Fonte da ilustração: http://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/achegue-se/sabedoria/sabedoria-encontrada-na-biblia/
O conceito de divindade na Bíblia
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Crônicas
6:14: “E
disse: ‘Ó Jeová,Deus de Israel, não há Deus igual a ti nos céus nem na terra; tu guardas o pacto e demonstras
amor leal aos teus servos que andam diante de ti de todo o coração.
Note
que o texto declara que não há Deus “igual” a Jeová. Por quê?
Os
judeus entendiam que a divindade, ou qualidade divina, não era exclusividade do
Deus Todo-Poderoso.
Por
exemplo, lemos no Salmo 8:5: “Tu o fizeste [o homem] um pouco menor que os seres divinos, e o coroaste de
glória e esplendor.”
A versão Almeida Revista e Corrigida traduz "seres divinos" por “anjos”, e na nota de rodapé declara sobre a palavra “anjos”: “ou Deus Heb[raico] Elohim.”
Os
anjos são mencionados na Bíblia como sendo ‘filhos de Deus’ (benéh ha·ʼElo·hím):
Jó
1:6: “Chegou
o dia em que os filhos do verdadeiro
Deus
foram
apresentar-se perante Jeová, e Satanás também foi no meio
deles.”
Jó
2:1: “Depois disso, chegou o dia em que os
filhos do verdadeiro Deus foram
apresentar-se perante Jeová, e Satanás também foi no meio
deles para apresentar-se perante Jeová.”
Jó
38:4, 7:
“Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se você
acha que tem entendimento. Quando as estrelas da manhã juntas
gritavam de alegria e todos os filhos de
Deus davam gritos de louvor?”
Portanto,
os anjos, por serem “filhos de Deus”, são da classe de elohim (“deuses”), mas
não no sentido de receberem adoração (algo que é exclusivo do Deus Todo-Poderoso
Jeová) e sim por terem natureza divina.
Por
isso, a tradução de James Moffatt traduz por: “Contudo tu o tens feito um pouco menor do que o divino.”
Esse
entendimento explica porque Jesus Cristo pode ser referido como “Deus”, ou
“deus”, por ter natureza divina, sem
ser o Deus Todo-Poderoso.
Isaías
9:6: “Porque
um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; e o reinado estará
sobre os seus ombros. Ele receberá o nome de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso [não: Todo-Poderoso], Pai
Eterno, Príncipe da Paz.”
João
1:1: “No
princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e
a Palavra era um deus.”
Mesmo
que a parte final de João 1:1 seja traduzida “o Verbo era Deus” (como na
maioria das traduções da cristandade), ainda assim isso não torna Jesus o Deus
Todo-Poderoso, e sim “Deus Poderoso”, conforme profetizado em Isaías 9:6.
O nome divino é deveras
importante
2
Crônicas
6:24, 32, 33: “E,
se o teu povo Israel for derrotado por um inimigo, por terem persistido em
pecar contra ti,g e eles voltarem e glorificarem o teu nome, e orarem e
implorarem o teu favor perante ti nesta casa, quanto ao estrangeiro que não faz
parte do teu povo Israel e que vier de uma terra distante por causa do teu grande nome, da tua mão poderosa e do teu braço
estendido, e que vier e orar em direção a esta casa, que tu
também o ouças desde os céus, teu lugar de morada, e que faças tudo que o
estrangeiro te pedir, para que todos os povos da terra conheçam o teu nome e te
temam assim como o teu povo Israel faz, e para que saibam que o teu nome é invocado sobre esta casa
que construí.”
2
Crônicas
7:14: “Então,
se o meu povo, que leva o meu nome, se
humilhar,
orar,
procurar a minha face e abandonar os seus maus caminhos, eu
ouvirei desde os céus, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”
2 Crônicas ajuda a explicar outras passagens
2
Crônicas
6:21: ““Escuta
as súplicas por ajuda do teu servo e
as súplicas do teu povo Israel
quando orarem em direção a este lugar. Que tu
ouças do lugar da tua morada, os céus; sim, que
tu ouças e perdoes.”
Encontramos
no mesmo texto alusão ao individual (“servo”) e ao coletivo (“povo”).
Isso
ajuda a entender o “escravo fiel e prudente” de Mateus 24:45-47 como sendo um
elemento coletivo, ao passo que na mesma passagem são mencionados os “domésticos” –
membros individuais desse coletivo “escravo”.
Mateus
24:45-47: “Quem
é realmente o escravo fiel e prudente, a quem o seu
senhor encarregou dos seus domésticos,
para lhes dar o alimento no tempo apropriado? Feliz
aquele escravo se o seu senhor, quando vier, o encontrar fazendo isso! Digo a
verdade a vocês: Ele o encarregará de todos os seus bens.”
O sofrimento de cada pessoa é
único. Por isso devemos evitar fazer julgamentos e comparações
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Crônicas
6:29: “E
um homem ou todo o teu povo Israel fizer uma oração ou apresentar
um pedido de favor, qualquer que seja (pois cada um conhece a sua própria aflição
e a sua própria dor), quando eles estenderem as mãos
em direção a esta casa.”
Nem toda promessa divina
visando a eternidade é absoluta; pode ser condicional
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Crônicas
7:16:
“Eu escolhi e santifiquei esta casa, a fim de que o meu nome esteja nela de
modo permanente, e os meus
olhos e o meu coração sempre estarão
nela.”
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Crônicas
7:19, 20: “Mas,
se vocês se desviarem e abandonarem os decretos e os
mandamentos que coloquei diante de vocês, e forem servir outros deuses e se curvarem diante deles, eu
arrancarei Israel da terra que lhes dei, lançarei
para longe da minha vista esta casa que santifiquei para o meu nome, e
farei dela alvo de desprezo e motivo de zombaria entre todos os povos.”
Harmonizando passagens
bíblicas
2
Crônicas
8:10: “Havia
250 chefes dos encarregados da obra
do rei Salomão. Eles eram os capatazes dos
trabalhadores.”
1
Reis 5:16: “Além
de 3.300 encarregados que serviam
como capatazes para supervisionar os
trabalhadores.”
1
Reis 9:23: “Havia
550 chefes dos encarregados, que supervisionavam
a obra de Salomão. Eles eram os
capatazes dos trabalhadores.”
A
solução dessa aparente contradição foi trazida à atenção pela obra Estudo Perspicaz das Escrituras:
Os “prepostos
principescos” serviam também como capatazes e supervisores da força operária
empenhada nas construções realizadas durante o reinado de Salomão. Parece que
os dois relatos sobre esses prepostos, em Primeiro Reis e em Segundo Crônicas,
diferem apenas no método de classificação, sendo que o primeiro alista 3.300,
mais 550, que soma 3.850 (1Rs 5:16; 9:23), e o segundo fornece 3.600, mais 250,
que também totaliza 3.850. (2Cr 2:18; 8:10) Os peritos (Ewald, Keil, Michaelis)
opinam que Crônicas diferencia os 3.600 prepostos não-israelitas dos 250
prepostos israelitas, ao passo que em Reis a distinção dos prepostos é entre os
3.300 capatazes subordinados e os 550 supervisores principais, esta última
cifra incluindo 300 não-israelitas. – it-3,
pp. 312-313, verbete “Preposto”.
Vejamos
outro exemplo:
2
Crônicas
8:18: “Por
meio dos seus servos, Hirão lhe enviou navios e
marinheiros experientes. Eles foram com os servos de Salomão a Ofir e
trouxeram de lá 450 talentos de ouro, e os levaram
ao rei Salomão.”
1
Reis 9:26-28: “O
rei Salomão fez também uma frota de navios em Eziom-Geber, que fica
junto a Elote, à beira do mar Vermelho, na terra de Edom. Com a
frota de navios, Hirão enviou os seus servos, marinheiros experientes, para trabalhar
com os servos de Salomão. Eles foram a Ofir e
trouxeram de lá 420 talentos de ouro,
e os levaram ao rei Salomão.”
Novamente,
obra Estudo Perspicaz das Escrituras
equaciona o problema:
[…] a frota
comercial de Salomão, filho de Davi, trazia regularmente de Ofir 420 talentos
de ouro. (1Rs 9:26-28) O relato paralelo em 2 Crônicas 8:18 reza 450
talentos. Alguns peritos sugerem que esta diferença surgiu quando letras do
alfabeto serviam como algarismos — que um antigo copista poderia ter confundido
a letra hebraica numeral nun (נ), que representava 50, com a letra kaf (כ), que equivalia a 20, ou
vice-versa. Contudo, a evidência indica que todos os números nas Escrituras
Hebraicas eram escritos por extenso, em vez de serem representados por letras.
Uma explicação mais provável, portanto, é que ambos os dados estejam corretos,
e que o total bruto trazido foi de 450 talentos, dos quais 420 constituíam
lucro líquido. – it-3, p. 125,
verbete “Ofir”.
Apreço da rainha de Sabá foi
valorizado por Deus
2
Crônicas
9:1-9: “A
rainha de Sabá
ouviu falar da fama
de Salomão, por isso foi a Jerusalém
para pôr Salomão à prova com perguntas difíceis. Ela foi
acompanhada de uma comitiva impressionante, com camelos carregando óleo de bálsamo e uma grande quantidade de ouro e pedras preciosas. Ela se
apresentou a Salomão e falou com ele a respeito de tudo que tinha no coração. Salomão
respondeu a todas as suas perguntas. Não havia nada que fosse difícil demais para
Salomão explicar a ela. Quando
a rainha de Sabá viu a sabedoria de Salomão, a casa que ele tinha construído, o alimento da sua mesa, e a ordem
em que se sentavam seus oficiais, o serviço dos que serviam à mesa e a roupa
deles, seus copeiros e a roupa deles, e os sacrifícios queimados que ele
oferecia na casa de Jeová, ela ficou sem
fala.
Então
ela disse ao rei: ‘Tudo o que eu ouvi na minha terra sobre as suas realizações e sobre a
sua sabedoria era verdade. Mas só
acreditei no que ouvi depois de vir e ver com os meus próprios olhos. E, na
verdade, não me contaram nem a metade
da sua grande sabedoria. O senhor superou em muito o
que ouvia seu respeito. Felizes
são os seus homens, e felizes são os seus servos que estão sempre diante
do senhor, escutando a sua sabedoria! Que
Jeová, seu Deus, seja louvado, aquele que se agradou do senhor, pondo-o no
Seu trono como rei em nome de Jeová,
seu Deus. Visto que o seu Deus ama Israel e quer
que esse povo permaneça para sempre, Ele designou o senhor como rei sobre
Israel para governar com justiça e retidão.’ Então ela
deu ao rei 120 talentos de ouro [4.104
kg, ou cerca de US$ 49.248.000] e uma grande quantidade de
óleo de bálsamo e pedras preciosas. Nunca mais se trouxe óleo de bálsamo como o
que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.”
Lucas
11:31: “A
rainha do sul [a rainha de Sabá, cujo país ficava ao sul da Terra da Promessa] será levantada no julgamento com os
homens desta geração e os condenará,
porque ela veio dos confins da terra
para ouvir a sabedoria de Salomão. Mas agora alguém maior do que Salomão
está aqui.”
Será
que somos incansáveis na busca da sabedoria divina?
Provérbios
2:1-6: “Meu
filho, se você aceitar as minhas
declarações e guardar no coração os
meus mandamentos, ouvindo atentamente
a sabedoria e inclinando o seu coração
ao discernimento; além disso, se você clamar
pelo entendimento e erguer a voz
pedindo discernimento; se você persistir
em procurar essas coisas como a prata e continuar
a buscá-las como a tesouros escondidos; então
você entenderá o que significa temer a Jeová e achará o conhecimento de Deus. Pois é Jeová quem dá sabedoria; da
sua boca procedem conhecimento e discernimento.”
Prosperidade material do
Reinado de Salomão prefigura a do Reinado do Messias
2
Crônicas
8:18: “Por
meio dos seus servos, Hirão lhe enviou navios e
marinheiros experientes. Eles foram com os servos de Salomão a Ofir e
trouxeram de lá 450 talentos de ouro [15.390
kg, cerca de US$ 184.680.000], e os
levaram ao rei Salomão.”
2
Crônicas
9:9: “Então
ela deu ao rei 120 talentos de ouro [4.104
kg, ou cerca de US$ 49.248.000] e uma grande quantidade de
óleo de bálsamo e pedras preciosas. Nunca mais se trouxe óleo de bálsamo como o
que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.”
2
Crônicas
9:13: “O
peso do ouro que Salomão recebia por ano era de 666 talentos [22.777 kg, ou cerca de US$ 273.326.400].”
2
Crônicas
9:15: “O
rei Salomão fez 200 escudos grandes de liga de ouro (cada um tinha 600 siclos de liga de ouro) [US$ 16.416.000].”
2
Crônicas
9:16: “E
300 escudos pequenos de liga de ouro (cada escudo pequeno tinha três minas de ouro). Então o rei os colocou na
Casa da Floresta do Líbano.”l (Cada
broquel, ou escudo pequeno, pesava 1,71 kg; ao todo, eram 513 kg, e US$
6.156.000.)
2
Crônicas
9:26: “E
ele governava todos os reis desde o rio Eufrates até a
terra dos filisteus, e até o limite do território do Egito.”
Salmo
72:2-4, 8: “Que ele [o Messias] defenda a causa do teu
povo com retidão; e a dos teus humildes, com justiça. Que os montes tragam paz ao povo, e as colinas justiça. Que ele defenda os humildes do povo, que salve os filhos dos pobres
e esmague aquele que os explora. Ele terá súditos de mar a
mar, e desde o rio [Eufrates] até os confins da terra.”
Salmo
72:16: “Haverá fartura de cereal na
terra, e superabundância no cume das
montanhas. Os frutos do rei crescerão como no Líbano, e nas cidades as pessoas florescerão como a vegetação da
terra.”
Explicação das siglas usadas:
it: obra Estudo
Perspicaz das Escrituras. O número em sequência indica o volume.
A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da
Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
A menos que seja indicada outra fonte, todas as publicações
citadas são produzidas pelas Testemunhas de Jeová.
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