Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/sentinela-estudo-janeiro-2016/como-se-torna-ungido/
Prezados leitores deste site:
Este é o
primeiro de uma série de artigos que apresenta um estudo sobre os diversos usos
que a Bíblia como um todo faz da palavra “espírito”, visando extrair elementos
que permitam ao estudante das Escrituras uma visão mais aprofundada dos
significados da referida palavra, em especial no que tange ao entendimento
sobre o espírito santo.
Este estudo
de modo algum se destina a ser completo, e isto por duas razões básicas: (1) a
ciência bíblica, assim como as demais, é progressivamente entendida à medida
que estudiosos apresentam o resultado de suas pesquisas e outros estudiosos
constroem sobre as mesmas; (2) alguns usos da palavra “espírito”, quer nas
Escrituras Hebraicas (“Velho Testamento”), quer nas Escrituras Gregas Cristas
(“Novo Testamento”), são de difícil interpretação, dadas as nuanças sutis que
existem entre alguns usos desse termo. Ademais, por motivo de falha humana
(erros de digitação, esquecimento ou outro descuido), é possível que alguma
referência seja omitida ou anotada de modo errado, impedindo a sua
identificação.
Assim, todo
sincero pesquisador das Escrituras, que se sinta compromissado com a verdade
contida na Palavra de Deus, poderá, se desejar, contribuir com este estudo. Os
leitores poderão enviar suas observações através do e-mail indicado no fim
deste artigo ou postá-las na seção de comentários a serem publicados.
Os sinceros
votos deste pesquisador que cordialmente lhes está apresentando este estudo são
de que esta pesquisa possa contribuir para um relacionamento mais achegado com
o Deus Todo-poderoso, o Soberano Senhor Jeová, por meio de Seu querido Filho, o
nosso Senhor Jesus Cristo. – Colossenses 1:9.
Introdução
O estudo
sobre Pneumatologia é fascinante. Para se entender passagens bíblicas que usam
o termo “espírito” (rúahh em
hebraico e pneúma em grego), é necessário
compreender os vários significados dessa palavra polissêmica. Inclusive,
verdades fundamentais, como a real condição dos mortos, a esperança da
ressurreição, o propósito de Deus para com a Terra só podem ser compreendidas
quando se entende o que é o espírito que há no ser humano. Ademais, as várias
atribuições que a Bíblia dá ao termo “espírito” ajudam no correto entendimento
sobre o espírito santo. Para ilustrar essa verdade, seguem abaixo passagens
bíblicas que mencionam “espírito” e o equívoco que pode resultar da falta de
conhecimento de seus vários significados.
1 Samuel
30:12: “[Davi] comeu e seu
espírito lhe retornou; pois não tinha comido pão nem bebido água por três
dias e três noites.”
Para quem
entende “espírito” como sendo um ser dentro de cada um, que é liberado do corpo
quando a pessoa morre, ou que seu significado se restringe apenas a uma força
de vida, tal pessoa concluiria que, depois de comer, Davi reviveu (foi ressuscitado
ou reencarnou). Mas isso suscitaria a intrigante questão: como pôde ele comer
se estava morto?
Números
27:16: “Que Jeová, o Deus dos espíritos
de toda sorte de carne, designe sobre a assembleia um homem.”
Quem acha que
“espírito” é um ser pessoal consciente dentro do ser humano, que sai com
consciência e individualidade e vai para o domínio espiritual (céu, inferno,
limbo, purgatório, etc.), por certo ficaria intrigado ao saber que os animais
irracionais também têm espírito, conforme o texto acima. Para onde vai o
espírito dos animais?
Lucas 23:46:
“E Jesus exclamou com voz alta e disse: ‘Pai, às
tuas mãos confio o meu espírito.’ Dizendo isso, expirou.”
Quem concebe
o espírito como exposto logo acima concluiria desse texto que Jesus, como
pessoa espiritual, subiu ao Pai naquele instante. Foi assim que um evangélico
de denominação batista certa vez se expressou sobre essa passagem. Daí, ele
concluiu que a ressurreição de Cristo partes de três dias depois significou que
o espírito de Jesus retornou à Terra. Mas, quão grande foi a surpresa dele
quando lhe foi mostrado o texto de João 20:17, que relata o que Jesus disse
após sua ressurreição: “Ainda não subi para meu
Pai”!
Atos 7:59:
“Estêvão … dizia: ‘Senhor Jesus, recebe
meu espírito.’”
Será que
Estêvão, ao ter morrido, naquele momento foi ressuscitado como ser espiritual e
subiu ao céu para estar ao lado de Jesus? Como então conciliar essa conclusão
com o que Paulo disse em 1 Coríntios, de que a ressurreição para a vida
celestial somente ocorre ‘durante a presença [parousia]’ de Cristo, a qual evidentemente
não havia começado naquela época? – 1 Coríntios 15:22, 23, 42-44.
Ademais, quem
acredita que o espírito santo é uma pessoa que faz parte de uma Trindade
formada dele mesmo junto com o Pai e o Filho precisaria explicar por que o Pai
recebe um nome distintivo – Jeová – (cerca de 7.000 vezes), e o Filho recebe um
nome distintivo – Jesus Cristo – (que ocorre cerca de 900 vezes), mas o nome do
espírito santo não ocorre NENHUMA vez na Bíblia!
Juízes 14:6: “O Espírito do Senhor apossou-se de Sansão, e
ele, sem nada nas mãos, rasgou o leão como se fosse um cabrito.” – NVI.
Será que devemos entender disso que Sansão foi possuído por uma pessoa
espiritual? Os casos de possessão relatados na Bíblia estão relacionados com
seres espirituais maus. (Mateus 8:16; 9:32; 12:22; Lucas 8:29; Atos 19:16) Não
encontramos nenhum relato que mencione uma pessoa espiritual da parte de Deus
possuindo o corpo de um ser humano. Então, como conciliar a alegação de que o
espírito santo é uma pessoa com o fato de que ele “apossou-se de Sansão”?
Esses poucos exemplos acima ilustram a importância do correto
entendimento dos diversos usos que a Bíblia faz do termo “espírito” dentro do
correspondente contexto.
Este estudo seguirá a seguinte metodologia: cada artigo pretende abordar
uma ou mais das significações do termo “espírito”, trazendo em suas referências
de final de artigo uma lista das passagens bíblicas em que ocorre a palavra
“espírito” no significado abordado no referido artigo. No artigo que enfocará o
espírito santo, além dessa característica, também será fornecida uma explicação
de como as figuradas atribuições pessoais feitas ao espírito santo se cumprem
na prática. Em outras palavras, serão feitos comentários para elucidar em que
sentido o espírito santo “ensina”, “guia”, “fala”, “testifica”, etc., verbos
que não devem ser entendidos literalmente em sua aplicação ao espírito santo,
mas que precisam ser entendidos quanto ao que significam na prática em sua
aplicação a tais atributos figurados.
Como já afirmado acima, os leitores que amam a verdade da Palavra de
Deus poderão contribuir com material bíblico para este estudo, o qual,
considerado sua relevância, poderá ser incluído no artigo em sua reedição.
Neste artigo começaremos nosso estudo enfocando o seguinte aspecto de
“espírito”:
O espírito como força sustentadora da vida
Encontramos a primeira ocorrência de “espírito” neste sentido em Gênesis
6:17, que registra as seguintes palavras de Jeová: “E quanto a mim, eis que estou trazendo o dilúvio de águas
sobre a terra, para arruinar debaixo dos céus toda a carne em que a força [literalmente: “espírito”] da vida está ativa. Tudo o que há na
terra expirará.” Essa passagem usa a palavra hebraica rúahh (espírito). O texto mostra que
tanto humanos como animais possuem “espírito de vida”. (Al; ACRF; IBB; veja também Gênesis 7:15, 22.) Como reafirmado em Eclesiastes
3:19, “todos eles [humanos e animais] têm apenas um só espírito.” Infelizmente,
algumas traduções ocultam essa clara verdade por substituir a palavra
“espírito” pela palavra “fôlego”. (ALA;
NVI; NTLH) Outras usam a
expressão “sopro de vida”. (Ave
Maria; CNBB; BJ; NAB) A
palavra hebraica para “fôlego” é nesha·máh. Embora esse modo de traduzir
revele a verdade bíblica de que “espírito”, nesta significação, indica uma
força impessoal que mantém humanos e animais vivos, por outro lado oculta dos
que não conhecem a palavra hebraica original a mesma verdade. A própria NM traduz rúahh por “fôlego” em Jó 9:18 e por
“hálito” em Jó 19:17, visto que ambas as palavras estão relacionadas à
respiração, a qual é mantida pelo espírito (força de vida). No entanto, na
expressiva maioria dos casos em que ocorre rúahh,
a NM a traduz por “espírito”,
permitindo que o leitor entenda plenamente os diversificados usos dessa palavra
polissêmica.
Como evidência adicional de que “espírito” na concepção de força de vida
não tem personalidade nem individualidade temos o Salmo 146:4, que reza: “Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu
solo; neste dia PERECEM deveras os seus pensamentos.”
Portanto, o espírito não leva consigo os pensamentos da pessoa. Logo, tal
espírito é uma força sem personalidade.
Um texto de particular interesse é o de Eclesiastes 12:7, que declara: “Então o pó retorna à terra, assim
como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu.”
Esse texto não indica, como alguns pressupõem, a ida de uma pessoa espiritual
desencarnada para o céu. Primeiro, porque o texto não diz respeito à morte de
pessoas boas, e sim de TODA a humanidade, o que inclui também os iníquos. E o
Salmo 5:4 declara sobre Deus: “Ninguém mau pode residir contigo por tempo
algum.” É evidente que o “espírito” nesse texto se refere à força vital que
habilita a pessoa a viver. (Veja Tiago 2:26.) Mas, em que sentido o
espírito “retorna” a Deus?
Uma passagem
que lança luz sobre esse assunto é a de Jó 34:14, que fala de Jeová “ajuntar a
si o espírito e o fôlego [“sopro”, ALA,
NVI, BJ; “alento”, Ave Maria; “respiração”, NTLH]” do ser humano.
Obviamente, não entenderíamos que o ar expirado pela pessoa percorreria o
espaço até a presença de Deus. Correspondentemente, não se deve entender que o
espírito (força vital) faça tal percurso. Quando o espírito sai do corpo, ele
simplesmente se dissipa. Nesse respeito, ele pode ser comparado à eletricidade,
uma força invisível que movimenta diversos aparelhos. Mas, quando o aparelho é
desligado, a eletricidade que havia nele deixa de existir.
Na Bíblia,
palavras como “retornar” ou “voltar” não exigem inflexivelmente um movimento
topográfico. Podemos comprovar isso pelo texto de Malaquias 3:7, onde Jeová
insta ao seu povo: “Retornai a mim e eu vou retornar a vós.” Naturalmente, esse
‘retorno’ não envolvia Deus vir à Terra nem os israelitas irem ao encontro de
Deus no céu. Significava, sim, uma mudança de proceder da parte de cada lado:
no caso dos israelitas, exigia-se o arrependimento e a conversão; da parte de
Jeová, haveria o perdão e o favorecimento. Uma ilustração também pode ajudar na
compreensão do assunto: digamos que alguém compre um terreno a ser pago em
prestações, mas que não consegue pagá-lo. Neste caso o terreno ‘retorna’ ao seu
proprietário. Ninguém concluiria disso que o terreno saiu do lugar em que
estava. Apenas o direito,
a posse e a autoridade sobre o terreno é que ‘retorna’ às
mãos de seu dono.
De modo
similar, quando alguém morre, todas as perspectivas de vida futura dessa pessoa
passam a estar nas mãos de Deus, que decidirá se irá ressuscitar tal pessoa por
fornecer a ela a força, ou espírito, de vida. – Lucas 8:55; 23:46.
Espírito
como força de vida (associada com fôlego, respiração):
Escrituras Hebraicas:
Gênesis 6:17;
7:15, 22; Números 16:22; 27:16; Jó 9:18; 10:12; 12:10; 19:17; 27:3; 32:8;
34:14; Salmo 31:5; 78:39; 104:29; 135:17; 146:4; Eclesiastes 3:19, 21 (2x); 8:8
(2x); 11:5; 12:7; Is 42:5; Je 10:14; 51:17; Lamentações 4:20; Ezequiel 37:5, 6,
8, 10; Habacuque 2:19; Zacarias 12:1.
Total: 34
vezes.
Escrituras Gregas Cristãs:
Mateus 27:50;
Lucas 8:55; 23:46; João 19:30; Atos 7:59; Tiago 2:26; Apocalipse 11:11; 13:15.
Total: 8
vezes.
TOTAL GERAL:
42 vezes.
O próximo
artigo abordará o espírito na acepção de pessoa (ser) espiritual.
Explicação
das siglas usadas:
ACRF: Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
Al: Almeida Revista e Corrigida.
ALA: Almeida Revista e Atualizada.
Ave Maria: tradução católica.
BJ: Bíblia de Jerusalém.
CNBB: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
IBB: Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira.
NAB: The
New American Bible.
NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
NVI: Nova Versão Internacional.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a
fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Aqui espírito tem o sentido de "ânimo", "vigor". Interessante que tem sim o sentido de "FORÇA" o qual a Cristandade tanto teme, Davi estava fraco, desanimado, como a Bíblia diz estava "sem espírito", quando comeu ficou "forte" novamente.
da CAPACIDADE de sobrevivência. A perda de FUNÇÕES de orgãos,relacionada à FORÇA muscular,à velocidade de condução dos nervos,à capacidade filtrante dos rins,à eficiência cardíaca(sangue bombeado por unidade de tempo),ou à queda de todos os parâmetros fisiológicos,acentua-se com o aumento da idade.Todas as FUNÇÕES fisiológicas decaem após atingirem o nível funcional máximo à razão de 0,5 a 1,3% a cada ano.. A morte é assim a ausência de todas as funções,a força ativada nas células cessa." Assim,a bíblia apoia esse raciocínio lógico ao indicar que a palavra hebraica e grega para "espírito" se refere à força vital,a centelha de vida nas células que nos energiza e movimenta bem como aos animais.
ISAÍAS 42:5-"Deus..que dá respiração ao povo que nela(terra)está,e o espírito aos que ANDAM nela".
APOCALIPSE 11:11-O espírito de vida,vindo de Deus,entrou neles e PUSERAM-se de pé."
EZEQUIEL 37:10-"E profetizei como ele me deu ordem;então o espírito entrou neles e viveram e se PUSERAM em pé.
Uma outra evidência bíblica muita clara de que o espírito não é uma parte de nós que sobrevive à morte do corpo e sim a força vital :
JEREMIAS 10:14-"Todo homem se embruteceu e não há ciência,envergonha-se todo fundidor da sua imagem de escultura,porque sua imagem fundida mentira é,e não há espírito nelas"
HABACUQUE 2:19-"Ai daquele que diz ao pau: acorda!e à pedra muda:desperta!pode isto ensinar? eis que está coberto de ouro e prata,mas no meio dele não há espírito algum."
/visto que o ídolo mencionado por Jeremias e Habacuque já era uma representação de um ser espiritual para o idólatra segue-se que o espírito mencionado é a força de vida que energiza,inexistente na imagem e não algo espiritual à parte.
Desse modo e com apoio de inúmeras evidências bíblicas irrefutáveis conforme apresentadas pelo apologista,a não ser que alguém lance mão de argumentos puramente pessoais,creio que entender o que é o espírito no ser humano ajuda sim a entender o que é o espírito santo de Jeová. Como não compreender isso em termos humanos se o próprio Jeová disse:"façamos o homem à nossa imagem e semelhança"?
http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/08/padrasto-foge-apos-jogar-soda-caustica-em-rosto-de-enteada-diz-pm.html
Noticias assim me lembram daquela teoria, aquela doutrina, do eterno inferno de tortura e fogo que o "Deus" da maioria das religiões do mundo inventou para atormentar seus filhos.
Padrasto que usa Soda caustica na enteada. Mãe que bota mão da filha no ferro de passar .... pune filho pondo mão dele na frigideira.
Sugiro um artigo exaustivo, se necessário em série de artigos, sobre os insistentes argumentos onde os membros da IASD dizem que a Bíblia está impondo a guarda do dia de Sábado aos cristãos.
Aqui temos um exemplo recorrente com Isaías 66 :
"Jesus também guardou o sábado (Lc 4:16), no que foi seguido por Sua mãe e Seus discípulos, incluindo o apóstolo Paulo. Domingo é um dia comum de trabalho e atividades seculares; é o primeiro dia da semana e, de forma alguma, foi separado para comemorar a ressurreição. Deus não mudaria Seus mandamentos escritos em pedra, vigorantes desde sempre e para sempre (o sábado será guardado inclusive na Nova Terra – Is 66:22, 23)"
"Será que o sábado foi estabelecido apenas para o povo judeu? Isaías 56:6 e 7; Eclesiastes 12:13 Segundo o livro de Gênesis (ver pergunta nº 1), o sábado foi estabelecido na Criação, quando só havia Adão e Eva. Não havia judeus e nem outro povo qualquer.
8. Que dia Jesus guardava? Lucas 4:16
9. Que dia o apóstolo Paulo guardava? Atos 16:13; 17:2
10. Que dia Maria, mãe de Jesus, e as mulheres seguidoras de Cristo guardavam? Lucas 23:56
12. Como Deus deseja que guardemos o sábado? Isaías 58:13 e 14; Mateus 12:12
13. Após a morte de Jesus, seria o sábado observado pelos Seus seguidores? Mateus 24:20
14. Adianta guardar nove mandamentos? Tiago 2:10; I João 2:4
15. Que dia será santificado na Nova Terra? Isaías 66:22 e 23"
O ponto parece ser sempre resumido em:
-Sabado foi decretado no Eden como mandamento para todoa humanidade e não aos judeus somente.
-Jesus guardava o sabado
-Seus discipulos guardavam o sabado conforme vemos nos Evangelhos
-Paulo guardava o sabado conforme visto em Atos
-Isaias profetiza que no novo mundo ainda se guardará o sabado
> Eles ainda inventaram contrargumentos aos textos que falam em fim da lei e onde Paulo fala para se parar de observar dias e diz que não se deve julgar pessoas por um sabado.Tais textos falam apenas dos sabados cerimoniais de meses, anos e não do sabado semanal .... etc etc etc. É um assunto central para nossos leitores que sejam legalistas, messiânicos ou adventistas....
A palavra “espírito” (hebraico rúahh e grego pneúma) é aplicada a (1) vento (Êxodo 10:13); (2) pessoa espiritual (1 Reis 22:21, 22; João 4:24); (3) FORÇA ATIVA DE DEUS (SALMO 104:30); (4) FORÇA DE VIDA (Números. 27:16; SALMO 104:29; 146:4; Eclesiastes 3:19;); (5) disposição mental (1 Reis 10:5; Daniel 5:20; Provérbios 29:11); e (6) declarações inspiradas. – 1 João 4:1.
Portanto, entende-se que o Salmo 104 versículo 29 faz referência à força de vida, mantida pela respiração, presente em humanos e animais, ao passo que o versículo 30 diz respeito ao espírito santo, ou força ativa, de Deus.