Um leitor fez a seguinte
colocação:
Apologista, em Romanos 8:5,6 e 27, a expressão “intenção do
espírito” do verso 27 é a mesma em grego usada no verso 6 para a “mentalidade
segundo a carne” e a “mentalidade segundo o espírito”? Qual a diferença entre o “phrónema” de espírito e o ”phrónema” de carne? Digo isso
porque poderíamos dizer que, assim como o espírito tem “intenção” (Romanos
8:27, Almeida), do mesmo
modo também a carne tem intenção, vontade ou algo assim? A carne estaria sendo
personificada assim como o espírito no contexto de Romanos 8?
Resposta:
O
versículo 5 usa o verbo fronéo,
que é definido conforme abaixo:
φρονέω:
1) ter compreensão, ser sábio;
2) sentir, pensar;
2a) ter uma opinião de si mesmo, pensar em si mesmo, ser modesto,
não deixar uma opinião (embora apenas) de si mesmo exceder os limites de;
2b) modéstia; pensar ou julgar o que uma opinião é;
2c) ser da mesma mente; concordarem juntos; acalentar os
mesmos pontos de vista;
3) ser harmonioso para direcionar a mente para uma coisa, para
procurar, lutar por.
Em harmonia com as várias
definições acima, a NM traduz por ‘fixar a mente’.
Já o versículo 6 usa o
substantivo frónema, que tem sido definido como “o que se tem em
mente, os pensamentos e propósitos”. Assim, a NM traduz por “mentalidade”.
O mesmo substantivo é usado no versículo 27, sendo na NM traduzido
por “sentido”, ao passo que a nota remissiva diz sobre frónema: “Ou
‘a ideia; o pensamento’.”
De fato, como o leitor
citado acima trouxe à atenção em seu comentário, tanto o espírito quanto a
carne são personificados. Portanto, tentarem os trinitaristas provar a suposta
personalidade do espírito santo usando essa passagem implica em também ter que
aceitar a suposta personalidade da carne!
A respeito dessa passagem,
o artigo “Estudo sobre Pneumatologia –Parte 5” fez o seguinte comentário:
No que diz respeito a contrastes, ou antíteses, o
espírito santo é contrastado com “código escrito” (“letra”, Al; Rom. 2:29; 7:6; 2
Cor. 3:6), e com “tinta” (2 Cor. 3:3); com o pecado e a morte (Rom. 8:2), e com
a “carne”. (Rom. 8:4-6; Gál. 5:16-18; 6:8) Nenhuma dessas coisas é uma pessoa,
do mesmo modo como o espírito santo não é. Nesse respeito, a Bíblia personifica
tanto o espírito quanto a “carne” como tendo “desejo”. (Gál. 5:17). Há um
contraste entre ‘ficar embriagado [cheio] de vinho’ com ‘ficar cheio de
espírito’. – Efé. 5:18.
Portanto, é irrefutável a
verdade bíblica de que o espírito santo não é uma pessoa espiritual, e sim uma
força impessoal.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo das Escrituras Sagradas (NM), publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
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Comentários
Todos os dias que entrei no blog essa semana tinha artigo novo.Bom,estou gostando.Parabéns pelos ótimos artigos do blog.
Laís