Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20060815/comparar-texto-com-texto/
Certo leitor deste site trouxe a seguinte questão:
“Conversando com um
trinitarista, veja o que ele disse: ‘O Espírito Santo tem nome sim e o seu nome
é Senhor.’ Ele citou então 2 Tessalonicenses 3:5, que diz: ‘Ora o Senhor
encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.’ Daí
perguntou: ‘Quem era este ser chamado Senhor? Era o Pai? Não, pois o Pai é
citado logo à frente (no amor de Deus). Era o Filho? Não, pois ele é citado
logo no fim (na paciência de Cristo). Então, o único que pode estar sendo
referido aqui é o Espírito Santo.’ Então, irmão, esse primeiro
"Senhor" se refere a Jeová ou a Jesus? Aguardo respostas. (OBS: Sei
que Senhor não é nome, é título.)”
Portanto, é um prazer
considerar esta questão, em benefício de todos os leitores deste site.
Resposta:
A evidência contextual parece
apontar para que a identidade do “Senhor” em questão seja a de Jeová Deus.
Vejamos por quê:
2 Tessalonicenses 3:1-5 declara:
“Finalmente, irmãos, fazei orações por nós, para que a
palavra de Jeová prossiga rapidamente e seja
glorificada, assim como de fato se dá convosco; e que sejamos livrados de
homens nocivos e iníquos, pois a fé não é propriedade de todos. Mas o Senhor é fiel, e ele vos fará
firmes e vos guardará do iníquo. Ademais, temos confiança no Senhor, quanto
a vós, de que fazeis e continuareis a fazer as coisas que ordenamos. O Senhor continue a dirigir os
vossos corações com bom êxito ao amor de Deus e à perseverança pelo Cristo.”
(Negrito acrescentado.)
1) O uso do nome divino no v.
1, apoiado por J7,8,13,14,16-18,22,23. (Veja Tradução
do Novo Mundo Com Referências [Rbi8],
Introdução, p. 10.)
J7 – Escrituras Gregas Cristãs em 12
idiomas, inclusive hebr., de Elias Hutter, Nurembergue, 1599.
J8 – Escrituras Gregas Cristãs, hebr., de
William Robertson, Londres, 1661.
J13 – Escrituras Gregas Cristãs, hebr., de
A. McCaul, M. S. Alexander, J. C. Reichardt e S. Hoga,
Londres, 1838.
J14 – Escrituras Gregas Cristãs, hebr., de
J. C. Reichardt, Londres, 1846.
J16 – Escrituras Gregas Cristãs, hebr., de
J. C. Reichardt e J. H. R. Biesenthal, Londres, 1866.
J17 – Escrituras Gregas Cristãs,
hebr., de Franz Delitzsch, Londres, ed. de 1981.
J18 – Escrituras Gregas Cristãs, hebr., de
Isaac Salkinson e C. D. Ginsburg, Londres.
J22 – Escrituras Gregas Cristãs, hebr., das
United Bible Societies (Sociedades Bíblicas Unidas), Jerusalém, 1979.
J23 – Escrituras Gregas Cristãs, hebr., de
J. Bauchet, Roma, 1975.
2 - O versículo 3: “Mas o
Senhor é fiel, e ele vos fará firmes e vos guardará do iníquo.”
Jesus solicitou ao Pai:
“Solicito-te, não que os tires do mundo, mas que vigies sobre eles, por causa do
iníquo.” – João 17:15.
“Não vos tomou nenhuma tentação
exceto a que é comum aos homens. Mas Deus
é fiel, e ele não deixará que sejais tentados além daquilo que podeis aguentar,
mas, junto com a tentação, ele proverá também a saída, a fim de que a possais
aguentar.” – 1 Coríntios 10:13.
“Jeová sabe livrar da provação os de devoção piedosa, mas reservar os
injustos para o dia do julgamento, para serem decepados.” – 2 Pedro 2:9.
Os três versículos acima, que
se referem ao Pai, apresentam a mesma ideia de 2 Tessalonicenses 3:5.
Mas como explicar a construção
textual do vers. 5, que diz: “O Senhor continue a dirigir os vossos corações
com bom êxito ao amor de Deus”?
Essa construção, de se falar da
mesma pessoa de modo diverso (na terceira pessoa do singular) é admissível,
tanto no texto hebraico quanto no grego bíblicos. Os exemplos abaixo elucidam
isso:
“JEOVÁ
FEZ ENTÃO CHOVER enxofre
e fogo sobre Sodoma e sobre Gomorra, DA PARTE DE JEOVÁ, desde os céus.” –
Gênesis 19:24.
“Naquele tempo SALOMÃO
PASSOU A CONGREGAR os
anciãos de Israel, todos os cabeças das tribos, os maiorais dos pais, dos
filhos de Israel, AO REI SALOMÃO em Jerusalém, para que fizessem a arca
do pacto de Jeová subir da Cidade de Davi, isto é, Sião.” – 1 Reis 8:1.
“E a Moisés ele [JEOVÁ] disse: ‘SOBE ATÉ JEOVÁ, tu e Arão, Nadabe e
Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, e tendes de curvar-vos à distância.’” –
Êxodo 24:1.
“JESUS ouviu que o tinham lançado fora, e, achando-o, DISSE-LHE:
‘Depositas fé no FILHO DO HOMEM?’” – João 9:35.
“Então tomou os doze à parte e
disse-lhes: ‘Eis que estamos subindo para Jerusalém e completar-se-ão todas as
coisas escritas por meio dos profetas QUANTO AO FILHO DO HOMEM. Por exemplo, ELE será entregue a homens das
nações e divertir-se-ão às custas DELE, e SERÁ
TRATADO com insolência e
cuspirão NELE; e, depois de o açoitarem, matá-lo-ão, mas no terceiro
dia ELE será
levantado.’” – Lucas 18:31-33.
Se usarmos a premissa do tal
trinitarista, então Jesus e o “Filho do homem” são pessoas distintas, pois Jesus
se referiu ao “Filho do homem” na terceira pessoa do singular, como se
estivesse se referindo a outro.
O mesmo se pode dizer dos
textos acima das Escrituras Hebraicas (“Velho Testamento”). Teríamos de chegar
à conclusão de que havia DOIS reis chamados “Salomão”. Também que haveria DOIS
‘Jeovás’. Acontece que a Bíblia é clara:
“Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” – Deuteronômio
6:4.
Assim, não há nenhuma
contradição em o “Senhor” de 2 Tessalonicenses 3:5 ser o Pai, Jeová, que também
é referido na expressão “amor de Deus”, construção textual que ocorre também em
outras partes da Bíblia.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
Os
artigos deste site podem ser citados
ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Nos exemplos citados a pessoa fala de si mesmo como se estivesse falando de outro. O artigo mostrou que essa possibilidade existe em 2 Tessalonicenses 3:5 na expressão “que o Senhor continue a guiar com bom êxito o seu coração ao amor a Deus”.