Fonte da ilustração:
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201403/verdadeira-historia-da-criacao/
“Porque era próprio que aquele [Deus], para quem são todas as coisas e POR INTERMÉDIO DE QUEM são todas
as coisas, trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por sofrimentos o
Agente Principal [Jesus] da salvação deles.” – Hebreus 2:10.
As Escrituras são
claras em mostrar que Jeová, o Deus Todo-Poderoso e Criador, criou primeiro Seu
Filho, o Logos, que se tornou o nosso Senhor Jesus Cristo; e, por meio deste,
criou “todas as outras coisas”. (Colossenses 1:15, 16)[1] Isso pode ser
comprovado pelo que diz Hebreus 1:2: “No fim destes dias nos falou por
intermédio dum Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e POR MEIO DE QUEM fez os sistemas
de coisas [“o universo”, NVI].”
No entanto, numa
tentativa de contestar essa clara verdade, alguns trinitaristas usam o texto de
João 1:3, que declara: “Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele
[Jesus], e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência.” Com base
nesse versículo, argumentam: ‘Se todas as coisas que “vieram a existir”
dependeram de Cristo para sua existência, Ele mesmo não pode ter “vindo a
existir.”’
Quem é o Criador?
João 1:3 usa a mesma
expressão de Colossenses 1:16, a saber, di autoû (“por
intermédio dele”). Embora a NM não traduza por “todas as
[outras] coisas”, esse evidentemente é o sentido, com base no inteiro contexto
bíblico. Ou seja, todas as DEMAIS coisas
“vieram à existência por intermédio” do Filho, uma vez que o Filho veio à
existência pela ação direta do Pai, Jeová Deus. Provérbios 8:22-30 fala
alegoricamente do Filho como sendo a “sabedoria” de Deus. (Veja 1 Coríntios
1:24.) No versículo 22 o Filho declara: "Iahweh ME CRIOU, primícias de sua obra ...
DESDE O PRINCÍPIO." (BJ) A tradução inglesa do rabino
Isaac Leeser (1853) diz: “O Senhor criou-me NO PRINCÍPIO do seu caminho, a PRIMEIRA de suas
obras.”[2] Ademais, o fato de ele ser referido como “Filho” mostra que
teve princípio. (Hebreus 1:2) Permanece sempre inviolável a regra de
1 Coríntios 8:6: “Para nós há realmente um só Deus, o Pai, DE QUEM procedem todas as coisas,
e nós para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, POR INTERMÉDIO DE QUEM são todas as coisas, e nós por
intermédio dele.” – Veja o artigo “Duas regras – uma falsa e uma verdadeira”,
neste site.
O próprio Jesus
Cristo se referiu a seu Pai como sendo o único Criador, quando disse: “Não
lestes que AQUELE QUE OS CRIOU desde
o princípio os fez macho e fêmea …?” (Mateus 19:4) Note que Jesus não disse:
“Aqueles que os criaram.” Portanto, “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”
é o único Criador, conforme atestado por diversos textos bíblicos. – Isaías
40:28; 42:5; 43:1, 15; 45:18; Amós 4:13; 1 Pedro 4:19; 2 Coríntios 1:3.
Mas os trinitários,
numa tentativa adicional de tentar identificar Jesus com Jeová no papel de
Criador, citam Isaías 44:24, onde Jeová declarou: “Eu, Jeová, faço tudo,
estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?” Uma
vez que essa pergunta subentende uma resposta negativa – “ninguém” –, os
trinitários alegam que Jeová Deus criou as coisas sozinho, sem a participação
do Logos (Jesus na sua existência pré-humana). Visto que algumas passagens
descrevem a participação de Jesus na criação, os trinitários sustentam que
Jesus é o mesmo ser que Jeová, o Criador do Universo. (João 1:3; Colossenses 1:15,
16; Hebreus 1:2) No entanto, essa argumentação em torno de Isaías 44:24
desconsidera o contexto. O contexto contrasta Jeová com os deuses falsos das
nações pagãs. (Isaías 43:12; 44:14-20) A passagem não diz respeito a Jesus na
sua existência pré-humana, que, conforme o inteiro contexto bíblico mostra,
participou com Jeová na criação. – Gênesis 1:26; Provérbios 8:22-30.
Obviamente, o
Deus Supremo não precisava usar Seu Filho na criação de todas as outras coisas.
No entanto, ele se agrada de usar suas criaturas na realização de Seus
propósitos.
Termos semelhantes não provam a mesma
identidade
Também, os
proponentes da Trindade tentam traçar um paralelo entre Romanos 11:36 e
Colossenses 1:16. O primeiro texto diz que “todas as coisas são … PARA ELE [Jeová, o Pai]”, ao passo
que a segunda passagem afirma que “todas as outras coisas foram criadas por
intermédio dele e PARA ELE [Jesus]”. Em
ambos os textos a expressão grega que traduz “para ele” é eis autòn. Assim,
os trinitários pontuam que essa semelhança textual indicaria que Jeová e Cristo
detêm a mesma identidade. Mas, como mostrou o artigo “Duas regras – uma falsa euma verdadeira” (neste site), o mesmo
título ou a mesma expressão usada para dois seres não prova, em si mesmo, que
tais seres tenham a mesma identidade.
O contexto bíblico
esclarece o sentido dos dois textos em questão. “Todas as coisas são … para ele
[Jeová]” por ser ele o Criador de todas as coisas, sendo que, por isso, tudo
lhe pertence. (Romanos 11:36; Apocalipse 4:11; Salmo 24:1; 50:10) No caso de
Cristo, “todas as outras coisas foram criadas… para ele”, porque Deus o
“designou HERDEIRO de
todas as coisas”. (Hebreus 1:2) Alguém só herda o que não possui. Como
explicado em João 3:35, “o Pai ama o Filho e TEM ENTREGUE todas as coisas na sua mão.”
“Por intermédio de [Deus]” – indica
igualdade com o Filho?
Não conseguindo
estabelecer que o Filho seja o Criador, os trinitários tentam traçar outro
caminho. Salientam que a expressão “por intermédio dele” (em grego: di
autoû) aplicada a Jesus em Colossenses 1:16, também é usada para Deus, o
Pai, em Romanos 11:36. Entretanto, o argumento de que a expressão di
autoû aplicada a Deus, o Pai, torna o Filho coigual a ele mostra
desconhecimento do grego bíblico. Di é uma apócope de diá,
que significa “por”, “por intermédio [ou: através] de”, “com”, e “por causa
de”. Por conseguinte, além de denotar o meio, ou instrumento intermediário, de
uma ação, essa preposição também tem o sentido de CAUSA. Veja os exemplos
abaixo:
Mateus 10:22: “E vós
sereis pessoas odiadas por todos, POR
CAUSA DO [diá] meu nome.”
Atos 21:34: “Mas
alguns da multidão começaram a gritar uma coisa e outros outra. Assim, não
podendo por si mesmo saber nada de certo, POR CAUSA DO [diá] tumulto, mandou
que fosse levado ao quartel.”
Mateus 27:18:
“Pois ele se apercebia de que o tinham entregado POR [diá] inveja.”
João 7:13:
“Ninguém, naturalmente, falava dele publicamente, POR CAUSA DO [diá] temor dos judeus.”
O fato de os exemplos
acima usarem diá com o acusativo, ao passo que Romanos 11:36 e
Hebreus 2:10 usam tal preposição com o genitivo, não é relevante. Pois, segundo
o Léxico Grego-Português de Gingrich e Danker (1993), o
sentido de CAUSA também é usado com o genitivo. O referido léxico cita para isso
os exemplos abaixo:
Romanos 3:20: “Pela [diá; ou:
por causa da] lei vem o conhecimento exato do pecado.”
Romanos 7:5:
“Pois, quando estávamos de acordo com a carne, as paixões pecaminosas,
incitadas pela [diá] Lei, trabalhavam em nossos membros para
que produzíssemos fruto para a morte.” O texto não significa que as “paixões
pecaminosas” usaram a “Lei” como instrumento intermediário a fim de gerar
“fruto para a morte”, e sim que, EM RAZÃO – ou POR CAUSA – da existência da
Lei, que definiu plenamente o pecado, as “paixões pecaminosas” foram claramente
manifestadas em todos os seus ângulos e matizes, sendo, desta forma,
“incitadas”.
Diá písteos (“por intermédio da
fé”; com genitivo) é equiparado a ek písteos (‘POR CAUSA da fé’; com genitivo),
mostrando contextualmente que diá com genitivo também pode ter
o sentido de CAUSA. (Gálatas 2:16) Assim, diá com genitivo e
com acusativo, embora estejam em situação gramatical diferente, semanticamente
podem ser iguais, tendo o mesmo sentido. Isso pode ser definitivamente
demonstrado pelo texto abaixo:
2 Coríntios 8:8: “Não é como se fôsseis
mandados, mas EM VISTA DA seriedade
dos outros e para fazer uma prova da genuinidade do vosso amor é que eu estou
falando.” Os “outros” a quem Paulo se refere eram os cristãos macedônios, os
quais, embora materialmente pobres, deram exemplo em ajudar materialmente seus
concristãos em necessidade. (2 Coríntios 8:1-7) Portanto, “EM VISTA [ou: EM RAZÃO; POR CAUSA; diá]
da seriedade [spoudês]”, ou diligencia, dos cristãos macedônios, os
cristãos de Corinto, a quem Paulo escreveu essa carta, deveriam repensar em que
ponto estava a sua generosidade. Os cristãos coríntios não deveriam ajudar
materialmente “pela [ou: “mediante”]” a diligência, ou zelo, dos cristãos
macedônios (Al, ALA, ACRF, IBB), mas sim POR CAUSA do exemplo
deles. Neste texto, diá ocorre com genitivo no sentido de
CAUSA. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje corrobora isso: “Não estou querendo mandar em vocês. O que eu estou querendo
é que conheçam o entusiasmo com que as igrejas da Macedônia deram ofertas, para
que assim vocês vejam se o amor de vocês é verdadeiro ou não.” – 2 Coríntios
8:8.
Com base na definição
dos léxicos, e tendo em vista o uso de diá no texto grego do
“Novo Testamento”, bem como levando em conta o inteiro contexto bíblico,
segue-se que, quando a preposição diá – mesmo que traduzida
como “por intermédio de” – é aplicada a Jeová, isto não o torna instrumento ou
agente de outra pessoa, mas é usada no sentido de Ele ser a CAUSA, ORIGEM ou
RAZÃO de alguma coisa, que é outro sentido de diá, conforme
mostrado acima. Hebreus 2:10 atribui a Jeová a CAUSA ou RAZÃO da existência de
todas as coisas. Deus não é intermediário de outra pessoa. 1 Coríntios 1:9
afirma que a chamada celestial é feita por intermédio [diá] de Deus, mas
é o próprio Deus quem faz a chamada; ele não é agente de outrem. Ele é a CAUSA
ou ORIGEM da chamada. No caso de Jesus é diferente. Ele atua como agente, ou
instrumento, de outra pessoa, que é seu Deus e Pai. Deus faz coisas “por
intermédio” dele. – Romanos 2:16; Judas 25.
Abreviatura das traduções usadas neste artigo:
ACRF – Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
Al – Almeida Revista e Corrigida.
ALA – Almeida Atualizada.
BJ – Bíblia de Jerusalém.
IBB – Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira.
NM – Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas,
publicada pelas Testemunhas de Jeová.
NVI – Nova Versão Internacional.
Nota:
[1] Veja o artigo “Jesus é o Criador ou um Sercriado? – Exame de Colossenses 1:15-20”.
[2] Algumas
palavras de certos versículos bíblicos foram colocadas em maiúsculo para
salientar o ponto a ser destacado.
A
menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do
Novo Mundo das Escrituras Sagradas, publicada
pelas Testemunhas de Jeová.
Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a
fonte: o site www.oapologistadaverdade.org
Comentários
Isso significa que não devemos frisar que o texto de Colossenses em questão não diz que as coisas "foram criadas por ele" e sim "foram criadas POR INTERMÉDIO dele" ou "POR MEIO dele"? Pois já é costumeiro (Se bem que as fraseologias são diferentes -além dos contextos divergirem-:
Hebreus 2:10 por exemplo fala de "existem [são] por intermédio dele [de Deus]"
Já Romanos 11:36 tem outra linguagem e diz que todas coisas "pertencem [são dele] à ele, [existem] por causa dele [são...POR ELE] e [existem] para ele [para uso dele!].
Col 1:16 por outro fala fala que todas coisas "foram CRIADAS POR MEIO" do Primogênito. Hebreus 1:2 tira toda a ambiguidade que poderia haver:
"[Deus] nos falou POR MEIO de um Filho, a quem [Deus] designou herdeiro de todas as coisas e POR MEIO de quem [Deus] criou o Universo". Já esse ato de "criar por meio de" já não parece se encaixar à Deus, será que Jeová criou ao mundo por meio de Jeová? ou Poderíamos dizer que o Filho criou por meio do Pai? Enfim, a conclusão dos textos referentes a "CRIAÇÂO" é de "Deus criando por meio de" alguém. Aí o foco já não é de causa como em "existem por meio [i.e por causa] dele" mas é de agência, envolvendo um intermediário ou mediador)
- “Eu, Jeová, faço tudo, estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?”-
De fato o texto conforme seu contexto significa que
1-Só existiu um Criador, logo nega existência de quaisquer outros criadores, seja Brahma, Zeus, Aton, Rá, quem criou foi Jeová, o Criador.
2-Nenhum desses deuses estavam com ele quando Jeová criou o céu e a terra, querendo dizer que NÂO CRIARAM JUNTO com ele.
3-Além de não criarem, não auxiliaram ao Criador nesta tarefa, como se ele precisasse da ajuda de algum desses deuses. O poder de Jeová -O Criador- é autossuficiente.
Agora, vamos a minha "luz" ...
Pensemos no Verbo de Deus e no Espírito de Deus (Jo1:1, Prov8:27,30 e Gên1:2). De fato estavam com Deus na Criação, no sentido que existiam, assim como inclusive os Anjos estavam com ele quando criou a Terra conforme Jó 38:4,7, então temos uma contradição? Não. Algum desses citados é o Criador? Um segundo criador ou um co-criador? Não, apenas à Jeová, o Pai é atribuída a Criação
1- Apenas Jeová Deus, o Pai é O Criador. Nem mesmo Seu Filho, Jesus Cristo, tem tal atribuição de ser O Criador.
2- NINGUÉM ao mundo CRIOU JUNTO DE Jeová, nem mesmo o Filho, isso resultaria em dois criadores. O Filho estava com ele sim, no sentido literal, de estar presente naquela época, mas não atuou como "Criador" e nem "Co-Criador". Muito menos os anjos, que estavam fisicamente presentes mas claro que não como "Criadores"
3- Jeová não teve AJUDA ou AUXILIO na criação, nem houve apoio do poder de terceiros na tarefa -como se necessitasse de ajuda por não conseguir sozinho-, tudo foi feito por meio do todo poderoso poder de Deus, por ele mesmo, sozinho. Nem mesmo Seu Filho o ajudou, Jeová delegou ao filho a tarefa de INTERMEDIAR a obra criativa, mas isso não foi um pedido de ajuda e o poder envolvido na tarefa foi o de Jeová. NÂO TEVE SOMA de poderes.
Assim sendo, Isaías 44:24 parece continuar totalmente verídico mesmo se ampliarmos sua aplicação para além dos deuses citados em seu contexto imediato e sentido primário. O Criador fez tudo "POR SI MESMO", ou seja, SEM AJUDA DE NINGUÉM e SEM PODER EXTERNO, apenas seu próprio poder, ninguém estava criando junto com ele nem somando poder ao poder dele "por si mesmo". Dizemos isso porque o "estar com ele" no sentido de estarem outros seres presentes ao evento da criação, estavam muitosss, incontáveis Filhos de Deus, incluindo seu Primogênito, mas nenhum deles como criadores, co-criadores nem ajudantes do criador...
...pois Deus é autossuficiente e tudo criou "POR SI MESMO" (o que o Verbo fez na criação o fez usando o Espírito Santo do Criador e não poder próprio)
Ficou grande vou separar em três postagens....
Agora para a Trindade causa mais problemas, afinal os trinitaristas sim dizem que três pessoas criaram e que o poder envolvido era de três fontes.
E como a Trindade usa o termo "nós" , AQUELE que fala em Isaías 44:24 NÂO PODE SER A TRINDADE, pois Ele usa termos singulares "Eu....mim", então só pode ser o Pai, sozinho. Se fosse a Trindade Pai-Filho-ES diria "Nós", ficaria assim: “Nós, Jeová, fizemos tudo, estendendo os céus por nós mesmos, estirando a terra. Quem estava conosco?”. Ou então eles mudam o disco, ou quando as pessoas da Trindade falam coletivamente usam o "Eu, me, mim, comigo" ou usam o "Nós, nos, aqueles, conosco" , não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo, trocando o disco quando for mais conveniente.
-Análise Contextual de ISAÌAS 44-
Isaías 44:2 3 "Aquele que te fez... formou...despejarei meu espírito"
Isaías 44:6 "Eu sou...mim"
Inclusive o contexto causa outro problema à interpretação trinitária, no v.3 Aquele que fala diz "despejarei meu espírito", ORA, já sabemos que quem fala não se trata do Espírito Santo! A não ser que o espírito santo possa `despejar o seu espírito` [sic] sobre alguém [despejar o espírito do espírito santo!??!]; Este que vai `despejar espírito santo`, NÂO É O Espírito Santo, logo este mesmo quem fala no v.24 estaria simplesmente excluindo a " 3ªPessoa da Trindade" de ser o Deus Criador, afinal, quem está falando [1] NÂO É A TRINDADE (Ou usaria o Nós) e [2] nem é o Espírito Santo (senão não falaria que iria despejar espírito), só sobra a opção de ser simplesmente, Deus Pai.
-Análise dos Pronomes da Pessoas Divinas-
Trinitaristas dizem que Deus fala de si mesmo usando o plural, usando do "um de nós", "nossa imagem", etc (Gên 1:26 e 3:22 ; Isaías 6:8). Isso tadinhos é o que conseguem em 31.103 versos da Bíblia inteira, agora o ponto é que Deus fala a todo tempo de si mesmo usando o singular do inicio do AT até o fim do NT (Notem por ex: Gê 1:29, 30 ;2:18 ;3:11,12,17 ;4:10 ; 6:3,6-8,13,17,18 ;7:1 ;12:1,2 ;18:26 ;Êx 3:6-10,15; Jos 1:2 ;1Sam 8:7 ;2Sam 7:5-14 ;1Reis 3:12,13 ;9:2-7 ;Jó 2:3 ;Isaías 1:2 ;Jer 1:5 ;Ez 2:3,4 ;Jon 1:2 ;Mt 1:17 ;Lc 9:35 ;Jo 12:28 ; Atos2:17 ;Rom 12:19; Ap 21:5-7.
Por outro lado, notem os pronomes que quando se fala das "pessoas divinas", não apenas se distingue os pronomes entre eles mas usa plural quando falam coletivamente:
Lucas 22:42 "Não a MINHA...mas a TUA"
João 10:30 "Eu e o Pai SOMOS..."
joão 14:1 "Em Deus...também em MIM"
João 14: 23 "E NÓS IREMOS a ele"
João 17:11,21,22 "NÓS somos...CONOSCO"
Enfim,quando o Jeová Deus fala de si mesmo usa "Eu", "meu", "comigo" e o Filho de Jeová faz o mesmo quando fala de si, ou seja, cada um fala de si próprio no singular, agora, quando a referência é coletivamente à Jesus Cristo e a Jeová Deus e a referência a eles é feita no plural "nós", "nosso", "conosco", então pela razão, lógica e uso bíblico, quando lemos o "nós" em Gên 1, não é o Deus Trino falando consigo mesmo mas simplesmente um dialogo entre Deus e seu Filho. O uso bíblico de pronomes, longe de apoiar a Trindade como deliram os trinitaristas, a refuta fortemente, pois defende a todo momento a unidade pessoal do Deus Jeová e sua distinção de identidade em relação aqueles que se diz serem a mesma entidade plural "Jeová" (Em vez disso leia Deut 6:4)
Outros exemplos de por argumentos do trinitário em contradição:
.Regra de Sharp.
-> Tito 2:13 (O Deus e Salvador) vs Jo 20:28 (O Senhor e O Deus)
Se eles dizem que tem uma regra que fala que quando temos dois indivíduos ligados por "Kai" e o primeiro vem com o artigo definido significa que o segundo é o mesmo ser, então no caso da exclamação de Tomé em que temos dois artigos definidos a referência são a dois seres diferentes, mas eles não querem abrir mão de nenhum desses textos, mesmo que a argumentação gramatical sobre eles seja CONTRADITÓRIA.
.Mortalidade de Deus.
Deus não morre x Meu Deus morreu por mim na cruz !
Aqui ele precisa fazer uma escolha, pois a doutrina teísta cristã é clara quanto a imortalidade e eternidade de Deus. Mas por outro lado a Bíblia repete várias vezes que o Filho morreu e foi ressuscitado por Deus, O PAI. Mas como na Trindade, o Filho É DEUS, então logicamente se ele morreu, DEUS, o Filho MORREU. Por outro lado como na Trindade ele é Deus, ELE TAMBÉM TEM ESSE MESMO ATRIBUTO DE IMORREDOURO e SEMPRE ETERNO no EXISTIR.
Então é um caso de morreu e não morreu ao mesmo tempo, como próprio dos fraseados que envolvem a Trindade que se conflitam na mesma frase:
- O Senhor Deus é um, mas é três.
- Só existe um Criador, embora 3 pessoas tenham criado tudo.
- O Filho nasceu, foi gerado por Deus, mas não teve principio.
- Jesus recebeu autoridade do Pai, embora a tivesse desde sempre
- O Filho não sabia sobre o dia pois era homem e ao mesmo tempo sabia, pois era Deus.
- Deus morreu, mas não morreu.
- Nosso Deus, a Trindade fala como Eu nuns textos provando sua unidade e como Nós em outros provando sua pluralidade.
- Não cremos em três Deuses, isso seria triteísmo e a Trindade é provada no AT pela palavra Elohim, que significa Deuses.
- Jesus era menor que o Pai, embora fosse igual à ele.
- O Filho, que era Deus se esvaziou de sua forma de Deus e veio a existir em forma de homem mas nunca deixou de ser Deus, ficando sua forma divina 100% intacta junto com sua forma 100% humana.
- O Pai ressuscitou ao Filho e o Filho também ressuscitou a si mesmo, embora estivesse morto
- Jesus ao reviver subiu ao céu e foi exaltado para o lado direito do Pai de onde nunca saiu pois era onipresente.
- O Deus das TJs é limitado, pois elas dizem que ele tem um corpo espiritual, ora isso de ter existência corporal limita a divindade que não pode ser 100% plena: onipotente e onipresente dessa forma. Jesus tem um corpo carnal no céu hoje e virá fisicamente a Terra buscar os seus, ele é 100% Deus, plenitude da divindade, sendo onipotente e onipresente.
- Jesus sendo Deus, por isso não tentou usurpar o ser igual á Deus
- Jesus já era Todo Poderoso e quando voltou aos céus Deus o exaltou a uma posição superior e lhe deu o nome que está acima de todo nome
- Jesus não e nunca poderia ser o Arcanjo, pois ele é Deus não é anjo, ele é criador, anjos são criaturas, mas ele é o ANJO DO SENHOR que aparecia no Antigo Testamento.
Percebe NILSON ? Tais colocações acima são muito comuns nesse meio, mas nome a confusão inata de tais ideias, que não conseguem nunca escapar dos paradoxos inerentes de tais teorias doutrinárias ... eles só conseguem explicar até certo ponto mas sempre chega numa hora que batem numa barreira que terão de atribuir aos MISTÉRIOS INSONDÁVEIS DA FÉ, pois explicações lógicas e bíblicas irão faltar
Curiosamente também é dos meus temas preferidos Nilson. Talvez por que pareça fácil dar um NÓ NA CABEÇA dos opositores quando fazemos uma exposição competente e bem argumentada e também de INVERTER muitos "argumentos" que tiram da cartola, por exemplo este do Nós (Gn 1:16) versus EU* (Is 44:24) é muito curioso
Pelo visto o artigo acima não ficou claro na tradução que o senhor fez dele. Pois o artigo mostra que somente o Pai Jeová é o Criador. Jesus não é o Criador. Deus por meio de Jesus criou todas as coisas.
Abraços!
Como Jesus foi usado como instrumento pelo Deus Todo-Poderoso, Jesus não é o Deus Todo-Poderoso. Jesus é o Lógos, ou Verbo, por ser o representante de Deus. Deus criou seu Filho. – Apocalipse 3:14.
Abraços!
Um artigo foi preparado em resposta aos seus questionamentos. Em breve será publicado.