Fonte: jw.org
A respeito do artigo “Télos em Romanos 10:4 – ‘fim’ ou ‘finalidade’?”, um leitor escreveu:
Mateus 5:17 ao 19 diz
claramente sobre isso. O céu e a terra já passaram? Não? Então a lei não
passou. Em Romanos 7:12 Paulo enaltece a lei; por que ele falaria mal em
Romanos 10:4?
Se alguma palavra de Paulo
contraria o que Jesus disse, só há duas explicações: ou Paulo estava contrariando
Jesus ou você não sabe interpretar Paulo. Pedro mesmo já dizia que os escritos
de Paulo são de difícil entendimento.
Jesus, Paulo, Pedro e todos os
discípulos eram judeus, a Bíblia foi escrita exclusivamente por judeus e um
prosélito.
Jeremias 31:31 diz claramente
que a nova aliança Deus colocaria a lei dEle no nosso coração, não uma nova
lei, mas a lei dEle, a lei já existente.
“A salvação vem dos judeus”,
Jesus deixou bem claro isso... Quem contraria Mateus 5:17 ao 19 deve repensar
seus conceitos.
Resposta:
Mateus 5:17-19 não diz respeito à Lei simplesmente passar, mas sim sobre
ela passar SEM CUMPRIMENTO. Lemos em Mateus 5:18: “Nem um i ou um til
jamais passará da Lei, até que tudo se
cumpra.” (Almeida Revista e
Atualizada) Ou seja, uma vez que a Lei fosse ‘cumprida’ (completada,
terminada), ela ‘passaria’ (deixaria de vigorar).
Como explicou o artigo “Mateus 5:17 indica que a Lei dada à Israel continuaria no cristianismo?”,
“a palavra grega usada aqui para “cumprir” (pleróo) tem o sentido
de ‘completar’, ‘terminar’ (algo iniciado), ‘levar ao fim’”. Esse cumprimento foi realizado por Jesus
Cristo. Uma vez cumprida em todos os aspectos, a Lei passou – deixou de
vigorar.
Paulo não falou mal da Lei em Romanos 10:4, quando afirmou: “Porque
Cristo é o fim da Lei, para que todo aquele que exercer fé possa alcançar a
justiça.” Ele apenas salientou que a
Lei cumpriu sua finalidade e, em consequência disso, ela deixou de vigorar. De
fato, em parte alguma ele ou qualquer outro escritor cristão falou mal da Lei.
Como reconheceu Paulo em Romanos 7:12: “Assim, a Lei em si mesma é
santa, e o mandamento é santo, justo e bom.” Mas, ele falou isso num contexto no
qual ele mostrou que a Lei, apesar de santa, deixou de vigorar para os
cristãos. Paulo afirmou: “Mas agora fomos libertados da Lei.” – Romanos 7:6.
Assim, nem Paulo nem os demais
escritores cristãos do “Novo Testamento” contrariaram Jesus. O problema está na
interpretação do referido leitor das palavras de Jesus em Mateus 5:17-19.
Quanto a Jeremias, capítulo 31,
o citado leitor deixou de observar que o “novo pacto” feito com os cristãos não
é “como o pacto” que Deus fez com os israelitas quando os tirou do Egito.
(Jeremias 31:32) E o escritor de Hebreus, ao fazer citação de Jeremias
31:31-34, explicou: “Ao dizer ‘um novo pacto’, ele tornou ultrapassado o anterior.” (Hebreus 8:7-13) Além disso, o
escritor de Hebreus também declarou: “Pois, mudando-se o sacerdócio, torna-se
necessário mudar também a Lei.” (Hebreus 7:12) O sacerdócio levítico deixou de
vigorar. Do mesmo modo, a Lei dada a Israel com seus dez mandamentos também
deixaram de vigorar. Assim, as “leis” que Jeová colocou no coração dos cristãos
são as leis cristãs, mencionadas coletivamente como “a lei do Cristo”. – Gálatas
6:2.
Para mais informações a respeito,
veja a série de artigos “Os ‘Dez Mandamentos’ com seu sábado semanal devem
ser guardados pelos cristãos?” clicando nos textos linkados abaixo:
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
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