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Bíblia ensina que Deus é uma Trindade?
Fonte da ilustração:
jw.org
Um leitor
me enviou o seguinte comentário:
Querido irmão.
Na internet me deparei com um argumento sobre a trindade, onde
a pessoa usava o texto de Isaías, capitulo 6, com uma passagem do Evangelho (não
me lembro qual) e Atos 20:26. Onde os versículos falam de Jeová, de Jesus e do espírito santo.
Tentei pesquisar nas publicações da Sociedade, mas não
consegui. Gostaria que você me desse alguma explicação. Agradeço.
Resposta:
Os textos usados pelos trinitaristas são Isaías 6:1, 9, 10;
João 12:36, 37, 39-41 e Atos 28:24-27.
O primeiro texto fala de Jeová, o segundo faz aplicação a
Jesus; e o terceiro texto refere-se ao espírito santo, citando figuradamente
essa passagem “por intermédio de Isaías”:
Isaías 6:1, 9, 10: “No ano em que morreu o
Rei Uzias, eu, no entanto, cheguei a ver Jeová sentado
num trono enaltecido e elevado, e as orlas da sua [veste] enchiam o templo. E ele [Jeová] prosseguiu, dizendo: ‘Vai, e tens de dizer a
este povo: “Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez após vez, mas não
obtenhais conhecimento.” Torna embotado o coração deste povo e torna
insensíveis os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos deles, para
que não vejam com os seus olhos e não ouçam com os seus ouvidos, e para que seu
próprio coração não entenda, e para que realmente não recuem e obtenham para si
a cura.’”
João 12:36-37, 39-41: “‘Enquanto tendes a
luz, exercei fé na luz, a fim de que vos torneis filhos da luz.’ Jesus falou
estas coisas e foi embora, e escondeu-se deles. Mas, embora tivesse
realizado tantos sinais na frente deles, não depositavam fé nele. ... A razão por que não podiam crer é que Isaías disse novamente: ‘Cegou-lhes
os olhos e endureceu-lhes os corações, para que não vissem com os seus olhos,
nem compreendessem o pensamento com os seus corações, nem se voltassem e eu os
sarasse.’ Isaías disse estas coisas, porque viu a sua glória e falou dele. ”
Atos 28:24-27: “E alguns começaram a
acreditar nas coisas ditas; outros não queriam acreditar. Assim, visto
haver desacordo entre eles, começaram a retirar-se, fazendo Paulo este único
comentário: ‘O espírito santo falou aptamente por
intermédio de Isaías, o profeta, a vossos antepassados, dizendo: “Vai a
este povo e dize: ‘Ouvindo ouvireis, mas de modo algum entendereis; e, olhando
olhareis, mas de modo algum vereis. Pois o coração deste povo tem ficado
embotado e com os seus ouvidos têm ouvido sem reação, e eles têm fechado os
olhos; para que nunca vissem com os olhos, nem ouvissem com os ouvidos, nem
entendessem com o coração e se voltassem, e eu os sarasse.’”’ ”
Reunindo as partes desses três livros bíblicos, os
trinitaristas raciocinam assim: Isaías teve uma visão de Jeová, que ordenou a
ele as palavras de Isaías 6:9, 10. Essas mesmas palavras foram aplicadas pelo
apóstolo João a Jesus Cristo. Para os trinitaristas, isso torna Jeová e Jesus a
mesma pessoa. Em Atos, diz-se que é o espírito santo que proclama as palavras
originalmente de Jeová em Isaías 6:9, 10. Assim, segundo os trinitaristas, o
espírito santo é o mesmo personagem que declara as palavras de Isaías 6:9 e 10.
Contudo, essa é uma argumentação simplória que vai contra a
própria doutrina da Trindade. Pois, com tal argumentação, os trinitaristas
estão se afirmando unicistas, visto que isso tornaria Jeová, Jesus e o espírito
santo a MESMA E ÚNICA PESSOA.
Isso atenta contra a Trindade, segundo a qual há um só Deus, mas em TRÊS
pessoas distintas e separadas!
É impressionante até onde os trinitaristas vão na tentativa
fútil de embasar uma doutrina antibíblica! Chegam a mudar de identidade
ideológica e filosófica, vestindo a “camisa”, por assim dizer, do time
adversário!
O verdadeiro sentido das passagens envolvidas
O ponto é que João aplicou o texto de Isaías 6:9, 10 a Jesus
por este ser ‘o reflexo da glória’ de Deus. (Hebreus 1:3) E
Atos 28:24 atribui a declaração de Isaías 6:9, 10 ao espírito santo
pelo fato de Jeová usar Seu espírito – sua força ativa – para inspirar a
escrita da Bíblia, inclusive a do livro de Isaías. – 1 Timóteo 3:16, 17.
Passando a regra trinitária na prova do fogo
Agora, se formos usar a regra de que a mesma expressão ou
passagem usada a seres diferentes provaria que tais seres são o mesmo, então
concluiríamos que Moisés e Deus são a mesma pessoa. Podemos ver isso nas passagens
abaixo:
Marcos 7:10: “Por exemplo, MOISÉS DISSE: ‘Honra a teu pai e a
tua mãe.”
Mateus 15:4: “Por exemplo, DEUS DISSE: ‘Honra a teu pai e a
tua mãe’.”
Uma afirmação a respeito de alguém pode ser aplicada a outro
quando há uma relação entre os dois. Visto que Deus deu a Lei POR INTERMÉDIO DE
Moisés (João 1:17), o quinto mandamento (citado acima) pode ser atribuído
aos dois, embora sejam pessoas distintas.
Para uma explanação plena do assunto, veja o tema “Duas regras –
uma falsa e uma verdadeira”.
A menos que haja uma indicação, todas as
citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
Os artigos deste site podem
ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
(João 12:36-37, 39-41) Enquanto tendes a luz, exercei fé na luz, a fim de que vos torneis filhos da luz.” Jesus falou estas coisas e foi embora, e escondeu-se deles. 37 Mas, embora tivesse realizado tantos sinais na frente deles, não depositavam fé nele. ... A razão por que não podiam crer é que Isaías disse novamente: 40 “Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes os corações, para que não vissem com os seus olhos, nem compreendessem o pensamento com os seus corações, nem se voltassem e eu os sarasse.” 41 Isaías disse estas coisas, porque viu a sua glória e falou dele.
As reticências são importantes, pois o versículo 41 quando diz "Isaías disse estas coisas" não está falando apenas de Isaías 6, mas também de Isaías 53 que tem uma passagem citada ali naquelas reticências, ou seja, o verso 41 chama atenção de como essas duas passagens tem aplicação messiânica.
Por último gostaria de chamar atenção que as palavras do versículo 40 aplicadas por João como uma profecia messiânica dizendo que os judeus não acreditariam na pregação de Jesus, ORIGINALMENTE se referiam a reação dos judeus a pregação DO PRÓPRIO PROFETA ISAÍAS.
Para quem conhece a questão de tipos e antitípicos, a pregação do profeta atuou como um tipo da pregação do Cristo.
ESTAS COISAS = > As coisas do capitulo 6 e também do capitulo 53.
"porque viu a sua glória e falou dele"
Porque o profeta viu a glória messiânica e tinha o messias em vista ao profetizar estas palavras.
E digo mais Apologista, nessa visão profética de Isaías 6, o tipo de Cristo é o profeta e não aquele que está sentado no trono, pois QUEM FARÁ a pregação rejeitada seria O PROFETA, e quem o enviou foi Jeová Deus, então é contraditório que entendêssemos que Cristo era o Deus que enviava o pregador, Cristo é o enviado, e quem envia é seu Pai.
Na tnm em João 12:41 no fim tem uma referência (f) a Isaías 6:1 .. acho q a tnm deu um equívoco em fazer isso. . O q vc acha?
Algún estudio sobre Mateo 28:19 hablando contra la trinidad ?
Seguem abaixo dois artigos sobre este texto:
Mateus 28:19 apoia a Trindade?
http://www.oapologistadaverdade.org/2012/07/mateus-2819-apoia-trindade.html
Batismo em nome de quem?
http://www.oapologistadaverdade.org/2014/05/batismo-em-nome-de-quem.html
Abraços!