O estudo evangélico de teologia acima mostra uma situação
embaraçosa em que se encontram os defensores da doutrina da Trindade: como
explicar que o espírito santo é Deus e ao mesmo tempo que ele não deve ser
adorado?
Mas, se Deus é formado de três pessoas divinas – Pai, Filho e
“Espírito Santo” – a oração deveria ser dirigida aos três, não é mesmo? Porém, os
dois textos citados no estudo acima (Mateus 6:9 e João 16:23, 24) mostram que
se deve orar ao Pai. O próprio Filho fica excluído de receber
nossas orações. As orações devem ser dirigidas ao Pai em nome de Jesus,
mas não a Jesus.
Filipenses 4:6 declara: “Por
orações e súplicas, junto com agradecimentos, tornem os seus pedidos conhecidos A DEUS. ” O texto é claríssimo em mostrar
que devemos orar somente a Deus. Então, se o espírito santo fosse Deus, como
afirmam os trinitaristas, deveríamos orar a ele também. Mas, se, como admitem,
não devemos orar ao espírito santo, então ele não é Deus!
Seria muito mais simples aceitar a clara
verdade bíblica de que “Deus é apenas um” (Gálatas 3:20), e não três.
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A menos que haja uma indicação, todas as
citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
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Comentários
De acordo com que você vai enumerando passagens bíblicas o trinitário vai admitindo coisas tais como as citadas, que não se ora ao espírito santo, que não deve-se adorar ao espírito santo...e mais
(Ap 21:1, 22:3) Que o espírito santo não tem trono
(Efésios 5:5.Ap11:15) Que o espírito santo não reina
(Ap 7:10) Que o espírito santo não salva
Admitindo que o Espírito Santo não é nosso salvador, não reina em um trono no céu, não recebe orações e não deve ser adorado ainda assim o trinitário insistia que ele era Deus assim mesmo, simplesmente ele se escusou dizendo que não é função do espírito santo ser adorado, salvar, reinar e tudo mais, as honras ficam para Deus Pai e Jesus Cristo. Sendo assim a pessoa faz várias separações entre Deus e Deus, dizendo que um Deus faz certas coisas e outro Deus não faz, um Deus aceita algumas coisas, outro Deus não aceita, um Deus é assim, o outro Deus não é, é interessante que as pessoas admitam que o Pai é o cabeça, que reina sobre tudo, que o Filho e o Espírito lhe estão sujeitos e que ele tenha várias exclusividades, mas continuem negando sua supremacia como o único Deus verdadeiro e Todo Poderoso, ele tem várias distinções não apenas sobre o Espírito, mas sobre o próprio Filho, mas os trinitários não se dão por satisfeitos e tentam falidamente salvar sua doutrina assim mesmo, inventando outros "Deus", Cristo por exemplo é um Deus que morre, e que é sujeito a um chefe como cabeça, e o Espírito é um Deus que não é adorado e que não governa o universo, e por aí vai....
PLUS: E Que o espírito santo não cria? (Note Heb 1:1,2. Jo 1:1,2. Col 1:16 e inclusive Efésios 3:9 na Almeida Fiel, Deus, referindo-se ao Pai, criou tudo por meio do Filho, então trinitários...digam-nos então....onde entra a pessoa do Espírito aí? Não entra, muitos [incorretamente] chamam o Filho de co-criador ou concriador, sabemos que ele é o mestre-de-obras, mas não existe outra pessoa envolvida na criação, o agente do Pai foi o Filho e só, usar dois agentes é absurdo, para que dois seres onipotentes necessitam de um terceiro ajudador? Enfim....nós Testemunhas Cristãs de Jeová, por entendermos que o espírito santo não é uma terceira pessoa, não temos dificuldade alguma em ver que ele atuou na criação, como ferramenta divina, não como Criador [Jeová] e nem como Agente [Cristo])
Conclusão: Deus para esse trinitário não pode ser definido como o Criador, Imortal, Rei e Senhor do Universo, que tudo governa de seu trono de gloria como cabeça acima de todos, aquele a quem semente a ele oramos e adoramos, a fonte da nossa salvação eterna, etc etc e etc, pois ao descrevermos tais características todas juntas estaremos falando especificamente do Pai, e as "funções" do "Filho" e do Espírito Santo" não comportam isso tudo....
O que nos consola é saber que muitos foram libertos dessa doutrina que faz com que as pessoas se afastem de Deus, e que finalmente conseguiram desenvolver uma relação achegada com o Criador!