Certo leitor deste site
perguntou:
O que Paulo
quis dizer em Hebreus 4:12, quando ele fala que a palavra de Deus penetra mais fundo
e faz a divisão entre a "alma e espírito"?? E em Tessalonicenses,
quando ele diz: "corpo, alma e espírito"??
Resposta:
Os textos acima têm sido usados erroneamente, quer para
tentar provar a doutrina da imortalidade da alma quer para tentar provar a
doutrina da Trindade. Vamos considerar cada um desses textos.
Hebreus 4:12 declara: “Porque
a palavra de Deus é viva e exerce poder,
e é mais afiada do que
qualquer espada de dois gumes,
e penetra a ponto de
fazer divisão entre a alma e o espírito, e entre
as juntas e a medula, e é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do
coração.”
Alguns concluem do texto que temos dentro de nós uma alma ou espírito
que sobrevive à morte do corpo físico. Mas o texto não diz isso, nem permite
essa conclusão.
O apóstolo Paulo descreve em linguagem vívida a
profunda influência da “palavra”, ou mensagem, de Deus, contida na Bíblia,
sobre pessoas sinceras.
A chave do entendimento se encontra na continuação do texto:
“é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração”.
Exemplificando o poder da “palavra de Deus”, Paulo
escreveu:
“Ou será que vocês não sabem que os injustos não
herdarão o Reino de Deus? Não se enganem.
Os que praticam imoralidade
sexual, os idólatras,
os adúlteros, os
homens que se submetem a atos homossexuais,
os homens que praticam o
homossexualismo, os ladrões, os gananciosos, os beberrões, os
injuriadores e os extorsores não herdarão o Reino de Deus. E,
no entanto, isso é o que alguns de vocês
foram. Mas vocês foram lavados; vocês
foram santificados; vocês foram declarados justos no
nome do Senhor Jesus Cristo e com o espírito do nosso Deus.” – 1 Coríntios 6:9-11.
Isso indica que a “palavra de Deus” penetra fundo na pessoa, extraindo o
que a pessoa tem no mais íntimo. De modo que o uso das palavras “alma”, “espírito”,
“juntas” e “medula” têm por objetivo provar isso. Todas essas expressões
representam o íntimo da pessoa. A medula encontra-se na parte mais interna dos
ossos.
“Alma” no “Novo Testamento” é usada para significar a vida que se
usufrui como criatura. Encontramos exemplos disso nos textos abaixo:
Mateus 16:25, 26: “Pois quem
quiser salvar a sua vida [“Ou: ‘alma’”, nota] a
perderá, mas quem perder a sua vida [“Ou: ‘alma’”, nota] por
minha causa a achará. Realmente, de que adianta o homem ganhar o mundo
inteiro, se ele perder a sua vida [“Ou: ‘alma’”, nota]?
Ou o que o homem dará em
trocada sua vida [“Ou: ‘alma’”, nota]?”
Na Bíblia como um todo, significa a inteira pessoa, com suas
características físicas e mentais.
Já o “espírito” neste contexto tem o sentido de íntimo, como em Romanos
8:16: “O próprio espírito dá testemunho com o nosso espírito [nosso íntimo] de que somos filhos de Deus.”
Assim, reunindo os sentidos contextuais das palavras “alma” e
“espírito”, fica claro o sentido: a “palavra de Deus” traz à tona o que a
pessoa é no seu inteiro modo de vida— toda a sua “alma”, ou vida, como criatura
humana; e o que é no seu “espírito” – seu íntimo, seus pensamentos e reais
intenções.
Mas o texto NÃO ensina que os humanos possuem
dentro de si alguém consciente que sobrevive à morte do corpo físico.
Lemos no Salmo 146:4: “Seu espírito sai, e eles [não apenas seus corpos] voltam ao solo; nesse mesmo dia os seus pensamentos se acabam.”
Note que não há nenhuma dicotomia de corpo e
espírito na Bíblia, de modo a um deles continuar uma vida consciente. Com a
morte, cessam os pensamentos, função vital para uma existência consciente. É
por isso que, junto com os cadáveres, os próprios indivíduos (“eles”) “voltam
ao solo”. Não continuam qualquer existência pós-morte do corpo.
O texto de 1 Tessalonicenses 5:23 será
considerado no próximo artigo.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a
fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Eu vi eum discurso público onde tratou de Hebreus 4:12, e a explicação era mais ou menos assim alma era tomada como a pessoa física e espírito como a espitualidade dela, ou seja, a vontade da carne e o desejo do espírito, a Palavra de Deus expõe nossa natureza separando em nosso eu nossas necessidades espirituais e nossas ambições físicas e materiais (satisfação da alma). É como o Senhor disse quanto ao sono de seus discípulos: o espirito está ansioso mas a carne é fraca.
ALMA e ESPÍRITO
ALMA = O que aparentamos ser (Por fora)
ESPÍRITO = O que realmente somos (No íntimo)
“A palavra viva que promete a entrada no descanso de Deus é mais afiada do que uma espada, dividindo (pela reação da pessoa a ela) o que a pessoa parece ser como alma e o que realmente é quanto ao seu espírito.” – it 2, 307.
“Na sua carta aos hebreus, Paulo escreveu também que a palavra de Deus “penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e da sua medula, e é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração”. (Heb. 4:12) Em outras palavras, quando entendemos bem o propósito de Deus para nós, a nossa reação revela o que somos no íntimo. Será que existe às vezes uma diferença entre o que aparentamos ser (a “alma”) e o que realmente somos (o “espírito”)? (Leia Mateus 23:27, 28.)” – w11 15/07, 29.