Fonte: jw.org
“Aconteceu
uma vez que as árvores foram ungir um rei sobre si. Disseram, pois, à oliveira:
‘Reina sobre nós.’ Mas a oliveira lhes disse: ‘Deveria eu renunciar à minha
gordura com que se glorifica a Deus e os homens e deveria ir para oscilar sobre
as outras árvores?’” – Juízes 9:8, 9.
A personificação, também chamada de prosopopeia, é uma figura de
linguagem que consiste em atribuir dotes e qualidades pessoais a algo
impessoal. A citação bíblica acima é um exemplo desse recurso literário. De
fato, essa figura é bastante comum no dia a dia. Expressões tais como “hoje o
dia está triste”, (quando o céu nublado e/ou o tempo frio produzem tristeza no
ser humano,) e “esse parafuso não quer entrar”, (como se o parafuso tivesse
vontade própria,) são exemplos comuns desse estilo. A Bíblia está repleta de
exemplos de personificação, ou prosopopeia. Seguem, abaixo, alguns desses
exemplos:
“A palavra de Jeová . . . foi dizer-lhe.” – 1 Reis
19:9.
“Meu
divã me consolará.” – Jó 7:13.
“As
próprias colunas do céu . . . estão pasmadas.” – Jó 26:11.
“Durante
as noites me corrigiram os meus rins.” – Salmo 16:7.
“Levantai
as vossas cabeças, ó portões.” – Salmo 24:7.
“Que
a minha glória entoe melodias.” – Salmo 30:12.
“Que
jubilem os ossos que quebrantaste”. – Salmo 51:8.
“As
próprias baixadas . . . bradam em triunfo, sim, cantam.” – Salmo 65:13.
“Rejubile
a campina”. – Salmo 96:12.
“O
próprio sol sabe muito bem onde se põe.” – Salmo 104:19.
“O
próprio mar viu e pôs-se em fuga.” – Salmo 114:3.
“Ele
faz prantear a escarpa e a muralha.” – Lamentações 2:8.
Os
casos de personificação não se limitam a livros bíblicos poéticos. O pecado e a
morte são personificados na carta apostólica aos Romanos, (5:14, 21; 7:8-11) a
sabedoria é personificada nos Evangelhos, (Mateus 11:19; Lucas 7:35) e o sol e
as árvores são personificados em livros proféticos. (Isaías 24:23; Ezequiel
31:9) Há inúmeros exemplos bíblicos de personificação. As pessoas não têm
nenhuma dificuldade de entender o uso dessa figura de retórica, pois reconhecem
que as coisas personificadas não são realmente seres com personalidade.
Contudo,
o mesmo não acontece quando o espírito santo é personificado nas Escrituras.
Isto se dá por causa do dogma da Trindade. Em 381 EC, o Concílio de Constantinopla
atribuiu personalidade ao espírito santo, chamando-o de “Senhor”. Declarou
ainda que tal espírito devia ser adorado.[1] Devido ao conceito
prevalecente entre os membros da cristandade, de que o espírito santo é uma
pessoa, muitos encaram a personificação desse espírito como evidência de
personalidade. Tais pessoas desconsideram que as mesmas expressões são usadas
para outras coisas impessoais. Observe, para tanto, as comparações abaixo:
“O
espírito santo . . . vos ensinará.” (João 14:26) “Toda a Escritura
é . . . proveitosa para ensinar.” (2 Tim. 3:16) Assim, as
Escrituras também ensinam, embora não tenham personalidade.
“O
espírito santo . . . vos fará lembrar.” (João 14:26) “E terá de vir
a haver o arco-íris na nuvem, e eu certamente o verei para me lembrar do
pacto.” (Gênesis 9:16) O arco-íris, algo impessoal, também faz lembrar.
“O
espírito da verdade, que procede do Pai, esse dará testemunho.”
(João 15:26) “As próprias obras que meu Pai me determinou efetuar, as próprias
obras que eu faço, dão testemunho de mim.” (João 5:36) Ninguém
dirá que as obras são pessoas; contudo, elas também dão testemunho.
“O
espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade.” (João
16:13) “A própria coluna de nuvem não se afastou de cima deles de dia, para
guiá-los no caminho.” (Neemias 9:19) Tal coluna, naturalmente, era
algo, não alguém – mas também guiava.
“O
espírito da verdade . . . falará as coisas que ouvir e
vos declarará as coisas vindouras.” (João 16:13) “Ouvi,
ó montes, a causa jurídica de Jeová.” (Miqueias 6:2) “Os céus declaram a
glória de Deus.” (Salmo 19:1) Os céus e os montes são seres inanimados; mas
podem, figuradamente, “ouvir” e “falar”. Aliás, uma das definições dos
dicionários para “falar” é “exercer influência”. (Aurélio;
Michaelis) É com base nisso que existe o ditado: “As ações falam mais
alto do que as palavras.” Quer dizer, as ações exercem maior
influência do que as palavras.
Que
dizer de Efésios 4:30? Esse texto declara em parte: “Não contristeis o espírito
santo de Deus.” Trata-se, coerentemente, de mais um exemplo de personificação.
O inteiro escopo de textos descritivos do espírito santo usa quadros verbais
que o revelam como sendo algo impessoal. (Veja o artigo “É a Trindade uma doutrina bíblica?” neste site.)
Mas, como podemos entender a linguagem figurada desse texto?
Descrevendo
a reação de Moisés à persistente obstinação dos israelitas, o Salmo 106:33 diz:
“Amarguraram-lhe o espírito.” A Versão Almeida verte assim o
texto: “Irritaram o seu espírito.” (Al) A respeito do Rei
Acabe, de Israel, foi dito: “Por que está triste o teu espírito . . . ?” (1
Reis 21:5) Nesta acepção, “espírito” significa a força íntima “que induz a
pessoa a demonstrar certa atitude, disposição ou emoção, ou a tomar certa ação
ou adotar certo proceder”. [2] Essa força, evidentemente, não é uma
pessoa, mas emana de uma pessoa. Por isso, atribui-se a ela os
sentimentos da pessoa da qual tal força emana. Uma vez que o espírito santo
emana de Deus, que é a sua fonte, a Bíblia atribui a esse espírito os
sentimentos do próprio Deus.[3]
Similarmente,
pela mesma razão de Jeová Deus ser a fonte do espírito santo, as Escrituras
atribuem a esse espírito o que é feito a Deus. É por tal razão que encontramos
em Atos 5:3 as palavras do apóstolo Pedro a Ananias: “Por que te afoitou
Satanás a trapacear o espírito santo . . . ?” O versículo seguinte explica:
“Trapaceaste, não homens, mas a Deus.” (Atos 5:4) Isto não significa que o
espírito santo seja Deus, pois Jesus referiu-se a tal espírito como sendo o
“dedo de Deus”. (Lucas 11:20) O dedo de uma pessoa não é a própria pessoa,
apenas faz parte dessa pessoa e é dirigido por ela. Por esta razão, qualquer
dano feito ao dedo de uma pessoa é considerado como tendo sido feito a ela.
Mas,
em que sentido aquele casal ‘trapaceou o espírito santo’?[4] Naquela
época, Jeová, por meio de seu espírito, ou figurativo “dedo”, estava movendo os
cristãos de coração disposto a vender suas propriedades para ajudar seus
concrentes necessitados. (Atos 4:34, 35) Ananias e sua esposa, Safira, também
venderam uma propriedade, mas não para agir em harmonia com a influência
altruísta com a qual o espírito santo estava movendo os fiéis. Por desviarem-se
do nobre propósito induzido pelo espírito de Deus para um propósito egoísta,
mesquinho, tal casal ‘trapaceou’ figuradamente tal espírito. Por fazer isso,
literalmente ‘trapaceou’ a Deus, a fonte de tal espírito.
Por
conseguinte, é meridianamente claro que a personificação do espírito santo é
tão somente um recurso linguístico e não um suporte teológico para uma falsa
doutrina. Personificação não prova personalidade. A dificuldade por parte de
teólogos da cristandade em entender isso se deve à pesada neblina de
obscuridade religiosa que foi legada pelos que apostataram do primitivo
cristianismo. É, portanto, necessário se despojar do orgulho da batina e do
diploma de teologia e ‘aceitar com brandura a implantação da palavra que é
capaz de salvar as vossas almas’. – Tiago 1:21.
Notas:
[1] Veja os números da revista A
Sentinela de 1.º de novembro de 1991, p. 20, e de 1.º de agosto de
1992, p.21.
[2] Veja a obra Estudo Perspicaz das
Escrituras, volume 2, p. 40.
[3] Um exemplo disso é a personificação do
amor, em 1 Coríntios 13:4-7. Quando se diz que o amor “é longânime e benigno”,
que “não fica encolerizado”, que ‘se alegra com a verdade’, significa
naturalmente que a pessoa que possui amor é que tem tais sentimentos e
atitudes. Os sentimentos do detentor, ou possuidor, de uma qualidade são,
metonimicamente, transferidos à própria qualidade. O mesmo ocorre entre Deus e
o espírito santo.
[4] A palavra grega usada, yeudomai (pseúdomai),
significa “mentir”, “(tentar) enganar, mentindo”. (Léxico do N.T.
Grego/Português, de Gingrich e Danker) Um termo cognato, o
vocábulo qeudhv (pseudés = falso, mentiroso) deu origem ao
elemento de composição pseudo-.) O
casal deu a aparência de estar seguindo um propósito quando, na realidade,
estava seguindo outro inteiramente diferente.
A menos que haja uma indicação, todas as citações
bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
Os artigos deste site podem
ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Parabéns irmão Apologista.
" “Trapaceaste, não homens, mas a Deus.” (Atos 5:4) Isto não significa que o espírito santo seja Deus "
Vejamos esses:
(Atos 9:4-5) “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Ele disse: “Quem és, Senhor?” Ele disse: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues
(Mateus 25:40) Ao ponto que o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, a mim o fizestes.
(Mateus 10:40) “Quem vos recebe, recebe a mim, e quem me recebe, recebe também aquele que me enviou.
(Números 14:26-27) E Jeová falou a Moisés e a Arão: “Até quando fará esta assembléia má tais resmungos contra mim? (Números 14:1-2) 2 E todos os filhos de Israel começaram a resmungar contra Moisés e Arão
“A palavra de Jeová . . . foi dizer-lhe.” – 1 Reis 19:9.
“...colunas do céu . . . estão pasmadas.” – Jó 26:11.
“Durante as noites me corrigiram os meus rins.” – Sal. 16:7
“Levantai as vossas cabeças, ó portões.” – Sal. 24:7
“Que a minha glória entoe melodias.” – Sal. 30:12
“As próprias baixadas . . . bradam em triunfo...cantam.” – Sal. 65:13
“...jubilem os ossos”. – Sal. 51:8 - “Rejubile a campina”. – Sal. 96:12
“O próprio sol sabe muito bem onde se põe.” – Sal. 104:19.
“O próprio mar viu e pôs-se em fuga.” – Sal. 114:3
“...prantear a escarpa e a muralha.” – Lam. 2:8.
“Toda a Escritura é . . . proveitosa para ensinar.” - 2 Tim. 3:16
"...as próprias obras...dão testemunho” - João 5:36
“Ouvi, ó montes...” - Miq. 6:2
“Os céus declaram...” - Sal. 19:1
“Amarguraram-lhe o espírito” - “Irritaram o seu espírito” - Salmo 106:33
“Por que está triste o teu espírito...?” - 1 Reis 21:5)
"...a sabedoria de Deus também disse: ‘Eu lhes enviarei..." - Lucas 11:49
Tenho essas outras :
A Lei diz Rom 3:19
Meus Ossos dirão Salmo 35:10
O Amor 1 Cor 13:4-7
O Pecado me enganou Rom 7:11
Vento sopra para onde quer João 3:8
Terra , Vinho Isaías 24:4, 7
Sol, Lua Isaías 24:23
Montes Isaías 55:12 e Habacuque 3:10
Criação geme, em dores Romanos 8:19, 22
Escritura Rom 4:3 , 9:17 , Gal 3:8 e Heb 4:12
Tiago 2:9 fala dos cristãos serem “repreendidos” (ἐλεγχόμενος) pela Lei”. É a lei alguém? Contudo ela também “convence” ou “repreende” que é a mesma palavra grega usada. É claro que se tomarmos o texto de modo isolado poderemos citá-lo a fim de promover uma doutrina particular e tradicional, mas não globalmente bíblica. É típico dos que não estudam com afinco e dedicação, se apegarem a textos esporádicos afim de promover alguma doutrina para a qual procuram prova. Esta não é a maneira correta de pesquisar as escrituras. É o mesmo que uma pessoa viajar para Curitiba e fotografar somente os lugares de menos destaque e até mesmo assustadores, a fim de criar um blog dizendo que a “cidade inteira” é aquilo que ele quer representar. Não seria a realidade sobre o panorama geral. Assim é a doutrina da personalidade do espírito santo.
MAIS SE TIVER UM I-MAIL OU O ZAP FICARIA AGRADECIDO
E UMA PERGUNTA SICERA FICAREI NO AGUARDO DE IMETIADOR AGRADEÇO.
Que Jeová abençoe esse testemunho !