Um leitor escreveu:
Boa noite, meus irmão.
Em primeiro lugar, agradeço a
Jeová da maneira como tem nos ajudado por vos usar da maneira como vos
tem usado. Em segundo lugar, agradeço a você por aceitar ser
instrumento na mão de Jeová.
Tenho apreciado bastante os vossos
trabalhos. Por essa razão, eu gostaria que um dia desses, se puder, falasse da
diferença que existe entre “justo”, “injusto” e “iníquo”. Peço com todo
respeito e confiança em você, meu amado irmão.
Obs: Sou um testemunha de Jeová batizado e
dedicado aqui em Angola.
Por isso é que vos acompanho
milimetricamente, porque prezo as coisas espiritualmente profundas. Boa noite e
muito obrigado.
Luanda, aos 16 de Março de 2016.
[Nome mantido em sigilo.]
[Nome mantido em sigilo.]
Resposta:
Olá, estimado irmão!
Saudações a você e a todos os nossos queridos
irmãos aí em Luanda!
É um prazer imenso poder saber que minha humilde
participação na obra do Reino pela internet tem sido de ajuda.
Com relação à sua pergunta - a diferença entre “justo”,
“injusto” e “iníquo”:
Essas palavras precisam ser entendidas dentro do
CONTEXTO em que são usadas. O contexto é que determina o GRAU em que essas
palavras são usadas na Bíblia.
Por exemplo, a palavra “justo”, no sentido mais
pleno de alguém incapaz de errar (de cometer injustiça), aplica-se a Jeová
Deus. Lemos em Deuteronômio 32:4:
“A Rocha [Jeová] — perfeito é tudo o que ele
faz, pois todos os
seus caminhos são justos. Deus de
fidelidade, que nunca é
injusto; justo e reto é
ele.”
Pessoas perfeitas, como o Filho de Deus, também são
justas no sentido de não cometerem pecado. Atos 7:52, que chama Jesus de 'o
Justo':
“A qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Sim, mataram os que anunciaram
antecipadamente a vinda do Justo, cujos traidores e assassinos vocês se
tornaram agora.”
Mas, a palavra também se aplica a humanos
imperfeitos que se esforçam a agradar a Jeová por exercer fé no sacrifício de
Cristo e seguir suas normas bíblicas. Romanos 1:17 declara:
“Pois nelas a justiça de Deus é revelada pela fé e para a fé, assim como está escrito: ‘Mas o justo
viverá em razão da fé.’”
As palavras “injusto” e “iníquo” também precisam
ser entendidas dentro do contexto bíblico em que elas ocorrem.
Por exemplo, lemos que “os injustos não herdarão o
reino de Deus” (1 Coríntios 6:9) O contexto diz respeito a pessoas que praticam
coisas que Jeová odeia e, evidentemente, não querem de jeito nenhum fazer
mudanças. É claro que o julgamento de quem se encontra nessa situação compete a
Deus por meio de Cristo, conforme lemos nos textos abaixo:
Romanos 14:12: “Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”
2 Coríntios 5:10: “Pois todos nós compareceremos perante o tribunal do Cristo, para que cada
um receba a sua retribuição de acordo com as coisas que fez enquanto no corpo,
sejam boas sejam más.”
Por outro lado, lemos que haverá “uma ressurreição
tanto de justos como de injustos”. (Atos 24:15) Esse “injustos” não são pessoas
incorrigíveis, embora tenham praticado injustiça neste sistema de coisas.
Sobre a palavra “iníquo”, lemos em Mateus 7:11: “Portanto, se
vocês, embora maus [“iníquos”; NM, 1992; grego: ponerós], sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o seu
Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem!”
No caso acima, “iníquos” tem o sentido de pessoas
imperfeitas, com predisposição para fazer o que é errado, ou seja, todos os
seres humanos imperfeitos.
Mas a palavra “iníquo” também pode se aplicar a
alguém que ESCOLHE praticar o mal. Lemos em Ezequiel 33:11:
“Diga a eles: ‘Tão certo como eu vivo’, diz o Soberano Senhor
Jeová, ‘não tenho prazer na morte de quem é mau [“iníquo”; NM,
1992], mas sim em que a pessoa má mude seu caminho e continue viva. Recuem, recuem dos seus maus caminhos. Afinal, por que vocês deveriam morrer, ó
casa de Israel?’”
Há também o “iníquo” que DECIDE CONTINUAR NA
MALDADE A PONTO DE SE TORNAR INCORRIGÍVEL, perdendo a chance de ter vida
eterna. Isaías 26:10 e 14 reza:
“Mesmo que se mostre favor a quem
é mau [“iníquo”;
NM, 1992],
ele não aprenderá a justiça. Mesmo na terra da retidão ele fará o que é
mau, e não verá a glória de Jeová. Eles estão mortos; não viverão. Impotentes na morte, não se levantarão. Pois voltaste a tua atenção para eles, a fim de
os exterminares e apagares qualquer
lembrança deles.”
Naturalmente, como dito acima, somente Jeová, por
meio de Cristo, decide quem chegou nesse grau de iniquidade.
A palavra “iníquo” é também usada para descrever
Satanás, o Diabo, que foi perfeito e decidiu desobedecer a Jeová, recebendo o
julgamento da destruição eterna. Lemos em 1 João 5:19:
“Sabemos que nos originamos de
Deus, mas o mundo inteiro está no poder do Maligno [“iníquo”; NM,
1992].”
Espero que os comentários acima possam lhe servir
de ajuda no entendimento dessas palavras.
Oro para que Jeová continue abençoando a todos
vocês aí em Luanda, e a toda a nossa fraternidade mundial.
“Não fiquem ansiosos por causa de coisa alguma, mas em tudo,
por orações e súplicas, junto com agradecimentos, tornem os seus pedidos
conhecidos a Deus; e a paz de Deus, que
está além de toda compreensão, guardará o seu coração e a sua mente por meio de
Cristo Jesus.” – Filipenses
4:6, 7.
Explicação de abreviação
usada:
NM, 1992: Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada pelas Testemunhas de
Jeová, revisada em 1992.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová, revisada em 2015.
Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a
fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Diz que se voce nao avisar o iniquo, ele morrerá pelo seu erro.. mas entendo que Deus julga cada um pela informaçao que recebeu, ou seja, os injustos seriam aqueles que nao conheceram Jeová. E este texto pode dar a entender que Jeová destruiria alguem que nao tem informaçao sobre seus propositos, entende?
Obrigado.
Por outro lado, tal passagem de Ezequiel enfatiza a responsabilidade de quem conhecimento bíblico, de ajudar, conforme possível, as pessoas sem conhecimento a escolher o melhor modo de vida, que é servir a Jeová.