SEOL e
HADES significam a SEPULTURA COMUM DA HUMANIDADE
Fonte: jw.org
Certo leitor
levantou uma questão sobre os termos “Seol” e “Hades”:
Olá,
apologista. Por que a Tradução do Novo Mundo não traduz as palavras SEOL e
HADES em seu próprio texto? Li que a palavra HADES significa A SEPULTURA COMUM
DA HUMANIDADE, O DOMÍNIO DA SEPULTURA. Se esse significado é verdadeiro, então
a Tradução do Novo Mundo deveria traduzir assim o texto de Lucas 16:23: “E na
SEPULTURA, ele [Lázaro] ergueu os olhos ...”.
Por que
então não o faz? Será que é porque ficaria difícil explicar como Lázaro abriu
os olhos na sepultura? Afinal, ele não estava morto? Mesmo que o texto seja
figurado, uma tradução LEGÍTIMA da Bíblia deve ter TODAS SUAS PALAVRAS
traduzidas. Se isso não acontece, essa “tradução” da Bíblia acaba caindo em
descrédito! Já em Jonas 2:2 deveria estar escrito: “Do ventre da SEPULTURA
clamei por ajuda...” Mas, como Jonas poderia clamar na sepultura, visto que
estava no ventre do peixe BEM VIVO? Isso prova que a palavra SEOL NÃO PODE SER
DEFINIDA nestes textos como sepultura.
Resposta:
Primeiro, a
revisão da Tradução do Novo Mundo traduz
essas palavras por “sepultura”.
Segundo,
outras traduções, além da Tradução do
Novo Mundo Com Referências, deixaram essas palavras sem tradução. (Como
exemplos, veja a tradução de João Ferreira de Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira [IBB], e a Bíblia de Jerusalém [BJ]).
Terceiro, os
textos de Lucas 16:23 e de Jonas 2:2 podem usar a palavra “sepultura”, pois
podem ser entendidos como usando figuras de linguagem. No caso de Jonas, ele
poderia citar o ventre do peixe como sendo sua sepultura, caso Deus não o
livrasse. É interessante que Jesus comparou a situação de Jonas com a sua
própria morte. Lemos em Mateus 12:40: “Porque, assim como Jonas
esteve três dias e três noites no ventre do enorme peixe, assim estará também o
Filho do homem três dias e três noites no coração da terra.”
O livro “Poderá
Viver Para Sempre no Paraíso na Terra”[1] tece o seguinte comentário:
Que queria dizer Jonas com “do ventre do Seol”? Ora, o ventre daquele
peixe certamente não era um lugar de tormento ardente. Mas poderia ter sido a
sepultura de Jonas. De fato, Jesus Cristo disse a respeito de si mesmo: “Assim
como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do enorme peixe, assim
estará também o Filho do homem três dias e três noites no coração da terra.” —
Mateus 12:40.
No caso do
Rico e de Lázaro, trata-se de uma parábola cujos elementos não podem ser
tomados literalmente. A descrição de “Lázaro” abrir os olhos na sepultura
bem como a conversa envolvida na parábola, da parte do “rico”, é um claro
exemplo de prosopopeia. Segundo o Dicionário
Michaelis, prosopopeia é definida como “figura pela qual se atribui
qualidade ou sensibilidade humana a um ser inanimado e se fazem falar as
pessoas ausentes e ATÉ OS MORTOS.” (Maiúsculas acrescentadas.)
Veja o artigo “O Rico e Lázaro – história real ou parábola?”.
Nota:
[1] Publicado pelas Testemunhas de Jeová.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
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citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Inclusive eu preferia s transliteração de Geena, Seol, Hades e Tártaro para posterior estudo de todas as ocorrências de cada termo.
Seol e Hades eram transliterados para distinguir essas palavras dos termos comuns em hebraico e grego para sepulturas individuais, além de frisar a deficiência das traduções da Cristandade que alternavam suas traduções ora para Inferno, ora par sepultura, morte, cova, sepulcro, tumba...
Na TNM Revisada os termos foram adaptado como Sepultura. ara auxiliar os leitores leigos com pouca experiência bíblica que desconhecem o que seria Hades, Seol, sendo traduzidos pela mesma palavra fica mais fácil encucar na mente das pessoas que são a mesma coisa. Afinal tem religiosos que fazem distinção do que era Seol no Antigo Testamento e do que Hades no Novo.