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Qual é a tradução correta de Apocalipse 12:17? (Parte 4)

Fonte: Livro Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo!”, p. 231.


O artigo anterior desta série abordou a questão de se o genitivo Ἰησοῦ (Iesoû [“de Jesus”]) pode ser subjetivo ou objetivo. Este artigo desta série passará a considerar os dois últimos elementos a serem analisados com relação ao tema em pauta: 4) o fato de a expressão estar no acusativo, e 5) o contexto no qual ocorre tal expressão.


4. A questão do acusativo

Com relação a Apocalipse 19:10, texto em que ocorre a mesma expressão de Apocalipse 12:17 – τὴν μαρτυρίαν Ἰησοῦ (tèn martyrían Iesoû [“o testemunho de Jesus”]), o Dicionário Vine[1] interpreta o genitivo Ἰησοῦ (Iesoû [“de Jesus”]) como sendo objetivo (isto é, Jesus recebe a ação):

Em Ap 19.10, “o testemunho de Jesus” está no acusativo, o “testemunho” que lhe é dado (cf. Ap 1.2, 9; quanto aos que o dão. veja Ap 12.17). A declaração: “o testemunho de Jesus e o espirito de profecia”, deve ser entendido à luz de, por exemplo, o “testemunho” relativo a Jesus e Israel nos Salmos, que será usado pelo remanescente judeu piedoso no futuro tempo da “tribulação de Jacó”. Todo esse “testemunho” se centra e aponta a Cristo. (Negrito acrescentado.)





         Embora a menção do caso acusativo com relação ao substantivo μαρτυρίαν  (martyrían [“testemunho”]) tenha sido feita em favor da objetividade do caso genitivo Ἰησοῦ (Iesoû [“de Jesus”]), essa suposta regra não tem aceitação geral pelos tradutores do “Novo Testamento” grego, o que mostra que a gramática em si não é suficiente para definir a subjetividade ou a objetividade do genitivo. Isso será mostrado no próximo subtítulo.

5. O contexto


Como mencionado no primeiro artigo desta série, a expressão τὴν μαρτυρίαν Ἰησοῦ (tèn martyrían Iesoû [“o testemunho de Jesus”, no caso acusativo]), ocorre em Apocalipse 1:2, 9; 12:17; 19:10 (2 vezes); 20:4.

Vamos analisar cada uma dessas passagens.

Apocalipse 1:2:

       Em Apocalipse 1:2, a NM (Tradução do Novo Mundo) interpreta o genitivo Ἰησοῦ (Iesoû [“de Jesus”]) como sendo subjetivo (Jesus realiza a ação):

Deu testemunho da palavra dada por Deus e do testemunho dado por Jesus Cristo.”

A maioria das traduções pesquisadas verte como está literalmente no grego: “Do testemunho de Jesus Cristo.” (ACF, ARIB, NVI, SBB)
Outras traduções vertem como a NM:
“Do que foi revelado por Jesus Cristo.” – O Livro.

“The truth told us by Jesus Christ.” (“A verdade que nos foi dada por Jesus Cristo.” – Weymouth NT.)



“What Jesus showed to him.” (“O que Jesus mostrou para ele.”)  Bible in Worldwide English NT.

A Holman Christian Standard Bible[2] (“Versão Padrão Cristã de Holman”) também verte de modo a destacar a atuação do cristão em dar testemunho:
“Who testified to God’s word and to  the testimony about Jesus Christ, in all he saw.” (“Quem testificou da palavra de Deus e do testemunho sobre Jesus Cristo, em tudo o que viu.”) – Apocalipse 1:2.



Por outro lado, a versão ISV NT atribui o sentido objetivo ao genitivo Ἰησοῦ (Iesoû [“de Jesus”]):

“Testimony about Jesus Christ.” (“Testemunho sobre Jesus Cristo.”)



Esta análise prévia do contexto mostra pelo menos duas coisas: 1) apenas a gramática não delimita se o genitivo é subjetivo ou objetivo; e 2) assim sendo, a regra do acusativo, expressa no Dicionário Vine, não é definitiva.
Quanto ao sentido da expressão grega τὴν μαρτυρίαν Ἰησοῦ (tèn martyrían Iesoû [“o testemunho de Jesus”]), em Apocalipse 1:2, parece coerente entender que se trata de um genitivo subjetivo (‘o testemunho dado por Jesus’), posto que o verso diz que João “deu testemunho” do “testemunho de Jesus”. Caso entendêssemos tratar-se de um genitivo objetivo, teríamos a conclusão de que ‘João deu testemunho do testemunho sobre Jesus Cristo’, o que parece uma redundância. Bastaria dizer que João deu testemunho sobre Jesus Cristo. Por outro lado, entender o genitivo Iesoû como sendo subjetivo parece lógico – “João … deu testemunho … do testemunho dado por Jesus Cristo”, do mesmo modo como coerentemente deu testemunho “da palavra de Deus”, ou seja, “da palavra dada por Deus” (θεοῦ [theós também no genitivo subjetivo]).
Apocalipse 1:9
“Eu, João, irmão e companheiro de vocês na tribulação, no reino e na perseverança em união com Jesus, me encontrava na ilha chamada Patmos, por ter falado a respeito de Deus e ter dado testemunho de [isto é, sobre] Jesus.” – NM.

A maioria das traduções pesquisadas verte como abaixo:

“Por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.” – ACF, ARIB, NVI, SBB, Ave Maria.
Porém, há outras traduções que vertem o genitivo ησο (Iesoû [“de Jesus”]) num sentido objetivo (“sobre Jesus”):

“Por ter pregado a palavra de Deus e falado sobre Jesus Cristo.” – O Livro.

“Because I told the word of God and talked about Jesus Christ.” (“Porque falei a palavra de Deus e falei sobre Jesus Cristo.”) – Bible in Worldwide English NT.
Neste texto, o genitivo parece ser coerentemente objetivo (‘por causa da palavra sobre Deus e pelo testemunho sobre Jesus’), visto que essa interpretação encontra justificativa no que João mencionou no mesmo versículo – “tribulação”, “perseverança”, e sua prisão na “ilha chamada Patmos”. Ou seja, por João ter pregado sobre Deus e sobre Jesus ele sofreu tais coisas.
O quinto e último artigo desta série dará continuidade à questão do contexto.

 Explicação das siglas usadas:
ACF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
ARIB: Almeida Revisada Imprensa Bíblica.
ISV NT: International Standard Version (Versão Padrão Internacional) do Novo Testamento.
NVI: Nova Versão Internacional.
SBB: Tradução da Sociedade Bíblica Britânica.


Notas:
[1] Todos os direitos reservados. Copyright c 2002 para a língua portuguesa da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina.
[2] Disponível em: <https://www.studylight.org/interlinear-bible/revelation/1-2.html>.


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada pelas Testemunhas de Jeová.



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