genérico de humanos) e não ándres (“homens” no sentido de pessoas
do sexo masculino). A ideia seria de “duas pessoas”, como traduzem a Tradução do Novo Mundo, a Nova Versão
Internacional e a King James
Atualizada.
O versículo 35 fala
literalmente de ‘dois moendo’, e depois usa o numeral no gênero feminino μία (mía; “uma”), na frase “uma
será levada, mas a outra será abandonada”, referindo-se evidentemente a
mulheres. Sobre o verbo toλήθω (tolétho,
“moer”), diz certo comentário bíblico: “Moer. Era costume enviar mulheres e
escravas para as casas dos moinhos para girar os moinhos de mão.” Porém, o fato
de o versículo 35 mencionar mulheres não implica forçosamente em o versículo
anterior dizer respeito a pessoas do sexo masculino, pois são descrições de
situações e tarefas diferentes.
O ponto em questão no
texto
O que Jesus parece
salientar é que a afinidade, ou parentesco, entre duas pessoas não asseguraria
a salvação de ambas. O que importa é seguir o modo de vida cristão.
Referências:
Can Someone Please Explain Luke 17:34 for me? Christian Forum. Disponível em: <http://www.topix.com/forum/religion/christian/TRNPEGQ3JPNE993QL/can-someone-please-explain-luke-17-34-for-me>.
Concordância de Strong. Disponível
em: <https://bibliaparalela.com/greek/2825.htm>.
Does Luke 17:34 Endorse Homosexual Behavior? Disponível em: <https://thegospelofchrist.com/knowledge-base/tgoc-kb--9tfaa>.
GRIFFIN, John Howard. Black Like Me. In: The Guardian. Disponível em: <https://www.theguardian.com/books/2011/oct/27/black-like-me-john-howard-griffin>.
How should we
understand Luke 17:34? In: Never Thirsty. Disponível em: <https://www.neverthirsty.org/bible-qa/qa-archives/question/how-should-we-understand-luke-1734/>.
Lucas 17:34. Disponível em:
<https://www.biblestudytools.com/commentaries/gills-exposition-of-the-bible/luke-17-34.html>.
Strong's Interlinear Bible Search. Passage Lookup: Luke 17:34. Disponível em: <https://www.studylight.org/desk/interlinear.cgi?query=lu+17:34&it=nas&ot=bhs&nt=na&sr=1&l=en>.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
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