Fonte da ilustração: jw.org
Certo leitor trouxe à atenção o
seguinte argumento trinitário:
Olá, boa tarde.
Conversando recentemente com um trinitário a respeito da eternidade de
Jesus, esse senhor falou um versículo que até então não tinha visto nenhum site
apologético ou trinitário usar, até mesmo site nosso refutar.
Trata-se de Judas
25, que declara: “Ao
único Deus, nosso Salvador, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, seja a
glória, a majestade, o poder e a autoridade desde toda a eternidade, agora e
por toda a eternidade. Amém.”
Esse senhor argumentou que esse versículo fala claramente que, se a
glória, majestade, poder e autoridade de Jeová existem desde toda a eternidade,
a glória, majestade, poder e autoridade de Jesus também existem desde toda a
eternidade.
Sendo assim, ele (Jesus) também é eterno, pois Judas colocou tanto o Pai
como o Filho tendo atributos desde toda a eternidade; que, se tirarmos a
eternidade de Jesus, teremos que tirar a do Pai também.
Abraço. Fico no aguardo.
Resposta:
O trinitário afirmou que Judas 25 “fala claramente que, se a glória, majestade,
poder e autoridade de Jeová existem desde toda a eternidade, a glória,
majestade, poder e autoridade de Jesus também existem desde toda a eternidade”.
Contudo, Judas 25 não diz nada disso.
Judas 25 é uma doxologia
(declaração de louvor) feita ao Pai POR MEIO DE Jesus Cristo. A Deus, o Pai,
cujo nome é Jeová, são atribuídos “a glória, a majestade, o poder e a
autoridade”, características que Ele tem desde toda a eternidade passada e que
continuará a ter por toda a eternidade futura.
Jesus Cristo é colocado no texto
por Judas como sendo O MEIO de atribuirmos e de reconhecermos a Jeová tais
características.
Como o próprio Jesus disse nas
passagens abaixo:
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
– João 14:6.
“Também, tudo o que vocês pedirem em meu nome, eu farei, para que o Pai
seja glorificado por meio do Filho. Qualquer
coisa que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” – João 14:13, 14.
“Vocês não me escolheram, mas eu
escolhi vocês, e eu os designei para irem e continuarem dando fruto, fruto que
permaneça, para que, não importa o que pedirem
ao Pai em meu nome, ele dê a vocês.” – João 15:16.
“Se pedirem ao Pai qualquer coisa em meu nome, ele a dará a vocês.” – João
16:23, 24.
“Naquele dia vocês pedirão ao Pai em meu nome.” – João
16:26.
Portanto, a premissa do referido
trinitário não tem nenhum respaldo em Judas 25, e em parte alguma da Bíblia.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
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Comentários
"'Ao único Deus, nosso Salvador (...) seja a glória, a majestade, o poder e a autoridade desde toda a eternidade, agora e por toda a eternidade. Amém...'”
Nota-se que Judas reconhece o papel do Messias como mediador.
a expressão "por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor..." refere-se exatamente a que? Ao processo de Salvação que se dá por meio de Jesus, ou aos atributos divinos mencionados que são dados a Deus "por meio" de Jesus? Ou a ambos?
Existe base gramatical no grego para afirmar isso?
QUEM MORREU foi o filho e RESSUSCITOU pelo pai, o próprio jesus diz em apocalipse que esteve morto, em 1 Timóteo 1:17 o único Deus é eterno, em Timóteo 6:16 jesus recebe imortalidade assim como os cristãos ungidos