O Senhor Jesus Cristo
afirmou: “Todo
reino dividido contra si mesmo cai em ruína, e uma casa dividida contra si mesma
cai. Da mesma forma, se Satanás também está dividido contra si mesmo, como o
seu reino ficará de pé?” (Lucas 11:17) O princípio por trás desse texto pode
muito bem ser aplicado à doutrina da Trindade e aos que a defendem, pois as
contradições entre os conceitos trinitários mostra que tal doutrina não tem
sustentação.
Este
artigo, feito com a colaboração do apologista Saga, revela algumas das muitas
contradições do ensino trinitarista. Alistam-se abaixo algumas de tais
contradições:
AFIRMAÇÃO: ‘A Regra de
Sharp torna claro que, quando temos dois substantivos ligados por “kai” (“e”) e
o primeiro vem com o artigo definido, isso significa que o segundo é o mesmo
ser. Assim, em Tito 2:13, a construção “O Deus e Salvador” mostra que os dois substantivos – Deus e Salvador – se
referem a Jesus Cristo.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: Em João
20:28 (‘O Senhor e O Deus’) apresenta uma construção diferente (dois substantivos ligados por “kai” (“e”) e os dois vêm com o artigo definido), o
que faria, segundo a tal “Regra de Sharp”, que “o Senhor” é um ser e “o Deus” é
outro ser. No entanto, isso é algo que os trinitarista terminantemente não
aceitam, negando a própria “regra” que eles mesmos criaram!
AFIRMAÇÃO: ‘Deus não
morre.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘Meu
Deus morreu por mim na cruz.’
AFIRMAÇÃO: ‘O Filho
nasceu, foi gerado por Deus.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘O Filho
sempre existiu.’
AFIRMAÇÃO: ‘O Filho não
sabia o dia e a hora do fim, pois era homem.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘O
Filho era Deus na Terra e, sendo assim, era onisciente.’
AFIRMAÇÃO: ‘A Regra de
Cowell mostra que um nominativo predicativo anartro é definido quando precede o
verbo. Assim, em João 1:1, na construção ‘a Palavra era Deus’, esse termo
“Deus” é definido, significando que a Palavra era O Deus.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO:
Encontramos a mesma situação gramatical em João 6:70 na construção “um de vós é
diabo” (IBB), mas nenhum trinitarista afirmaria que esse “um” (Judas
Iscariotes) era O Diabo (o anjo que
se desviou).[1]
AFIRMAÇÃO: ‘O Filho, que
era Deus, se esvaziou de sua forma de Deus e veio a existir em forma de homem.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘O
Filho nunca deixou de ser Deus na Terra.’
AFIRMAÇÃO: ‘O Pai
ressuscitou o Filho.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘O
Filho ressuscitou a si mesmo.’
AFIRMAÇÃO: ‘Não cremos
em três Deuses, isso seria triteísmo,
e não trindade.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘A
Trindade é provada no Antigo Testamento pela palavra Elohim, que significa “Deuses”.’
AFIRMAÇÃO: ‘O
Filho, ao reviver, subiu ao céu e foi exaltado para o lado direito do Pai.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘Jesus
nunca saiu do céu, pois é onipresente.’
AFIRMAÇÃO: ‘O
Filho sempre foi Todo-Poderoso.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘Quando
o Filho voltou aos céus, Deus o exaltou
a uma posição superior.’
AFIRMAÇÃO: ‘Jesus nunca
poderia ser o Arcanjo, pois ele é Deus, não é anjo; ele é o Criador, e anjos
são criaturas.’
CONTRA-AFIRMAÇÃO: ‘Jesus
é o ANJO DO SENHOR que aparecia no Antigo Testamento.’
Como visto acima, a
Trindade é uma doutrina dividida contra si mesma e, por causa disso, não
subsistirá. Chegará o tempo em que todas as criaturas que então viverem
“adorarão o Pai com espírito e verdade”.
– João 4:23.
Nota:
[1] Para uma explicação sobre a regra de Cowell, veja o vídeo “Uma consideração sobre João 1:1: Quem é o Verbo realmente?”
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Comentários
Fico muito contente de que esteja tomando posição ao lado dos que adoram o Pai com espírito e verdade, pois esses são os que o Pai Jeová está procurando para o adorarem. (João 4:23, 24) Que as bênçãos de Jeová continuem sobre seus esforços de servir a Ele. - Provérbios 10:22.