Fonte da ilustração: jw.org
Um leitor escreveu:
Olá, querido
apologista da verdade, gosto muito do teu site e acho interessantes as coisas
que você publica.
Tenho uma dúvida: as
nossas publicações sempre mencionam que Jesus irá governar por mil anos. Mas de
acordo com Apocalipse 11:15, diz que Jesus irá governar para todo sempre.
Afinal, Jesus vai ou não governar para sempre???
Conto com tua
resposta. Abraços!!
Resposta:
Lemos em Apocalipse 11:15: “O sétimo anjo tocou a sua
trombeta. E houve vozes altas no céu, dizendo: ‘O reino do mundo se tornou o
Reino do nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele
reinará para todo o sempre.’”
Observe o leitor que o pronome “Ele” está com inicial maiúscula,
indicando que se refere, não a Cristo, mas ao “nosso Senhor” – no caso, Deus
Jeová.
Esta forma de traduzir está de acordo com o texto grego, que
reza literalmente:
τοῦ κυρίου ἡμῶν καὶ τοῦ Χριστοῦ αὐτοῦ,
do Senhor
nosso e do Cristo dele
καὶ βασιλεύσει
e reinará
Embora inexista o pronome pessoal “ele”
antes do verbo “reinará”, antes desse verbo tal pronome ocorre no caso genitivo
(“dele”), referindo-se, não ao Cristo, mas ao “Senhor” Deus, Jeová.
Ademais, o próprio contexto centraliza a atenção
na pessoa de Deus:
“Os 24 anciãos que estavam sentados nos seus tronos diante
de Deus se prostraram com o rosto no chão e adoraram a Deus, dizendo: ‘Agradecemos a ti, Jeová Deus, o
Todo-Poderoso, aquele que é e que era, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar. Mas as nações
ficaram iradas, e veio tua própria ira, e veio o tempo determinado para os
mortos serem julgados e para recompensar os teus escravos, os profetas, bem
como os santos e os que temem o teu nome, tanto os pequenos como os grandes, e
para arruinar os que arruínam a terra.’ Então o santuário do templo de Deus no
céu foi aberto, e viu-se a Arca do seu
pacto no santuário do seu templo. E houve relâmpagos, vozes, trovões, um
terremoto e forte granizo.”
Os destaques em negrito mostram que Jeová é
quem começa a reinar. Prova adicional de que a passagem diz respeito ao reino,
ou governo, de Deus é a visão da Arca do pacto no céu.
A respeito do significado dessa visão dentro
desse contexto, veja o comentário do artigo “Debate online
sobre a permanência dos Dez Mandamentos - Parte 3”:
Com relação à arca do pacto citada em Revelação
(Apocalipse) 11:19, ela não está associada às tábuas de pedra dos Dez
Mandamentos, como pretendem os sabatistas, mas sim à presença de Deus como Rei.
Jeová declarou:
“E ALI ME HEI DE APRESENTAR A TI e falar contigo de
cima da tampa, de entre os dois querubins que há sobre a arca do testemunho,
sim, tudo o que eu te mandar para os filhos de Israel.” – Êxodo 25:22.
Até os inimigos dos israelitas reconheciam que a
Arca simbolizava a presença de Deus:
“Também os filisteus chegaram a ouvir o som da
gritaria e começaram a dizer: ‘Que significa o som desta grande gritaria no
acampamento dos hebreus?’ Finalmente, FICARAM SABENDO QUE A PRÓPRIA ARCA DE
JEOVÁ TINHA CHEGADO AO ACAMPAMENTO. E os filisteus ficaram com medo, porque
DISSERAM: ‘DEUS CHEGOU AO ACAMPAMENTO!’ Por isso disseram: ‘Ai de nós, pois
nunca antes aconteceu tal coisa! Ai de nós! Quem nos salvará da mão deste Deus
majestoso? Este é o Deus que golpeou o Egito com toda sorte de matança no
ermo.’” – 1Sa 4:6-8.
A Arca estava em especial associada à presença de
Jeová como Rei. Isso se torna claro em Jeremias 3:16, 17:
“‘E terá de acontecer que vós vos tornareis muitos
e certamente dareis fruto na terra, naqueles dias’, é a pronunciação de Jeová.
‘NÃO MAIS DIRÃO: “A ARCA DO PACTO DE JEOVÁ!” nem subirá ao coração, nem se
lembrarão dela ou sentirão sua falta, e não mais será feita. NAQUELE TEMPO
CHAMARÃO JERUSALÉM DE TRONO DE JEOVÁ.”
Portanto, a Arca, na época representativa do “trono
[reino] de Jeová”, daria lugar a Jerusalém como sendo símbolo desse “trono”, ou
Reino.
Esse é o contexto de Revelação 11:19:
“E
abriu-se o santuário do templo de Deus, que está no céu, e viu-se a arca do seu
pacto no santuário do seu templo. E houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e um
terremoto, e grande saraivada.”
Por que a visão apresenta nessa ocasião a ‘arca do
pacto’? Para afirmar que os Dez Mandamentos que estavam nela contidos vigoram
para os cristãos? Não, não é nada disso. Tem a ver com o símbolo que ela sempre
teve: a presença de Deus como Rei. O contexto é claro nesse respeito.
Portanto, todo o foco desses versículos é
sobre a atuação de Deus, o Pai, o Todo-Poderoso Jeová. Ele é quem “reinará
para todo o sempre”.
Reconhecendo esse entendimento, a versão King
James Atualizada coloca “Ele” com inicial maiúscula. O mesmo faz English
Majority Text Version (“Versão Inglesa do Texto Majoritário”): “… and He [Ele] shall reign forever and ever!”
Na mesma esteira, a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) assim
traduz:
“Então o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu
vozes fortes, que diziam: —O poder para governar o mundo pertence agora a Deus,
que é o Senhor nosso, e ao Messias que ele escolheu. E Deus reinará para todo o
sempre!”
Portanto, Apocalipse 11:15 afirma que o “nosso Senhor” Jeová
é quem “reinará para todo o sempre”.
Mas isso significa que Jesus não reinará para sempre? O
artigo seguinte considerará essa pergunta.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Contato: oapologistadaverdade@gmail.com
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